Tuesday 31 March 2009

Belgica

Fim de semana passado fomos eu e o Andre para a Belgica. Pra todo mundo aqui que eu contei que iria pra Belgica, todos perguntaram "Por que? Nao tem muita coisa pra fazer lah!". O principal motivo eh que eu nao queria ir de aviao. Nao sei por que, mas desenvolvi medo de andar de aviao, mas isso fica pra outro post. Bom, entao resolvi escolher um local onde pudesse ir de trem. Jah que aqui tudo eh relativamente perto (ainda mais se comparado com Brazil, que eh um pais gigante, ou Nova Zelandia, que eh no meio do nada), eu tinha algumas escolhas e acabei escolhendo Belgica.Pegamos o Eurostar as 2:30 na sexta-feira. Eh MUITO melhor do que ir de aviao... Soh precisa chegar meia-hora antes, o check-in e passar pela seguranca eh sem stress. Dah pra ir vendo a paisagem, nao tem turbulencia, nao fico pensando a cada minuto que posso morrer na viagem, entao eu sempre que puder escolher entre trem e aviao vou escolher trem. Obviamente nao eh tao rapido qto aviao, mas pra distancias de ateh 2 ou 3 hs vale a pena.

Eu na frente do Eurostar, ao chegar na Belgica
Chegamos em Bruxelas as 5:30 horario local (uma hora na frente de Londres). A estacao de trem me lembrou muito Sao Paulo, as coisas jah meio velhas. As instrucoes sao confusas e na maioria dos lugares estao somente em frances e flamingo (que eh parecido com Dutch, que por sua vez eh parecido com alemao, entao as vezes eu ateh entendia). Demorou ateh descobrirmos que tipo de ticket de metro comprar etc, mas pelo menos a estacao de metro eh embaixo da estacao de trem. Nosso hotel foi super facil de achar, era em otima localizacao e o quarto era bem grande e confortavel. Largamos as coisas e fomos dar uma volta por Bruxelas. Caminhamos ateh o Grand Place, que eh o square onde ficam os predios antigos de Bruxelas. Eu tava lendo que a maioria dos predios antigos foram destruidos para construir coisas novas, e soh sobrou os predios desse square. Como era de noite nao deu pra ver muito bem os detalhes, mas com as luzes acesas ficou bem bonito!Aih caminhamos por umas ruas ao redor do Grand Place e vimos lojas e mais lojas de chocolate, cada uma mais linda que a outra! Chegamos numa rua onde existem dezenas de restaurantes um ao lado do outro, todos com neon chamativo e garcos na frente tentando te concenver a entrar no restaurante, o que eh meio irritante. Dava pra perceber que era coisa tipica pra turista! Mas estava ficando tarde e estavamos com fome, entao resolvemos escolher um restaurante ali mesmo. Eu tava passando mal de fome, entao entramos num que tinha um menu de 3 courses por um preco razoavel, soh que uma vez sentados vimos que esse menu nao estava disponivel. Coisa tipica de rip off!! Saimos e fomos num restaurante italiano, que tinha precos melhores. Comi um spaghetti e tava bonzinho. Fingi que era italiana e fiquei falando italiano com o garcon (ele deve ter percebido pelo sotaque que eu nao sou nativa hehehe). Voltamos pro hotel e fui logo dormir.


No dia seguinte acordamos cedo e depois do cafe no hotel (tava bom ateh, comi um monte!) fomos ateh a estacao de trem de novo e pegamos o trem para Bruges. Usamos o mesmo ticket do Eurostar, que eh valido para viagens dentro da Belgica por ateh 24 hs. Depois de uma hora estavamos em Bruges. Compramos um mapa da cidade e vimos que o centro era perto, entao fomos caminhando ateh lah, pra ver a cidade melhor. Primeiramente fomos procurar uma igreja chamada Holy Blood, que dizem que contem um calice com um pouco do sangue de Jesus Cristo. Entrei lah e vi que era uma igreja relativamente pequena, com cadeiras ao inves de bancos, mas eu me sentei e comecei a rezar. Foi impressionante, pois normalmente se eu entro em alguma igreja pra rezar eh dificil se concentrar, mas lah foi eu sentar e fechar os olhos e parece que fui mandada pra outro lugar! Nem ouvia nada a meu redor, foi como se tivesse meditando!! FOi uma sensacao muito boa, fiquei lah rezando um tempo, meditando com a oracao. Nem preciso dizer que adorei a igreja! AIh acendi uma vela e fiz um pedido. Nao sei se realmente o sangue de Cristo estah lah, mas baseado na minha experiencia pessoal tem alguma coisa de diferente naquela igreja sim!!

Eu na frente da igreja Holy Blood

Feito isso comecamos a explorar a cidade. Fomos nos pontos turisticos todos, visitamos todos os predios antigos e bonitos, e resolvemos caminhar para as pertos menos turisticas. Cada canto tem alguma coisa bonita e interessante, incrivel! Caminhamos pela margem do rio que tem lah e o sol havia saido, foi bem agradavel. Aih fomos num restaurante que vimos no site Wikitravel (que eu recomendo para viagens. Pegamos todas as dicas de lah e gostamos muito!). Nao queriamos restaurantes de turista, entao fomos num que fica num parque bem legal. Adorei a comida, comi sopa de brocoli que eu adorei, e spagheti (de novo!) hehehe O idioma de Brugges eh o flamingo. Engracado q em uma hora de trem o idioma muda do frances pro flamingo, jah que em Bruges todos falam eh frances primeiro, enquanto que em Bruges falam em fralmingo primeiro, mas a maioria das pessoas fala os 2 idiomas. Alguns falam varios. Na saida de um pub eu fui perguntar pra mulher onde tinha farmacia e ela me deu opcao de varios idiomas que ela fala. Acabei falando em alemao com ela! :) Depois fomos no museu do chocolate, comemos algumas amostras de chocolate belga, que eh bem gostoso. O cara que deu demonstracao falava tudo primeiro em dutch, depois em frances e depois em ingles!
Aih ficamos batendo fotos e caminhando pela cidade mais um pouco. Fomos numa igreja e tinha uma missa comecando, aih como tinhamos tempo pra matar mesmo fiquei assistindo a missa, soh que nao entendi nada, pois era em flamingo! Mas fiquei ateh a comunhao e aih saimos.
Comecou a ficar frio de novo e resolvemos ir embora. Eu li que no verao a temperatura mal passa dos 21 graus!! Jah pensou, verao que nao chega mais que 21 graus?

Voando em Bruges :)

Na volta pela estacao passamos por um lugar que achei lindo! Sao umas casinhas branquinhas que eram/sao convento e tem um monasterio lah tb. MAs o lugar eh tao tranquilo que dah vontade de ficar lah por horas e horas. O rio eh ali perto e tem arvores, flores, muito bonito mesmo!

Pegamos o trem as 6:30 e 7:30 estavamos de volta em Bruxelas. Jantamos num grill perto do hotel (bem gostoso) e that was that for the day!

Felizmente o check-out era de tarde, podiamos ficar ateh as 5 no hotel, o que foi maravilhoso! Estavamos super cansados do dia anterior, entao dormimos ateh tarde, cafeh tarde e fomos de novo pro Grand Place pra ver o lugar durante o dia. Vimos tb a catedral, compramos chocolates e fomos na comissao europeia, pra ver o parlamento. O dia tava bem bonito, ensolarado, o que foi bom pra caminhar, mas tava frio. Essa parte da comissao europeia achei chata, nao eh my cup of tea, mas pelo menos vi onde eh e tal.Depois do almoco voltamos pro hotel e demos uma descansada. AS 5 fomos pra estacao de trem de volta pra pegar o Euro star de volta pra Londres.Adorei o fim de semana, e gostei muito da viagem! Recomendo Brugges pra todos, e fiquem em Bruxelas porque os hoteis sao mais baratos hehehe


No comments: