Sunday 2 January 2011

Natal 2010

Expats (pessoas que moram no exterior e que não têm família no país onde estão morando) sempre acabam andando juntos e fazendo programas juntos. Isto porque em ocasiões importantes como natal e aniversário, como a família não está por perto os expats acabam se convidando e assim formando um círculo de amigos. Não é fácil alguém local inserir um estrangeiro na sua vida familiar, a não ser que estejam envolvidos afetivamente, claro.

No natal desde ano portanto fizemos o natal dos expatriados aqui em Londres. Eu havia pensado em fazer trabalho voluntário, só que como dia 25 de dezembro não existe transporte público em Londres, não tinha como chegar em lugar nenhum, então resolvemos convidar nossos amigos que estão por aqui e que não tinham outro programa pro natal. Metade das pessoas que conhecemos foram viajar e a outra metade veio na nossa festa. Parte deles alugou carro pra chegar aqui e a outra parte acabou dormindo aqui em casa.

O André adora cozinhar e começou a planejar o menu com algumas semanas de antecedência, e eu iria ajudar a preparar petiscos, cuidar da limpeza e dar atenção pros convidados enquanto o Chef estava na cozinha. Entretanto não foi isso que aconteceu. Enquanto que o André cumpriu a parte dele com perfeição, eu mal consegui sair do quarto porque estava com a maior gripe. 2 dias antes do natal eu comecei a me sentir mal e não deu outra. E foi daquelas gripes feias. Este ano está todo mundo doente aqui em Londres, e com o metrô sempre lotado é difícil escapar. O resultado é que a cada duas horas eu tinha que voltar pro quarto pra descansar, pois a minha energia acabava completamente e eu não conseguia nem ficar sentada. Avisei os convidados da situação, mas como a maioria já se conhecia não foi grandes coisa não ter uma antitriã.

Na nossa festa estavam 5 kiwis e 1 brasileira, então o André fez comida pra agradar a todos, que por sinal ficou deliciosa. Todos adoraram a comida e repetiram o prato várias vezes. Muito melhor do que qualquer comida de natal que eu tenha comido em restaurante. O almoço de natal do meu departamento foi no dia 21, e a comida estava absolutamente HORRÍVEL (e cara, 26 libras pra comer algo que eu não gosto não é legal!), mas parece que eu fui a única a achar isso, todos os demais com quem conversei gostaram da comida. Se bem que não me surpreende isso vindo de ingleses, que não sabem o que é comida boa.

Mas voltando pra festa de natal, o pessoal gostou muito, beberam, conversaram e se divertiram. Pena que perdi metade da festa, mas mesmo assim foi muito bom ter a compania de amigos numa data onde a família faz tanta falta.

Não tem fotos do natal, mas tem um vídeo:

No comments: