Fomos caminhando pelo rio até a ponte Maria Cristina. Os prédios margeando o rio parecem ser bem legais, com árvores seguindo o caminho do rio até o centro antigo. Viramos a esquerda na ponte e caminhamos até a Praia da Concha, passando pelo centro. O centro é super bonitinho, com prédios super charmosos e bastante verde. Uma vez na praia nós percebemos que o dia não estava tão frio quanto o dia anterior, e estávamos com calor com aqueles casacos pesados. Não queríamos passar o dia carregando-os, então voltamos ao hotel pra deixar esse peso lá. Sorte que a caminhada era curta.
Ponte Maria Cristina ao fundo
Catedral Buen Pastor
Hotel de Ville com jardim na frente
Feito isso fomos até a área do centro antigo, onde estava cheio de gente na orla, e inclusive muita gente na praia. Essa praia é considerava das praias de cidade mais bonitas da Europa. Deu pra entender porque, mas depois que saiu o sol. A praia é de areia, a faixa de areia é considerável e a água é cristalina. Não é a praia mais bonita que já vi, mas é uma praia bem legal. Existem também mais duas praias em San Sebastian, uma com foco mais pra jovens e surfistas, e a outra pra famílias. No verão diz que a cidade fica super cheia e as praias lotadas.
Praia de la Concha
O centro antigo é cheio de bar de tapas, um do lado do outro. Almoçamos num chamado Barduillo, e as tapas eram gostosas. Eu achei o centro antigo de Bilbao mais legal pra ser sincera.
Dali caminhamos ao redor do Monte Urgull e depois voltamos até a praia. A essa hora tinha o maior sol (sorte que pegamos o óculos de sol quando voltamos ao hotel pra deixar os casacos). Sentamo-nos no sol num café onde tomamos alguma coisa e ficamos vendo as pessoas passarem.
Depois caminhamos até o palácio Myramar, que tem um jardim bonitinho e uma vista bonita pra praia, e de lá resolvemos voltar pro hotel pra descansar antes da janta. Claro que pegamos a rota mais difícil (sem querer), que consistia em subir uma ladeira bem grande, mas isso só fez o descanso ser mais bem-vindo.
Saímos de novo pelas 7:30 e fomos até o Monte Igeldo ver a vista. Dirigimos até lá em cima e foi interessante no caminho ver vários carros estacionados na beira da estrada até lá e cima, com vários adolescentes por ali. Deve ser o hang out deles. É de graça e a vista é bonita; entendo perfeitamente a escolha.
Lá em cima precisamos pagar 2 euros por pessoa pra entrar no estacionamento e pra nossa surpresa lá em cima tem um mini parque de diversões. Tinha montanha russa, trem fantasma, carrinho de choque, e estava lotado de famílias. A vista de lá de cima pra cidade e pras praias é bonita.
San Sebastian vista do Monte Igueldo
Depois dirigimos até a parte antiga da cidade e deixamos o carro num estacionamento ali perto pra jantarmos num restaurante de frutos do mar que eu tinha visto mais cedo. A comida era simples, mas saborosa. eu comi uma sopa de peixe, depois merluza grelhada com batata e de sobremesa pudim de leite com caramelo. Fazia tempo que não comia essa sobremesa!
Ficamos passeando por aquela área portuária, onde tem também um carrossel e bancos na beira do mar. Estava lotado de gente, então foi bom pra não acharmos que era uma cidade fantasma, como acontece quando está tudo fechado em feriado.
Na segunda-feira nosso vôo pra Londres era somente às 19:40. Já tínhamos visto tudo o que queríamos em Bilbao e em San Sebastian, então resolvemos dirigir mais pro sul e ver a região de La Rioja, famosa pelos vinhos. Queríamos mesmo ter ido fazer wine tasting e almoçar numa winery, mas procuramos no dia anterior e estavam todas fechadas, o que foi uma pena. Mas mesmo assim fomos até a cidade de Logrono, a principal dessa área. Estava um dia fantástico de sol lindo, e depois de termos cometido o erro de não termos passado protetor solar no dia anterior (devia ter passado quando peguei o óculos de sol), desta vez não me esqueci e me enchi de protetor solar, além de boné e óculos de sol, pra garantir.
Estacionamos no centro da cidade e fomos pra praça principal no centro antigo, onde tem uma igreja e alguns restaurantes. Sentamo-nos numa mesa ao sol e pedimos um copo de vinho da região. Eu tomei um tinto e estava realmente muito bom!
Ficamos um bom tempo lá relaxando e vendo as pessoas passarem, até dar fome e irmos até a Travessia da Laurel, uma rua onde existem vários bares de tapas, um do lado do outro. Estava cheio de gente e tinha tanta opção que não sabíamos qual escolher. Fizemos como os espanhóis e fomos em vários bares, comendo uma tapa em cada um. O melhor foi sem dúvida o bar Soriano, o mais famoso. Só fazem um tipo de tapa: cogumelos com camarão em cima do pão, mas é muito gostoso. Estava lotado, mas conseguimos entrar e depois de uma certa espera a recompensa valeu a pena.
Caminhamos pela cidade um pouco, e quando eram 3:30 da tarde fomos de novo em direção a Bilbao pra pegar o vôo de volta pra Londres.
Devo avisar que gastamos uma fortuna com pedágio e estacionamento. Tudo deve ter saído perto de 80 euros. É bom pesquisar opções de ruas e ir com mais tempo pra evitar pagar pedágios tão caros (alguns foram quase 20 euros!).
A cidade de Logrono é também passagem de muitos peregrinos fazendo o caminho de Santiago, então existem vários albergues para peregrinos e placas e sinais na rua relacionados a peregrinação.
Cidade de Logrono
A Espanha tem tempo bom, comida boa, preços bons de forma geral, mas tem os mesmos problemas de países assim: ineficiências e pessoas barulhentas. Por isso adoro visitar tais países, mas volto para a Inglaterra sempre :)
Vídeo: https://youtu.be/J1ANzb9sfl4