Friday 14 April 2017

Bilbao - Espanha

No feriado de páscoa deste ano resolvemos fazer uma viagem e o lugar escolhido foi o noroeste da Espanha.
Saímos de Londres quinta-feira de tarde e voamos até Bilbao. Foram somente 1:30 de vôo, pois Bilbao fica no norte da Espanha. Consequentemente o tempo não é o típico do resto do país, com muitos dias nublados e chuvosos (se bem que mesmo assim nada comparado com Londres ou Nova Zelândia). Prova disso é que quando pegamos o carro de aluguel a moça que nos atendeu nos disse que tivemos sorte por termos chegado num dia ensolarado.
Nosso hotel chamava-se Sercotel Gran Bilbao e ficava num lugar chamado Atxuri, cerca de 15 minutos de caminhada do centro antigo. O quarto era super espaçoso e moderno.
Descansamos um pouco e saímos pra procurar um lugar pra jantar. Como é normal na Espanha, os restaurantes normalmente abrem bem tarde, pois as pessoas jantam bem tarde, lá pelas 9 ou 10 da noite. Fomos num restaurante chamado El Perro Chico, perto do rio. Ali por perto tem vários restaurantes e na rua estava cheio de pessoas tomando drinks de happy hour, tanto que achamos que não conseguiríamos comer por ali, com medo de estar tudo lotado. Eram 8 da noite, obviamente cedo demais pros espanhóis comerem, pois apesar da rua estar cheia, não havia ninguém dentro do restaurante. Só começou a encher pelas 9 e por isso não tivemos problema em achar uma mesa.
A comida foi boa (não comi comida ruim na Espanha), e foi bom caminhar de volta pro hotel pra baixar a comida antes de capotar na cama de cansada.
No dia seguinte tomamos café da manhã num barzinho de tapas no caminho pro centro antigo. Um suco de laranja feito na hora, com um café e uma tapa (no meu caso escolhi sanduichinho de presunto espanhol, queijo e maionese) era 3.50 euros, muito bom preço!
Caminhamos até o Casco Viejo, que fica na parte antiga da cidade, e fomos explorando as ruazinhas antigas. As lojas estavam todas fechadas, mas os barzinhos de tapas estavam todos abertos, e havia também um mercado de livros, bijuterias e coisas antigas na praça principal da parte antiga da cidade.
Passeando por Bilbao

Na frente de uma das catedrais estava acontecendo um teatrinho, mas não sei dizer do que se tratava, pois eu não conseguia entender absolutamente nada do que falavam. E como nas demais vezes que estive na Espanha, cada vez que tento falar espanhol sai italiano. Claro que o fato de eu ter aprendido italiano e nunca ter aprendido espanhol é a maior causa desse deslize.
Depois de termos visto a parte antiga caminhamos pelo centro de Bilbao com o objetivo de chegar até o museu Gugenheim, possivelmente a maior atração turística da cidade. Devo explicar que não consegui sair da parte antiga da cidade sem comprar um sanduiche gigante de jamon, delicioso! O pão espanhol é delicioso também.
Cruzamos o rio pra chegar na parte mais nova da cidade é fomos até a Plaza Don Frederico Moyua, onde tinha um jardim bonitinho. Sentamos pra tomar alguma coisa num barzinho ali por perto e quando eram 2 da tarde chegamos no Gugenheim. Logo na frente tem o cachorro gigante feito de flores, que era pra ser algo temporário pelo que eu li, mas virou mascote e agora acho que é permanente.
A arquitetura do Gugenheim é toda louca, com a construção cheia de curvas e cantos. Lendo sobre o museu inclusive li alguns consideram que a arquitetura do prédio é mais interessante que a coleção de arte dentro.
Eu não entendo absolutamente nada de arte, muito menos de arte moderna, foco do museu. Andei por lá, ouvi o audio guide contar sobre a construção do prédio, vi exibições enquanto ouvia o artista descrever sobre o que se trata e o que ele espera que as pessoas sintam ao explorar a obra, mas confesso que não me empolgo com esse tipo de coisa. Já tentei várias vezes visitar tais museus, como o Tate Modern e Londres, e tirando poucas exceções (como uma exibição de fotografia que eu vi no Tate Modern que gostei e entendi - acho) eu simplesmente não gosto.
Depois da visita no museu caminhamos em direção ao museu de belas artes, mas sem a intenção de entrar nele, somente para caminhar pelo parque ali do lado. Estava um dia nublado e frio, e pra nos esquentarmos sentamos num café onde tomei um chá e comi um pedaço de bolo.
Museu Gugenheim

Fizemos então como os espanhóis, fomos pra casa (no nosso caso hotel) descansar antes de sair pra jantar. Pegamos o carro e voltamos pro centro eram cerca de 8hs, com a intenção de jantar num restaurante chamado Nido Bilbao. Passamos trabalho pra chegar lá, pois as ruas do centro estavam todas fechadas, com a polícia impedindo a passagem dos carros. Cheguei a conclusão que deveria ser algum evento. Por ser sexta-feira de páscoa, tal evento só poderia ser uma procissão. Não deu outra.
Deixamos o carro no primeiro estacionamento que conseguimos achar e fomos pra uma rua principal ver a procissão passar. Foi super interessante, pois era gigante! Com certeza grande parte da cidade ou estava participando ou estava assistindo. As pessoas participando estavam todas vestidas com umas roupas tipo de cerimonial, com um capuz preto pontudo. Aquela seita americana ridícula que prega racismo e intolerância (o tal de Ku Klux Klan) com certeza baseou as roupas deles nesse tipo de vestimenta, só que a deles é branca ao invés de preta.
Procissão de Páscoa

Vimos a procissão por um tempo e depois fomos até o restaurante. Demos sorte de conseguir mesa, pois normalmente precisa-se de reserva. Segundo o Tripadvisor esse é o restaurante número 2 da cidade. Deu pra entender porque, pois a comida era absolutamente deliciosa!! Muito bem feita, com ingredientes frescos, sem temperos horríveis como os usados na Inglaterra. Adoramos a janta!