Monday 22 May 2017

Apendicite - O pós operatório e choque de realidade

Pedindo ajuda
Uma vez na casa da Jinny fui direto pro quarto. A Jinny me ajudou com algumas coisas. Sorte que já havia jantado e tomado banho. Fiquei no quarto e só levantava pra ir ao banheiro. Foi quando veio o choque de realidade. Eu não tinha mais a cama elevada do hospital, que eu podia controlar a altura do encosto pra facilitar me levantar. É uma cama baixa e o quarto tem pouco espaço. Deitar e levantar era extremamente doloroso.
Fora que meu quarto fica no segundo andar, então teria que subir e descer escada algumas vezes ao dia, pelo menos pra me alimentar.
Eu não tinha mais ninguém pra me dar os remédios, trocar meu curativo e responder minhas perguntas. Me sentia sozinha.
O André estava no aeroporto em Boston esperando pra embarcar pra Philadelphia. Não queria atrapalhar o trabalho dele, mas senti que eu precisava de ajuda, e ele seria a pessoa que poderia fazer isso. Mandei uma mensagem pedindo que ele viesse pra Londres. Estava me sentindo culpada, mas o sacrifício dele não seria tão grande quanto o meu passar pelos primeiros dias sozinha.
Fiquei aliviada quando às 23 chegou mensagem dele dizendo que estaria em Londres meio-dia do dia seguinte.  Tomei os remédios e fui dormir mais tranquila, apesar da dor.

Recebendo ajuda
No dia seguinte a Jinny já havia saído quando acordei. Fiquei aliviada quando vi que minha bexiga estava agora funcionando normalmente. Desci pra comer alguma coisa e vi que minha comida estava acabando. Só havia mais o suficiente pro café da manhã: pão integral e um kiwi.
Eu havia mandado email pra minha empresa avisando que seria operada, mas que achava que em 2 ou 3 dias estaria de volta. Acabou que o médico disse que precisarei de 2 semanas e me deu uma carta pra apresentar pra empresa. Mandei a carta pra empresa explicando a situação e um email pro cliente com o que estava pendente.
Fiquei na internet um pouco e não demorou voltei a dormir, Acordei logo antes do André chegar. Acho que nunca fiquei tão feliz em vê-lo na vida! Ele veio ficar comigo nesse momento de necessidade. Eu não estava mais sozinha!
Disse que estava pra embarcar e falou pro pessoal no balcão que tinha uma emergência e que precisava ir pra Londres. Tiraram a bagagem dele do vôo pra Philadelphia e ele comprou passagem pra Londres saindo naquela mesma noite. Vou reembolsá-lo pelos custos todos!
A partir daí ficou menos difícil, pois ele tem ido no super mercado, cozinhado, lavado roupa, me ajuda a levantar e sentar quando estou com muita dor, pega coisas do chão, enfim, tem sido o companheiro perfeito no pós operatório.
Os primeiros 3 dias foram bem difíceis. Sentia muita dor, às vezes não tinha apetite, uma hora me afoguei e tossir é extremamente doloroso. Fiquei com medo dos pontos estourarem, mas só manchou uma gotinha de sangue no curativo, mas como nunca passei por isso fiquei preocupada.
Meu abdômen estava super inchado devido ao ar que colocam na barriga antes da cirurgia. Li que por uma incisão eles enchem a barriga de ar pro cirurgião ter espaço pra trabalhar dentro do abdomen, por outra eles colocam uma câmera pra ele ver o que está fazendo, e pela terceira ele coloca o instrumento pra cortar e tirar o apêndice. Foram os 3 curativos no meu abdômen.
Curativos da ciurgia 

Um dos remédios pra dor é bem forte e me deixava bem grogue, com sono o tempo inteiro, formigamento nos braços, então ontem de noite, terceiro dia, parei de tomar e fiquei só com paracetamol (além do antibiótico, claro). Por isso está mais dolorido do que deveria ser, mas me sinto mais alerta.
Minha mãe e irmã, que fizeram cesárea, falaram pra eu imaginar isso, mas ainda tendo que cuidar de um bebê. Ninguém merece....
Ontem troquei os curativos e fiquei com medo de puxar o esparadrapo em cima dos pontos, mas deu tudo certo. Tomar banho é ainda um desafio, pois não posso molhar os curativos, então coloco um plástico e esparadrapo ao redor, mas mesmo assim sempre entram algumas gotas.
Minha dieta tem sido exclusiva pra pós operatório de apendicite, que eu vi na internet e confirmei com uma amiga nutricionista. Inclusive esse foi um dos problemas no hospital. Nas primeiras 24 horas diz que o certo é não comer nada sólido nem cru. Lá estava eu comendo salada e sardinha servidos por eles. Não me deram nenhuma instrução nesse sentido, e isso que eu perguntei. Acho que é pela falta de recursos mesmo.
Como bastante frutas e legumes, coisa integral e bebo água o tempo todo. As fibras e água ajudaram que meu intestino não tivesse problemas. A partir do terceiro-dia estava funcionando bem perto do normal já, o que foi um alívio.
Na real minha alimentação tem sido bem parecida com o que como todos os dias, só que sem as besteirinhas que eu como de vez em quando, como uma pipoca ou batata chips, chocolate amargo. Nada disso entrou a minha boca desde que saí do hospital (só lá dentro comi um chocolate que a Jinny tinha trazido antes de saber que não podia). Não tenho comido nada cru, até a maçã é assada, e de sobremesa gelatina pra ajudar na cicatrização.
Ontem, quarto dia, foi a primeira vez que me senti um pouco melhor. Ainda passo a maior parte do tempo deitada ou sentada, mas volta e meia levando e caminho pela casa pra ativar a circulação, mas é bem devagarinho. Queria muito ir na rua, pois o verão finalmente chegou em Londres, com dias ensolarados e 25 graus, e eu só em casa, mas não será essa semana que poderei aproveitar.

Próximos passos
Pelo que li os 7 primeiros dias são os principais. Os meus pontos vão sair sozinhos pelo que falaram. Depois vai ficando mais fácil, e dentro de 14 dias dá pra retomar a maioria das atividades do dia-a-dia. Até lá não posso levantar peso (nada acima de 4 quilos).
Volto ao trabalho na semana após a seguinte. É bom assim, pois volta e meia ainda me sinto cansada. Depois de umas 2 horas de alguma atividade (mesmo que seja receber visita) me sinto cansada e vou deitar, onde acabo dormindo por cerca de uma hora.
Estou ainda no começo da recuperação, mas a luz no fim de túnel começou a aparecer. É muito pequena ainda, mas eu, com ajuda de pessoas especiais e também divina, vou chegar lá. Vai ser sofrido ficar mais de 1 mês sem academia e depois voltar devagar, não sei se vai ficar cicatriz, não sei se vão ficar doloridas por muito tempo, não sei nada, mas espero um dia voltar a ler estes posts e pensar que foi uma experiência desagradável, mas da qual aprendi algo, e que foi totalmente superada.

4 comments:

Karla said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Olá, nossa deve ter sido ruim sua recuperação. Mas saúde em primeiro lugar! Que bom que deu tudo certo. Em relação aos buracos deixados na cirurgia, os médicos deram pontos e colocaram os curativos por cima? Esses pontos somem sozinhos é?

GrazInEurope said...

OI Breno, sim. Os pontos que eles usaram eram de um material que foi absorvido pelo organismo.

Unknown said...

Oi como vc esta como está sua cicatriz me manda fotos e vídeos no ZAP 61985016253