Friday 3 August 2012

Olimpíadas de Londres – Os preparativos

Lembro quando cheguei aqui há 4 anos atrás estava acontecendo a de Beijin e quando terminou teve uma cerimônia na frente de Buckingham Palace passando a tocha olimpica pra Londres. Nestes 4 anos os preparativos sempre estiveram nas notícias.

As construções necessárias para os diversos esportes geraram muitos empregos nestes 4 anos, o que acabou ajudando com a economia, pois a Inglaterra está faz tempo numa recessão e não se sabia se haveria dinheiro para terminar tudo.

Já faz 1 ano que as construções para sediar os eventos foram finalizadas, o que foi impressionante!

Um dos grandes projetos foi o trabalho feito no sistema de transporte, foram 4 anos de metrôs fechados nos fins de semana para que pudessem modernizar as linhas do metrô. Não foi fácil pro pessoal de Londres lidar com isso, estas obras todas geraram muitos atrasos e inconvenientes para todo mundo, mas eram necessárias.

A organização em torno do sistema de transporte foi realmente bem grande, com mapas disponibilizados na internet indicando quais áreas evitar em quais períodos porque estavam prevendo muito fluxo de pessoas, pois certas linhas levam diretamente ao parque olímpico, no leste de Londres. Eles enviaram ano passado para as empresas questionários perguntando o trajeto dos funcionários (não era obrigado a preencher) para poderem se planejar e ver quais estações de metrô teriam maior congestionamento.
Foram criadas também as tais das "Game Lanes", ou seja, Faixa dos Jogos, por onde somente carros oficiais podem transitar e qualquer outra pessoa transitando nela paga uma multa de mais de £100. Isso foi para facilitar o transporte de atletas e oficiais dos jogos para os diferentes lugares de competição.

No fim foi uma campanha bem grande pas pessoas evitarem o centro de Londres durante os jogos, porque estavam prevendo uma quantidade absurda de gente usando o sistema de transporte, pediram pras pessoas mudarem o horário de trabalho ou trabalhar de casa se possível.

Ano passado ou retrasado começou a contratação de voluntários para ajudar nos jogos. Precisavam de todo tipo de pessoa, desde tradutores até especialistas em redes de computadores, gente só pra ficar na frente dos estádios dando informação e controlar a multidão.
O que também já faz mais de 1 ano, mas que nao foi impressionante, mas sim decepcionante, foi a liberação de venda de ingressos para as olimíadas. O site oficial no qual compramos os ingressos era absolutamente horrível! A gente não conseguia ver quantos ingressos estavam disponíveis para cada sessão de cada esporte, simplesmente tinha que escolher o que gostaria de ver sabendo que a regra era: se você conseguisse todos os ingressos para o qual aplicasse, teria que comprar todos! Ou acabava sem nenhum. Aí é claro que a maioria aplicou pra 1 ou 2 esportes, pois a maioria dos ingressos era relativamente cara, e acabou que quase ninguém conseguiu ingresso nenhum! Até agora não se sabe como foi decidido quem conseguiu o que, mas tiveram pessoas que conseguiram todos os ingressos que pediram (ultrapassando 5 mil libras de valor) e teve gente que não conseguiu nenhum! Sou muito fã de voleibol, que costumava jogar na escola e universidade, esporte que aqui não tem atrativo, então acabei conseguindo ingresso pra ver 2 partidas de vôlei masculino.
Mas nem tudo foi perfeito na organização, 2 semanas antes do começo dos jogos descobriu-se que a empresa contratada para fornecer segurança pros jogos (algo de extrema importância), que foi paga vários milhões de libras, não conseguiu contratar pessoas o suficiente e acabou que tiveram que trazer as forças armadas para ajudar. Foi o maior escândalo e os chefes desta empresa tiveram que depor no parlamento e vão ter que pagar pelo serviço das forças armadas, o que é mais do que justo. Afinal em país de primeiro mundo é assim que as coisas funcionam.

Outro problema foi a imigração no maior aeroporto de Londres, o Heathrow. Logo antes do começo das olimpíadas tinha pessoas que esperavam até 3 horas na fila pra passar na imigração, e os funcionários estava ameaçando fazer greve.
Agora teve uma coisa que eu e muitas pessoas achamos simplesmente ridículo, que foi o contrato que a empresa organisadora fez com os patrocinadores, como McDonalds, Visa e Adidas. Eles se venderam 100% para estes patrocinadores! Nos estádios só se podia pagar por coisas usando dinheiro ou cartão da Visa, não se pode usar roupa ou mochila que tenha qualquer símbolo que não seja dos patrocinadores, e haviam especulado que somente a Mc Donalds poderia vender batata frita, fazendo com que ninguém pudesse comer o tradicional fish and chips inglês!

Mas finalmente chegou o dia de começar as olimpíadas e estava todo mundo bem alegre e ansioso. As últimos detalhes começaram a se acertar, e a chuva que durava 2 meses foi embora, presenteando Londres com dias quentes e secos de verão!

Nós assistimos a cerimônia de abertura em Hyde Park. A BT, a maior empresa de telecomunicações do UK, teve um festival com música (Duran Duran e Snow Patrol tocaram) e telões, no qual assistimos a cerimônia de abertura.  Foi na sexta-feira passada e tinha bastante gente. Como a segurança é algo levado muito a sério e com razão, havia bastante fila pra entrar, pois cada pessoa precisava passar por detector de metal. Lá dentro tinham barraquinhas com comida, telôes e um palco. Entre as apresentações das bandas teve a abertura passando nos telões e foi bom ter assistido lá pois deu pra sentir a reação de todo mundo com cada coisa que acontecia.
Agora é acompanhar os esportes pela TV e pela internet. Promete ser uma Olimpíada fantástica!

No comments: