Friday 13 July 2012

Cracóvia – Polônia

Meio que de última hora marquei uma viagem pra Polônia, pois o André iria passar uns dias lá trabalhando até o fim de semana.
Tirei sexta-feira de férias e de manhã bem cedo embarquei pra Cracóvia. Fiquei feliz de ter saído de Londres, pois este está sendo o pior verão desde que começaram a registrar temperaturas e níveis de chuva. Tem chovido absolutamente todos os dias e a temperatura não chega a 20 graus na maioria dos dias.
Tá certo que na sexta-feira não foi muito diferente em Cracóvia, pois choveu a tarde inteira. Eu odeio chuva!

A capital da Polônia é Varsóvia, mas Cracóvia é a cidade mais interessante para turistas, tem melhor infra estrutura pra o turismo.

O nosso hotel era bem localizado, do lado de um shopping moderno e perto da estação de trem e da parte antiga da cidade.
Foi super fácil chegar, pois no aeroporto de Cracóvia tem um ônibus grátis que te leva até a estação de trem (fica  300 metros do aeroporto) e uma vez lá tem um trem que te leva até a estação central. O ingresso compra-se dentro do trem mesmo, super prático.
Almocei no shopping ali do lado do hotel e saí pra explorar o centro histórico, que é bem bonito e bem preservado. Comecei pelos portôes da cidade antiga e fui caminhando pela Royal Walk, que vai destes portôes até a praça principal, onde tem uma catedral bem bonita e um mercado. Tinham também várias charretes puchadas por cavalos, bonitos e bem tratados.
Krakow1

Em cima: Royal Walk, Igreja de St. Mary´s

Embaixo: Dentro de St. Mary´s e cabeça em Market Square


No mercado não vi nada demais, entrei na catedral e lá dentro tem uns vitrais bonitos.
Dali fui visitar um prédio da universidade que é das mais antigas do mundo, que teve Copérnico entre seus estudantes.
Visitei mais alguns lugares ali no centro e caminhei até o bairro judeu, que tem um mercado e uns restaurantes.
Caminhei então até o rio e fui até o castelo. Lá em cima visitei a catedral (que é de graça) e o pátio do castelo.
A cidade tem várias estátuas do papa João Paulo II, pois ele era polonês e foi bispo em Cracóvia parece.

Krakow2

Em cima: Universidade de Cracóvia, uma das igrejas

Embaixo: Carro pintado no bairro judeu, castelo de Cracóvia


Depois disso voltei até o centro histório e parei num café pra tomar um chá e comer um bolo de chocolate, que estava bem gostoso.


Fui até o hotel encontrar o André, que havia passado o dia trabalhando, e jantamos num restaurante típico no centro histórico, com comida caseira e barata.
Realmente Londres é um lugar ridiculamente caro, o único lugar mais caro que Londres que eu já fui foi a Suíça.
Meu primeiro dia foi de descobertas, mas muito chuvoso.
O segundo dia será relatado no post seguinte, pois tem bastante coisa pra contar, então termino este post falando que no domingo voltamos pra Londres no começo da tarde, mas não sem antes ter feito uma massagem fantástica no hotel, por metade do preço cobrado em Londres!

No comments: