Thursday 29 December 2016

Mauritius - Dia 5

No quinto dia visitamos a capital de Mauritius, Porto Luís. Poderíamos ter ido de táxi, mas resolvemos fazer como as pessoas daqui fazem e pegamos o ônibus. A dica que nos deram foi ir de ônibus até Grand Bay e de lá trocar pra um ônibus expresso, pois o ônibus que vai daqui onde estamos (Ansi la Raie) vai parando em muitas cidadezinhas e demora bastante. Demos bastante sorte com todos os ônibus que pegamos hoje, pois apesar de não serem muito frequentes assim que chegávamos no ponto eles apareciam. O ônibus que pegamos primeiro era muito, mas muito velho, e o motorista ia a toda velocidade na estradinha estreita até Grand Bay. Tem um cobrador dentro do ônibus, que caminha pra cobrar a passagem de quem acabou de entrar, coisa que em Londres nem pensar.
Descemos na frente de um prédio chamado La Jonque em Grande Baye e exatamente ali na frente tem o ônibus expresso pra Porto Luís.
Devo salientar que não achamos Grand Bay nada demais, tanto que nem ficamos ali pra ver melhor.
Esse ônibu expresso é tipo o Amarelinho de Floripa, com o assentos mais confortáveis e tem ar condicionado, o que deixa a viagem de 1 hora mais agradável. Mas o ônibus tava cheio e algumas pessoas tiveram que ir em pé o trajeto todo.
A cidade de Porto Luis é das mais loucas que eu já vi na vida. Aquela região entre o "terminal" de ônibus e o mercado central é uma muvuca impressionante! O trânsito é um inferno, dá pra ver que o planejamento urbano pro trânsito deixa a desejar. É carro businando o tempo inteirinho; parece o centro de Floripa em dia de trânsito ruim, mas piorado.
Logo chegamos na rua onde começa o comércio, e ali era pior ainda. A quantidade de gente era impressionante, com os vendedores gritando coisas pra chamar clientes, gente comprando ou fazedo fila na rua, carro tentando passar, uma confusão em tamanho!
Fomos até o mercado central, uma das atrações turísticas, pois é bem tradicional. Olha, foi uma experiência chocante pra mim. Entramos logo na parte de carnes, e fiquei surpresa de ver que apesar do calor de 30 graus as carnes e o lugar onde elas são vendidas não tem refrigeração alguma! Está cheio de moscas na carne, e eles cortam muitos pedaços lá mesmo, então vê-se muita parte de animal, que não é algo agradável. Eu diminuí muito meu consumo de carne vermelha, uma vez ao mês agora, e frango tenho diminuído também, tendo preferido peixe e frutos do mar. Não serei vegetariana, mas prefero comer bem menos carne.
Depois fomos na área do mercado onde vendem roupas, e lá me lembrou Marrakesh e Istambul, onde nos mercados os vendedores ficam o tempo inteiro te oferecendo mercadorias. Basta olhar pra alguma coisa que eles já vêm falar e mostrar mais coisas. Eu pessoalmente não gosto disso, quero que me deixem em paz pra ver as coisas, então só o que compramos lá foi nosso ímã de geladeira.
Pra finalizar fomos na parte das frutas e verduras, e lá estava mais agradável, pois não tinha cena de animais mortos e os venderores não ficavam o tempo inteiro oferecendo coisas. Lá tomamos uma água de côco na fruta mesmo.
Saindo do mercado fomos ver uma mesquita chamada Jummah Masjid (parte da população é muçulmana aqui), mas não entramos e comparado com tantas outras mesquitas que já fomos, pelo menos de fora, não parecia impressionante.
Nisso já eram meio-dia, e resolvemos almoçar num shopping bem moderno chamado Caudan, que fica bem no porto. Na ida passamos pela parte mais "rica e tranquila" da cidade, onde tem bancos e prédios do governo, do lado de Place D'Armes.
O shopping é onde as pessoas com mais dinheiro vão. Tem lojas caras, é bonito e moderno, bem arborizado, com ar condicionado nas lojas e vários restaurantes. Eu comi um prato de frutos do mar que estava muito melhor do qualquer um que eu tenha comido em Londres, pois como já falei aqui várias vezes, em Londres peixe e frutos do mar quase não têm gosto. Pra completar, tomei suco de melancia :D
Eu no ônibus pra Porto Luis
Cenas do mercado Central em Porto Luis

Deu pra ver que Porto Luís é a cidade onde tudo acontece aqui em Mauritius, onde as pessoas vão fazer compras, onde existe variedade de mercadorias e opções de lazer pra todos. Como o país é pequeno, todos têm fácil acesso a capital, o que é bom. Mas de maneira geral, é um país relativamente pobre. E comi isso em também de muitos quererem te passar a perna, como a mulher de uma loja de souvenir que tentou cobrar 1000 rupees do André por uns temperos, e acabou que ele comprou os mesmos por 350. Não gosto deste estilo de fazer negócio.
Depois do almoço, com aquele sol e bastante calor, depois daquela muvuca toda, mais as cenas de pobreza e dificuldades que muitas pessoas visivelmente passam, o mercado de carnes (sério, vai demorar muito tempo praquelas cenas saírem da minha cabeça), resolvemos voltar pra nossa bolha "de rico". Foi bom ter visto a capital e ter pego o ônibus pra ver como é a vida das pessoas aqui, e nos fez apreciar ainda mais o fato de estarmos num hotel tão bom, onde tudo é quieto, limpo, a vista é magnífica e a comida abundante e de qualidade. É como se fosse outro mundo mesmo, apesar de nem tão longe assim da capital.
Uma vez no hotel só nos trocamos e fomos direto na piscina. Que sensação boa entrar naquela água refrescante e ficar vendo a vista.