Saturday 27 March 2010

Espanha - Granada

A viagem até Granada foi bem bonita, passamos por campos infinitos de oliveiras. Passamos por uma cidade chamada Jaen, onde almoçamos num restaurante que vimos no lonely planet. Era uma taverna bem simples, mas que fazem comida típica e o atendimento é bem simpático. O cardápio nem tem tradução pro inglÊs. Eu comi maionese e o André como sempre se aventurou em algo mais típico, que ele não conseguiu terminar. Nem sei o nome do prato que ele comeu.

Chegamos em Granada no final da tarde. Nossa hospedagem foi num tipo de pousada. É uma casa que fica na colina onde fica o palácio de Alhambra. A casa tem 5 quartos e o dono é bem simpático e prestativo. Só tinha nós e mais uma pessoa de hóspede, então tava bem tranquilo. Ficamos sentados no terraço no fim do dia e descemos pra jantar.

DSC02428

No dia seguinte fomos para o Alhambra, um palácio que é patrimônio cultural da Unesco. A beleza do palácio, ao contrário dos palácios que já visitei, não está no mobiliário, mas na sua construção, que é altamente rica em detalhes. O palácio foi construído por algum dos reis árabes, e ele fica na medina, a cidade onde eles moravam, e ele é cercado por uma fortaleza e um jardim, ambos bem bonitos. O paisagismo do jardim com as fontes e chafarizes é realmente impressionante! Diz que por dia passam 6 mil pessoas pelo palácio, e todos os dias os ingressos são esgotados! Realmente tinha bastante gente lá, mas como fomos cedo (mais uma vez, foi bom ter lido sobre isso na internet, que tem que chegar cedo) a nossa visita foi tranquila, mas lá pela hora do almoço tava cheio de gente!

DSC02439

Visitamos também a fortaleza e os jardins, e aí descemos pra cidade pra almoçar. Desta vez penei pra achar um lugar que servisse algo que eu gostasse, acabei comendo peixe com batata frita. Aí demos uma volta rápida pela cidade e voltamos pro hotel pra descansar. A noite descemos pra cidade de novo pra jantar, e fomos até o rio, de onde se tem uma vista muito bonita do palário, que fica na colina e eh todo iluminado de noite. Muito bonito mesmo. Jantamos tapas com sangria (o André) e eu tomei margueritas.

No dia seguinte voltamos pra Málaga pra pegar o vôo de volta pra Londres.

Gostei muito da viagem, foi bom pra relaxar e pegar um pouco de sol!

Coisas que eu aprendi na viagem:

- essa região que fui chama-se Andaluzia, e é a região das touradas. Todas as lojas de souvenirs tem algo sobre essas malditas touradas. Eu espero que os toureiros morram todos

- a siesta ainda continua firme e forte na cultura espanhola. Até no aeroporto de Málaga, que é pra ser o terceiro maior da Espanha, algumas lojas fecham na hora do almoço!! E falando nesse aeroporto, é um dos piores que eu j[a fui na vida, absolutamente hossível!

- agora uma generalização: homem espanhol sabe ser grosso (assim como homens latinos no gelra). Me lembrou alguns do interior de Santa Catarina. Eles saem te atropelando e não se dão ao trabalho de pedir desculpas. Eles podem estar errados, fazer a maior burrada, mas não dão o braço a torcer. Claro que existem espanhóis super educados, eu mesmo conheço alguns, mas não estou mais acostumada com gente rude e realmente me chamou a atenção isso.

- a região de Jaen é a maior produtora mundial de azeite de oliva, produzinho 10% de todo o azeite de oliva do mundo

- o atum na Espanha é delicioso, assim como o que eu comi na Itália

 

As fotos estao no facebook e eventualmente vao estar tb mais fotos no flickr do Andre.

Videos:

http://www.youtube.com/watch?v=hyO9IDgYOKY
http://www.youtube.com/watch?v=80vigWJeJ88
http://www.youtube.com/watch?v=zGs-Oi8eZmU
http://www.youtube.com/watch?v=kJz2z71uH78
http://www.youtube.com/watch?v=clPuNfaAo38

No comments: