Saturday 15 April 2017

Santuário de Loyola e Monte Txindoki

No dia seguinte saímos cedo de Bilbao em direção ao santuário de Inácio de Loyola, cerca de 50 minutos de Bilbao. Eu queria visitar pois parecia que era uma construção bonita quando estava pesquisando sobre coisas pra fazer na região.
O santuário consiste de uma basílica, a casa onde Inácio nasceu e se converteu, e tem também restaurante, hotel, e um parque bonito e bem calminho na frente.

Basílica de Inácio de Loyola

Eu visitei a casa onde Inácio nasceu. Ele era de família rica e lutou numa guerra em Pamplona, onde foi ferido. Enquanto se recuperava na casa da família dele ele começou a ler a bíblia e os ensinamentos religiosos e se converteu ao cristianismo. O quarto onde ele se converteu é agora uma capela onde estava super silencioso e somente freiras que lá estavam a rezar.
Li também sobre como ele começou com o jesuítas e o tal de exercícios espirituais que ele inventou, que é um tipo de método pra quem quer seguir o cristianismo. Foi interessante.
Visitei a basílica, que é grande e bonita. Não é tão imponente quanto a Basílica de São Pedro em Roma, mas tem uma cúpola grande e um teto bem bonito.
Dentro da basílica

Saindo dali fomos até uma pequena vila chamada Larraitz, com o objetivo de fazer uma trilha pelo Monte Txindoki. A paisagem na viagem era lindíssima, passando pelo meio de árvores altas e verdes, morros altos misturados com campo. Valeu a pena só pela paisagem que vimos dentro do carro.
Em Larraitz tem um ponto de informação, onde pegamos um mapa com as trilhas disponíveis, e existem 2 restaurantes. Tem um estacionamento bem no começo da subida das trilhas.
Escolhemos fazer a trilha pra subir o monte. A trilha até o topo demora 1:30 horas, e resolvemos que subiríamos até acharmos que era suficiente, sem necessariamente querer chegar até o topo. O dia infelizmente estava nublado, mas mesmo assim foi a minha parte preferida da viagem inteira. Foi muito bom passar pelos pastos durante a trilha e ter contato com a natureza, o que é raro na minha vida atualmente.
Trilha no monte  Txindoki

Riachos, o cheio de mato, flores e até o cheiro de esterco me trouzeram memórias de quando eu era criança e brincava no sítio do meus pais. Tinha as flores e plantas que eu costumava brincar (e me machucar, pois coloquei a mão numa urtiga sem ver e ficou um tempão doendo, mas faz parte), o ar era puro, e tinham poucas pessoas subindo naquela hora (já eram 2 da tarde), então foi um passeio super agradável.

A vista foi ficando cada vez mais bonita, até chegarmos numa curva onde a trilha passou pro outro lado da montanha. Lá a vista era mais restrita, e depois de pouco mais de 1 hora de caminhada resolvemos voltar, mesmo porque algumas nuvens apareceram e ficamos com medo que chovesse, o que deixaria a trilha bem menos agradável, pois em algumas partes era feita de pedra e descer pedra molhada é pedir pra torcer o pé.
Foi um pouco menos de 1 hora pra descer, e pra nos esquentarmos fomos num dos restaurantes tomar um chá e comer uns biscoitos (estamos virando ingleses).

Vista do Monte Txindoki

Nos pusemos então a caminho de San Sebastian. Foram cerca de 35 minutos de viagem. Nosso hotel chamava-se Astoria 7 e ficava na área de Amara. O hotel era bem bom, com temas de cinema. Filmes, diretores, atrizes etc por todos os lugares.
Alfred Hitchcok no nosso hotel

Devo dizer que hotel em San Sebastian é super caro. Como eu estava meio doente (novidade, sempre fico assim antes de viajar), queria descansar depois daquela subida toda. Compramos pão, salame, queijo e salada numa vendinha perto do hotel e jantamos no quarto mesmo, de onde só saímos no dia seguinte. Foi ótimo poder descansar bastante.