Wednesday 31 December 2008

Portugal no Natal

Este ano passei o natal em Portugal. A minha flatmate Isabel eh de uma cidade pequena que fica perto da cidade de Porto e como ela sabia que eu estaria meio que sozinha no natal, me convidou pra ir passar com ela e a familia dela. O Andre foi junto, e tambem uma amiga minha, a Jinni, que tambem estaria sozinha no natal.Nos 3 saimos da Londres dia 24 comeco de tarde e chegamos em Porto pelas 4 da tarde. Ah, devo notar que eu e o Andre viajamos de classe executiva, pois eu comprei a tarifa errada por engano. Por isso que a passagem foi tao cara! Mas pelo menos pudemos usar a sala VIP no aeroporto e de almoco serviram bacalhau bem gostoso!A Isabel e o irmao buscaram-nos no aeroporto e fomos para a casa dela. A Isabel tem uma casa na cidade onde ela nasceu e onde os pais dela ainda moram. O lugar chama-se Paredes. Como no Brasil, em Portugal a celebracao eh no dia 24. Tivemos a ceia de natal e entregamos os presentes. A mae da Isabel fez a ceia de natal, que consistia em MUITO bacalhau, preparado de maneiras diferentes. Eu comi ateh nao poder mais! No dia 25, como no brasil, comemos o que sobrou na noite anterior. Novamente lah foi a mae da Isabel preparar a refeicao. Ela fez "roupa-velha" de bacalhau, e tinha tambem veal e lamb, que estavam muito gostosos. Depois do almoco saimos pra dar uma volta pela cidade, que eh bem pequena. Dia 26 pegamos o trem e fomos ateh Porto. A cidade eh interessante e bonita, nos fizemos um passeio num daqueles onibus de 2 andares pra ver os principais pontos. Almocamos num restaurante numa praia, bem chique (e caro) e depois fomos fazer Porto wine tasting e uma tour onde eles produzem e conservam vinho do porto. Estava muito frio em Portugal, nao esperavamos que estivesse tao frio! Eu mal conseguia ficar na rua que comecava a tremer! Jantamos num restaurante a caminho da estacao de trem e eu comi o que eles chamam de Prego no prato, que eh bife com batata frita. Tava gostoso. Aih fomos pra casa. A esta altura eu jah estava cheia de comida e queria era comer uma saladinha somente...No dia seguinte o tempo estava um lixo! Absurdamente frio e chovendo. A Isabel estava doente e ficou em casa. O Andre resolveu voltar pra Porto pra investigar melhor o lugar e bater fotos. Eu e a Jinni a principio haviamos pensado de ir rpa Lisboa, mas seriam 4 horas no trem na ida e mais 4 na volta, e seria muita coisa. FOmos entao pra uma cidade chamada Guimaraes, que fica ha mais ou menos 1:30 de Porto de trem. Eu estava me sentindo meio doente, mas fui em frente. A viagem de trem eh icnrivelmente chata, pois o trem para em toda cidadezinha no caminho! Chegando em Guimaraes comecou a nevar!! E eu morrendo de frio novamente, apesar de estar de gorro, luvas e estar usando 4 camadas de roupa. Pegamos um taxi ateh o castelo (e eu esqueci meu guarda-chuva dentro do taxi!!!!!!!!) e demos uma olhada lah, e de lah fomos caminhando pelas ruazinhas estreitas da parte antiga da cidade, onde tem casas e museus bem bonitinhos. Eu gostei de lah mais do que de Porto pra ser sincera. ALmocamos novamente bacalhau (vou ficar um bom tempo ser comer bacalhau!!!) e fomos ateh um shopping matar tempo ateh pegar o trem de volta. No shopping tinha varias lojas do Brasil, como o Boticario, C&A entre outras. O trem de volta soh saia perto das 4 e ateh chegarmos novamente na casa da Isabel eram 6:30. A esta altura eu estava muito cansada e doente. Soh tomei banho e fui dormir as 8 da noite, pois no dia seguinte teria que acordar as 6:30 da manha pra chegar a tempo pro nosso voo de volta pra Londres. O voo de volta foi um dos mais tranquilos que jah peguei, quem dera todos fossem assim! Mas como eu estava doente a viagem de retorno foi um inferno! SOh cheguei em casa pelas 2:30 da tarde e soh tive forcas pra ir ateh minha cama e ali deitei e fiquei ateh o dia seguinte...Resumo da viagem pra Portugal: eu gostei de ter ido porque consegui entender a influencia da colonizacao portuguesa no Brasil. As casas, as pessoas simpaticas, o jeito de se vestir, muita coisa pegamos dos portugueses. Tanto as coisas boas como as ruins. Nos 4 dias em que fiquei lah me irritei com o fato de que as coisas mais simples nao funcionam direito, a burocracia, predios caindo aos pedacos sem manutencao... Abaixo uma lista de fatos:- eu tinha meio que vergonha de falar Portugues com eles, pois pelo meu sotaque sabiam que eu era brasileira e muitos fechavam a cara. Soh falava em portugues quando nao tinha outro jeito.- programas de tv, principalmente novelas, fazem muito sucesso em Portugal. A Isabel vive falando que eu e o Andre falamos como as pessoas das novelas- os homens sao meio descarados como os brasileiros. Eles ficam encarando mesmo!- eh muito facil encontrar guarana antartica pra vender!- as construcoes sao muito parecidas com as do Brasil, por dentro e por fora! Apesar de um frio dos diabos a maioria das casas nao tem aquecimento.- fato que me irritou imensamente: compramos uma passagem para ir de Paredes ateh Porto na maquina de bilhetes na estacao de Paredes, pois o ticket office estava fechado. Dentro do trem o inspetor nao aceitou nosso ticket, dizendo que aquele trem era expresso e teriamos que ter comprado a passagem no ticket office. TIvemos que comprar outra passagem com ele. Athe aih tudo bem, erro nosso. SOh que a passagem que jah haviamos comprado nao pode ser reembolsada, ou seja, perdemos o dinheiro. COisa tipica de pais sub-desenvolvido e desorganizado!!- os motoristas dirigem que nem loucos. Apesar do limite de velocidade ser 120km/h nas auto estradas, a maioria dirige a 140 pelo menos.- O sol visita Portugal quase todos os dias, o que eh uma grande vantagem.


Mais fotos da viagem podem ser vistas no facebook ou entao no flickr do Andre, acessivel em http://www.andremeurer.com/ e tem tambem o blog do andre, acessivel no mesmo endereco. Bjs a todos que lerem!

No comments: