Aqui na Inglaterra eu tive a sorte de trabalhar com vários ingleses que me incluíram em grande parte da vida social deles. Normalmente é difícil estrangeiros fazerem amigos entre os nativos, pois estes já têm seus amigos e familiares como parte da sua vida e não têm mais espaço pra ninguém. Comigo foi assim nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, onde todos os meus amigos eram estrangeiros, normalmente europeus.
Na empresa onde eu trabalho a maioria são ingleses e apesar de muitos já terem partido pra outro emprego continuamos em contato. Um destes amigos convidou algumas pessoas do trabalho para o casamento dele, no leste da Inglaterra.
Ele e a noiva são ambos de uma cidade chamada Norwich, na região de Norfolk, e foi lá que ele se casou.
Eu e o André alugamos um carro sexta-feira depois do trabalho e às 6 da tarde estávamos a caminho com o nosso GPS, pois senão não teríamos chegado nunca, pois estava noite (agora 4 da tarde já é completamente escuro) e tinha um nevoeiro que dificultava a visibilidade, mas fomos com calma e não pegamos muito trânsito. Passamos bem pelo centro de Londres, ao lado do parlamento e da torre de Londres. Estava tudo muito bonito iluminado, nunca imaginei que passaria lá de carro que não fosse táxi.
Chegamos em Norwich eram quase 9:30 da noite e nos hospedamos num hotel chamado Premier Inn, tipo um Ibis. Jantamos no pub exatamente ao lado do hotel e a janta saiu super barata (esquecemos que saindo de Londres tudo é mais barato) e só tinha pessoas locais, tudo bem típico inglês.
Cansados por causa da semana cheia nós fomos dormir logo, e no dia seguinte fomos até o centrinho de Norwich tomar café e dar uma olhada. Não tem nada demais, não é legal como Cambrige mas tem seu charme.
Casamentos no Brasil se o horário marcado é 7, nada começa antes das 7:30. O casamento estava marcado pra começar às 2 (da tarde, pois aqui é Inglaterra) e nós chegamos às 2:10 e já estavam todos na igreja e já estavam trocando os votos!
Ainda bem que nossa chegada não chamou a atenção, mas reaprendi a lição que eu achei que já havia aprendido: não se chega tarde!
A missa foi bem curta e depois da saída dos noivos e pais todos ficaram na frente da igreja (que era também bem típica inglesa e não estava decorada) e distribuíram uma bebida chamada sherry, que eu não gosto muito
Convidados na frente da igreja depois da missa
Dali fomos até o local da recepção e festa, que depois descobrimos que era na casa da noiva.
Por motivos familiares eles resolveram adiantar o casamento deles então algumas coisas eles tiveram que improvisar pra conseguir organizar em 2 meses.
Tanto o noivo quanto a noiva são de famílias de dinheiro com pais empreendedores, e o jardim da casa da noiva é bem grande, então mandaram instalar uma tenda branca bem grande e bonita, com aquecimento e tudo, que foi onde aconteceu a festa.
Na chegada serviram champagne e alguns canapés e havia um quarteto de cordas tocando. Todos ficaram em pé ali ao redor conversando, e quando chegou pelas 5 da tarde foi servida a janta.
Os lugares dos convidados são escolhidos pelos noivos, que decide quem vai sentar onde e eles com antecedência haviam enviado o menu pra gente escolher o que iria comer, não era buffet.
Eu e André ao chegar na festa
A comida tava super gostosa, eu acabei comendo carne de porco (que raramente como) com batatas e vegetais, comida super tradicional inglesa.
Os noivos sentaram numa mesa comprida de frente pros convidados unto com os pais e os "best-men" (normalmente é um só, mas ele teve 2). Depois da janta teve discurso do pai da noiva, do noivo e de cada um dos best-men, e o discurso de cada um destes últimos foi bem engraçado.
Depois teve sobremesa e então veio uma banda e tocou várias músicas bem atuais. Às 10 da noite teve fogos de artifício que foram organisados por amigos. Foi bem bonito, e como estava frio eles deram quentão pra tomarmos enquanto assistimos.
Tinha bebida à vontade e depois colocaram vários snacks numa mesa no canto, como pães e queijos.
Uma coisa que eu reparei é que muitas das mulheres não estavam bem vestidas. A maioria estava com roupa bem simples, que eu nãousaria pra um casamento.
No total tinham 12 pessoas da empresa que eu trabalho, muitas já saíram, mas foi muito legal encontrar com eles todos, dançamos um monte, alguns beberam um monte, conversamos sobre ocasiões passadas, todo mundo dançou um monte, foi realmente muito legal!
Bagunça com o pessoal da empresa
Eu e o André fomos embora perto das 11 e a festa foi até 1 da manhã.
Domingo saímos de lá às 9:30 pra chegar cedo em Londres e evitar trânsito. A viagem de volta foi tranquila e foi um lindo dia de sol.
Eu adorei o passeio e a festa! Foi bom ver as diferenças pros casamentos do Brasil. Tem coisas que prefiro aqui e coisas que prefiro no Brasil. Por exemplo o fato da banda obviamente não ter tocado sertanejo ou pagode ou essas músicas de dancinhas ridículas foi algo fantástico, e outra coisa é que a decoração estava bem bonita, mas nada para ostentar. Eles têm dinheiro mas não ficaram inventando moda pra mostrar que têm dinheiro. E a maior diferença é que apesar de ter família deles no casamento, a maioria eram amigos. Eles convidaram quem eles queriam, ao invés de convidar primo e tio que não sabe nem o nome porque a gente não tem contato mas precisa convidar "porque senão fica chato".
Tomara que mais amigos meus aqui casem e me convidem :)
Aqui vai um vídeo que eu fiz na volta: