Sunday, 16 October 2011

Cardiff e Gloucester

No domingo nós fomos até Cardiff, que é a capital do País de Gales, que é parte do Reino Unido. 2 horas de viagem e chegamos no centro da cidade, que é bem menor do que eu imaginava. É do tamanho de Floripa, cerca de 300 mil pessoas e é a maior cidade do país. Começamos visitando o castelo, que fica bem no centro da cidade. Tinha audio guide e demorou um tempão pra visitar tudo. Não esperava muito do castelo, da parte de dentro, mas era lindíssimo, lembrou o castelo de Neuschwanstein na Alemanha, por dentro, tudo colorido e bem bonito e enfeitado.

Castelo de Cardiff


Depois do castelo andamos pelo centro da cidade, que estava super vazio apesar de ser depois do meio-dia. Almoçamos num restaurante do Jamie Oliver onde comi um hambúrguer bem gostoso. Dali pegamos o carro e fomos ver o porto, que estava cheio de gente aproveitando o dia de so, que logo ficou nubladol. Caminhamos por ali e depois fomos pro carro de novo dirigindo pela cidade (meio que nos perdemos, mesmo com o GPS).

Porto em Cardiff

Saímos de lá eram 5 da tarde e tinha o maior trânsito por causa de obras numa das pistas. Chegamos no hotel eram perto de 7 da noite e tomei um banho de banheira, jantei e fui dormir.

No dia seguinte acordei um pouco mais tarde, cerca de 9 da manhã e fui tomar café da manhã como nos outros dias, pois estava incluído no preço e era bem gostoso. No último dia comi um monte: frutas, ovos, croissant com nutella etc etc bem bom!
Fizemos checout e resolvemos visitar a catedral de Gloucester, que tinha ouvido dizer ser muito bonita. Era fantástica, muito grande e cheia de capelinhas e detalhes por dentro!

Capela dentro da catedral de Gloucester, para um músico e organista

Também foi usada como cenário de filmes do harry Potter, os corredores de Hogwarts eram lá! Parece que fiz a Harry Potter tour, mas juro que não sabia de nada disso quando planejei os lugares pra visitar!

Catedral por fora e esta parte dos cloisters foi usada nos filmes do Harry Potter

Adorei a catedral, realmente muito bonita.
A viagem até Londres foi pouco mais de 2 horas e chegamos em casa cedo com tempo de arrumar tudo pra semana que estava começando.
Valeu muito a pena, adorei tudo e quero viajar mais pelo UK, não tem stress de aeroporto e é mais barato! Recomendo todos os lugares que eu fui!

Saturday, 15 October 2011

Cotswolds


No segundo dia de viagem começamos passando por uma cidade dos Cotswolds chamada Castle Combe, que é minúscula, uma ruazinha, mas incrivelmente charmosa. Ficamos cerca de meia-hora lá explorando a cidade.

Castle Combe

Depois fomos até uma cidadezinha dos Cotswolds chamada Lacock, que fica também perto de uma cidade chamada Bath, muito popular, inclusive tem aqui no meu blog no fim de 2008. Essa cidade também é usada como cenário de filmes porque é bem charmosinha com as casinhas antigas e enfeitadas. Mas o que eu mais queria ver nessa cidade era a Abadia de Lacock, uma construção super antiga, cuja primeira versáo foi em 1200 para ser um convento.

Lacock Abbey

Aprendi que naquela época as freiras era moças de família de classe média, não as de família pobre como eu pensava, e porque naquela época mulher ou casava ou ia pro convento. Quando a família não conseguia casar a moça ela acabava indo pro convento. E não só isso, mulheres ricas acabavam indo pro convento depois de viúvas, ou no caso dos maridos estarem viajando. Realmente eu nunca poderia ter vivido naquela época, coisa mais ridícula o cara viajar e mandar a mulher pro convento!
Depois teve a dissolução dos conventos e o rei acabou na época acabou com este convento e vendeu o prédio pra um homem bem rico, que o transformou na sua moradia. Eu sei que essa casa acabou nas mãos de uma mulher chamada Matilda, que era bem generosa e inclusive abrigou crianças de Londres nessa casa durante a guerra. Ela então passou esta casa para o National Trust, uma organisação que cuida e organisa turismo em prédios antigos e históricos aqui do Reino Unido. Adorei ter visitado esta abadia, que inclusive também foi cenário de filmes do Harry Potter, como sala de aula e pátio.


Almoçamos num pub que é o mais antigo da cidadezinha, e era um dia lindo de sol, sentamos fora e foi bem agradável.


Dali fomos pra uma cidade chamada Bibury, que é a mais bonita dos Cotswolds, das que eu vi. TInha vários turistas e até um casamento acontecendo. O fato de ter sido um dia lindo de sol deixou tudo ainda mais bonito.

Bibury


Depois fomos até Cheltenham, que é uma cidade maior e parto do nosso hotel, mas nem descemos do carro pois  não achamos interessante, mas fomos no super mercado comprar algo leve pra jantar e voltamos pro hotel, onde de novo fui direto pra spa pool.

Friday, 14 October 2011

Oxford

No fim de semana do aniversário do André resolvemos viajar pelo interior da Inglaterra pra conhecer alguns lugares interessantes. Os próximos posts vão relatar nossa viagem para Oxford, Cotswolds e Cardiff.
Alugamos um carro na sexta de manhã e saímos em direção a Oxford. Não é longe, cerca de 1 hora de viagem. Se não fosse o trânsito infernal para sair de Londres, no qual demoramos 45 min pra fazer 4km, teríamos chegado lá antes do almoço, mas por causa das obras malditas ficamos presos no trânsito um tempão.
Uma vez em Oxford fomos direto almoçar  e depois disso começamos a visitar alguns lugares.

Oxford

O mais interessante foi sem combra de dúvida a Bodleian Library, que foi inaugurada lá pelos 1500. Entramos na Divinity School, a primeira sala de aula, que fica no andar térreo e a biblioteca fica em cima. Nessa sala os estudantes faziam prova oral e debatiam com os professores tentando defender suas idéias. Essa sala foi usada em alguns filmes do Harry Potter, no filme é a enfermaria.

Bodleian Library – andar debaixo


Fizemos um tour pela biblioteca com uma guia, que nos explicou como funcionava a biblioteca antigamente, nos contou a história dela e também fatos interessantes. Essa biblioteca também foi usada como cenário no Harry potter, era a biblioteca deles. Infelizmente não dava pra bater foto lá dentro, mas é super antiga e bem bonita por dentro.
Dali fomos numa exposição fantástica, com manuscritos originais de vários eventos e pessoas famosas e importantes, como os escritores Jane Austen e Kafka (entre outros), tinha também cartas do Titanic, parte da Magna Carta, vários originais de matemáticos e físicos imporantes, coisas realmente fenomenais, todas preservadas com muito cuidado.


Depois fomos visitar a Christ Church College, uma das universidades de Oxford, bem grande e bonita. O refeitório deles também foi usado nos filmes do Harry Potter, lembra bastante o do filme, só que é menor. Visitamos também a capela da universidade e o pátio interno. Seria muito legal ter podido estudar numa unversidade assim...

Refeitório da Christ Church College               Christ church College

Quando terminamos nosso passeio por Oxford eram mais de 4 da tarde e resolvemos ir pro nosso hotel, que ficava entre as cidades de Gloucester e Cheltenham. Eu escolhi este hotel porque era 4 estrelas, espaçoso e tinha uma piscina térmica. No caminho passamos por duas cidadezinhas dos Cotswolds, uma região muito bonita da Inglaterra, chamada de Provença Inglesa porque tem campos de lavanda no verão, pra ter um gostinho do que veríamos no próximo dia de viagem. Passamos por Burford (nada demais e muito cheia) e uma outra chamada NorthLeach, bem mais quieta e tem uma igreja bonitinha de fora.

Burford e Northload nos Cotswolds


Chegamos no hotel depois das 6 e fui direto pra spa pool relaxar. Jantamos no hotel, mas estava mais ou menos porque era janta de inglês, que eu não gosto e acho muito pesado, mas estávamos cansados demais pra sair em busca de um lugar pra comer.
O primeiro dia de viagem foi muito bom.

Wednesday, 5 October 2011

Finalmente dias de Verão

Jardim japonês em Kew Gardens


Depois de um verão absolutamente horrível, já havia perdido as esperanças de ter sol e calor até ir pro Brasil de novo, deu uma semana espetacular!
Foram 6 dias de muito sol e 27 graus!! Durante a semana aproveitei pra dar umas voltas na hora do almoço e num dos dias fomos todos no parque onde alguns dos meninos jogaram futebol.
Mas o bom mesmo foi no fim de semana! Cancelei todos os compromissos pra poder aproveitar o máximo os 2 dias bonitos.

No sábado nós resolvemos ir até Kew Gardens, ou Royal Botanic Gardens, que são jardins super antigos, com registros desde o fim dos 1800s. É uma das atrações turísticas de Londres, só que como fica fora do centrão muito turista acaba não visitando. O dia estava perfeito pra um picnic, então arrumamos as coisas e fomos até lá.
Tem que pagar entrada (o que não é muito barato, foram quase 14 libras por pessoa), mas os jardins são enormes e super bem cuidados. Não tinha idéia de que era tão grande! Tem vários restaurantes, lagos, atividades para crianças, tava cheio de famílias, várias glasshouses, uma gigantesca, com plantas de todos os cantos do mundo! Desde plantas tropicais até plantas de alta altitude ou de lugares desérticos. Inclusive tem plantas que não existem mais nos lugares de onde são nativas, mas ainda estão ali em Kew Gardens.


Plantas tropicais no Pricess of Whales Conservatory

Kew Gardens

Por todo o jardim existem informações educacionais sobre as plantas e fatos interessantes, motivando as pessoas a se interessarem pelo que elas estão vendo. Quando eu era criança aprender era muito teórico e chato, hoje em dia eles conseguem fazer o aprendizado ser algo menos teórico, o que o torna mais fácil.
Foi um dia cansativo pois caminhamos o dia inteiro pra conhecer as principais partes do parque, mas muito legal!

No domingo nós resolvemos ficar em casa mesmo, mas compramos coisas pra fazer hambúrguer e fizemos um picnic no nosso backyard e depois fiquei pegando sol pra ficar menos branca. Foi um fim de semana de verão, com recorde de temperatura pra outubro aqui em Londres, adorei!