Monday 6 May 2013

Florença–Dia II

No segundo dia resolvemos passar uma marcha mais lenta acordando mais tarde (eu acordei às 9), mesmo porque segunda-feira em Florença é um dia onde a maioria dos museus não abrem. Uffizi e Accademia, por exemplo, são fechados. Outros abrem certas segunda-feiras do mês somente, então é bom se informar.
O café da manhã no B&B foi muito bom, com suco fresco e várias pastries gostosas, muitas feitas pela dona do B&B, que é neta de um artista suíço, e herdou a casa onde agora é o B&B. A casa é cheia de obras deste artista.

Fomos de ônibus até o centro, cerca de 10 minutos, e visitamos primeiramente o Museo dell'Opera del Duomo, que é bem interessante, pois tem vários originais de esculturas que antes estavam em museus da cidade, mas que foram removidos para restauração e para evitar que fossem se desgastando com chuva e vento. Vi vários painéis lindos todos esculpidos em mínimos detalhes, que ficavam no Duomo. Mas acho que o mais impressionante é a porta do batistério, que foi renovada e está como nova. O trabalho de renovação é impressionante. É realmente de uma habilidade fenomenal do artista que fez a tal porta. Li que há muitos anos atrás houve uma competição entre artistas pra ver quem faria a tal porta, e um dos artistas que perdeu acabou voltando anos depois e fazendo a cúpola do Duomo. Outra obra interessante é uma escultura que Michelangelo fez pra sua prórpria sepultura, mas que depois desistiu e quebrou parte da escultura.

FlorencaIII

Detalhe da porta original do batistério
A réplica que todo mundo bate foto
No museu Bargello
Duomo visto da torre do Palazzo Vecchio


A segunda parada foi o museu Bargello, que tem várias esculturas famosas de vários artistas. Tem uma sala só com obras de Verrochio, que foi o mestre de Da Vinci. Li que ele decidiu parar de fazer obras porque viu que nunca seria do mesmo nível de Da Vinci, não sei se é verdade.
Depois disso voltamos ao Palazzo Vecchio para subir na torre, que estava fechada no dia anterior por causa do tempo. A vista é bonita, mas eu achei meio decepcionante pois lá em cima é uma plataforma minúscula onde se sobe pra ver a vista e só cabe 2 pessoas por vez.
Resolvemos então caminhar até a Ponte Vecchio e almoçamos num restaurante ali perto, onde eu comi uma pizza gostosinha. Começou a chover e o plano era visitar o jardim Boboli, atrás do palácio Pitti, mas estava fechado.
Começamos então a procurar o tal Piazza Michelangelo, e subimos e descemos morro e nada, e caminhamos e nada, demoramos um tempão até achar a tal Piazza, mas uma vez que a achamos a vista de lá era realmente bonita.
Fomos então até Santa Croce, onde tem uma igreja bem grande onde estão os túmulos de Galileu Galilei e Michelangelo, entre outros homens grandes da época.

florencaIV

Ponte Vecchio
Florença vista da Piazza Michelangelo
Eu em Santa Croce
Dentro do Batistério


Caminhamos tudo de volta até o centro histórico de Florença e visitamos o batistério, o prédio que fica na frente do Duomo. Por dentro não é nada demais, tem uns painéis bonitos mas nada impressionante. Só entrei porque estava incluído no Firenze Card. Todo mundo fica batendo foto da porta do batistério, a maioria sem saber que é uma réplica hehehe
A janta foi em San Marco, onde comi polenta frita e nhoque com molho de tomate. Estava bem gostoso e com a barriga cheia voltamos ao B&B.

No comments: