Sunday 7 March 2010

Jogo do Brasil em Londres


Semana passada fui pela primeira vez assistir a um jogo de futebol da seleção brasileira no estádio. Eu não sou fã de futebol, não torço pra nenhum time em lugar nenhum e só assisto futebol em copa do mundo. Entretanto depois deste jogo eu entendi porque as pessoas vão para os estádios e viram fãs de futebol. É realmente uma experiência incrível estar no meio da torcida, todo mundo supporting o mesmo time, vibrando ao mesmo tempo quando sai um gol, é muito mais divertido do que assistir pela televisão. O Brasil jogou contra a Irlanda e venceu por 2 a 0. Nossos assentos eram bem perto do gramado, dava pra ver o Dunga (treinador) bem pertinho ali em pé, olhando o jogo, e é bem empolgante acompanhar cada jogada que quase resulta em gol quando se está ali perto!
No Brasil se diz que o Brasil é o país do futebol, que não tem outro país tão apaixonado por futebol! Não tenho certeza disso! O ingleses são absolutamente fanáticos por futebol! O campeonato inglês é uma coisa absurda, movimenta muito dinheiro e muita gente o ano inteiro!

Existem vários clubes, assim como no Brasil, e as pessoas que gostam muito de futebol se tornam sócias do clube de sua preferência, o que lhes dá o direito de comprar ingressos antes que os mesmos sejam oferecidos para o público geral. Foi por isso que conseguimos assentos bons pro jogo, pois o amigo do André é sócio do clube do Arsenal, onde foi realizado o jogo do Brasil, e ele comprou ingressos antes.
Existe também o chamado season pass, que é um passe para que a pessoa assista a qualquer jogo do seu time na temporada inteira. Pra ter uma idéia de como eles são fanáticos, pro time do Arsenal, por exemplo, a espera pra conseguir um season pass é de 5 anos!!! E assim como o Arsenal imagino que deva ser o caso para todos os times grandes daqui, como o Liverpool, o Chelsea etc. O estádio do Chelsea é aqui perto de casa, 5 minutos caminhando, e quando tem jogo o trânsito fica impossível, o metrô é incrivelmente lotado, tem polícia em tudo qando é canto pra garantir a segurança, o que é ótimo, e por tudo o que se vê são torcedores vestidos de azul (a cor do time do Chelsea). Como aqui é frio, eles estão sempre de gorro e cachecol azul, além de uma camisa do time deles, claro.
Eu até havia pensado em assistir um jogo do Chelsea, mas o ingresso não sai por menos de 60 libras!!
Por tudo isso que eu tenho minhas dúvidas se a Inglaterra não é mais fanática por futebol que o Brasil. Eles não se dão tão bem nos campeonatos internacionais quanto o Brasil, mas não vou discutir talento aqui :) Mais fotos no meu facebook...

No comments: