Friday 14 October 2011

Oxford

No fim de semana do aniversário do André resolvemos viajar pelo interior da Inglaterra pra conhecer alguns lugares interessantes. Os próximos posts vão relatar nossa viagem para Oxford, Cotswolds e Cardiff.
Alugamos um carro na sexta de manhã e saímos em direção a Oxford. Não é longe, cerca de 1 hora de viagem. Se não fosse o trânsito infernal para sair de Londres, no qual demoramos 45 min pra fazer 4km, teríamos chegado lá antes do almoço, mas por causa das obras malditas ficamos presos no trânsito um tempão.
Uma vez em Oxford fomos direto almoçar  e depois disso começamos a visitar alguns lugares.

Oxford

O mais interessante foi sem combra de dúvida a Bodleian Library, que foi inaugurada lá pelos 1500. Entramos na Divinity School, a primeira sala de aula, que fica no andar térreo e a biblioteca fica em cima. Nessa sala os estudantes faziam prova oral e debatiam com os professores tentando defender suas idéias. Essa sala foi usada em alguns filmes do Harry Potter, no filme é a enfermaria.

Bodleian Library – andar debaixo

Fizemos um tour pela biblioteca com uma guia, que nos explicou como funcionava a biblioteca antigamente, nos contou a história dela e também fatos interessantes. Essa biblioteca também foi usada como cenário no Harry potter, era a biblioteca deles. Infelizmente não dava pra bater foto lá dentro, mas é super antiga e bem bonita por dentro.
Dali fomos numa exposição fantástica, com manuscritos originais de vários eventos e pessoas famosas e importantes, como os escritores Jane Austen e Kafka (entre outros), tinha também cartas do Titanic, parte da Magna Carta, vários originais de matemáticos e físicos imporantes, coisas realmente fenomenais, todas preservadas com muito cuidado.

Depois fomos visitar a Christ Church College, uma das universidades de Oxford, bem grande e bonita. O refeitório deles também foi usado nos filmes do Harry Potter, lembra bastante o do filme, só que é menor. Visitamos também a capela da universidade e o pátio interno. Seria muito legal ter podido estudar numa unversidade assim...

Refeitório da Christ Church College               Christ church College

Quando terminamos nosso passeio por Oxford eram mais de 4 da tarde e resolvemos ir pro nosso hotel, que ficava entre as cidades de Gloucester e Cheltenham. Eu escolhi este hotel porque era 4 estrelas, espaçoso e tinha uma piscina térmica. No caminho passamos por duas cidadezinhas dos Cotswolds, uma região muito bonita da Inglaterra, chamada de Provença Inglesa porque tem campos de lavanda no verão, pra ter um gostinho do que veríamos no próximo dia de viagem. Passamos por Burford (nada demais e muito cheia) e uma outra chamada NorthLeach, bem mais quieta e tem uma igreja bonitinha de fora.

Burford e Northload nos Cotswolds

Chegamos no hotel depois das 6 e fui direto pra spa pool relaxar. Jantamos no hotel, mas estava mais ou menos porque era janta de inglês, que eu não gosto e acho muito pesado, mas estávamos cansados demais pra sair em busca de um lugar pra comer.
O primeiro dia de viagem foi muito bom.