Saturday 27 August 2011

Suécia dia 1

Nos próximos posts vou contar da nossa viagem pra Estocolmo na Suécia.
Dia 29 de agosto foi o último feriado aqui na Inglaterra até o natal, então aproveitamos pra fazer mais uma viagem. Ainda não havíamos ido pra nenhum dos países nórdicos, então resolvemos ir pra Estocolmo na Suécia.
Nosso vôo saiu sábado de manhã, foram 2:30 de vôo, com mais uma hora de fuso-horário, pousamos às 2 da tarde horário local. Estocolmo é uma cidade super cara, começando pelo transporte. Aqui em Londres quando você chega em Heathrow você pode pegar o metrô pra ir até o centro, o que demora 1 hora e custa menos de 2 libras, ou entao pegar o Heathrow Express, que custa cerca de 15 libras e demora 15 minutos. Em Gatwick a mesma coisa, você pode pegar 2 trens (é a opção mais barata mas tem que saber onde trocar ) ou então o Gatwick Express, que te leva até Victoria Station em meia-hora mas custa £16.
No nosso caso pegamos o tal Arlanda Express (Arlanda é o nome do aeroporto), que nos levou até o centro em 25 minutos, entretanto custou 28 libras pras duas pessoas, na promoção!!! Normalmente seria 28 libras por pessoa!!!! Um absurdo de caro! Compramos o passe 24 horas do metrô, que custou 12 libras e só vale a pena se você for fazer pelo menos 4 viagens. Fomos direto pro hotel, ficamos no Ibis de Haegersten. Normalmente o Ibis é aquela coisa bem básica, mas tem o que você precisa e é limpo. Entretanto deste Ibis não gostei nem um pouco! No site fala que é uma caminhada de 5 minutos da estação de metrô, o que não é verdade, são 10 minutos, mas nem é disso que vou reclamar, mas sim o fato do quarto ser velho e mal cuidado! Não estava nos padrôes de limpeza que estamos acostumados e esperamos do Ibis, e o banheiro era minúsculo, com um chuveiro de cortina que molhava o chão inteiro e não é nem um pouco higiênico! Foi barato, então o que economizamos em hospedagem gastamos em comida, pois comer fora é realmente super caro em Estocolmo.
Estava um dia bonito de sol, 24 graus (ao contrário de Londres lá o verão ainda estava dando as caras) e fomos procurar um lugar pra almoçar. Comemos num Starbucks perto da estação de Slussen e pegamos a ferry pra ir até a ilha de Djurgården, onde tem um parque de diversões e um parque bem grande, além de museus.

Um dos museus de Djurgården

Caminhamos por lá até cruzarmos a ponte pra Ostermalm, que é a parte "rica" da cidade. A Suécia é um dos países mais desenvolvidos do planeta e com bastante igualdade social, onde 60% da população tem acesso a uma casa de verão (alugada ou comprada), entretanto existem os ricos e os pobres, o que acontece é que a diferença entre eles não é tão grande como em países como o Brasil ou Índia, por exemplo. E aposto que 90% dos 40% que não têm acesso possivelmente não têm por escolha, não por falta de oportunidade.
Aquela parte da cidade é bem legal, com barzinhos na beira do rio, barcos ancorados, alguns ficam no seu barco ou iate com amigos bebendo champagne.

Caminhamos por lá até a parte central da cidade, onde tem várias lojas e tem uma praça com um chafariz bem bonito. Lá estava tendo um festival e começamos a ouvir música brasileira. Era o festival "Brazilian Day" e tinha várias barraquinhas com doces e comidas brasileiras, tinha até guaraná e acarajé, mas não comemos nada pois era tudo muito caro!! Uma coxinha minúscula, dessas de aniversário, era o equivalente a 2 libras!! E nem preciso falar que estava cheio de brasileiro lá, se teve o brazilian day é porque tem bastante.

Pracinha do centro de Estocolmo


Dali fomos caminhar perto do parlamento, que tem uma vista bonita, e jantamos num restaurante que vimos no guia do lonely planet, onde comi fish and chips, que estava bem gostoso, principalmente o peixe. Depois de um dia cheio voltamos pro hotel pra dormir.

No comments: