Friday 16 August 2013

Copenhagen–Dia I

Queria muito aproveitar este verão pra viajar pra algum país nórdico, uma vez que no inverno isto se torna impossível, pelo menos pra mim. Desta vez resolvemos ir pra Copenhagen, aproveitando a visita do André aqui em Berlin.

Saímos de Berlin numa sexta de manhã e voamos a partir de Tegel, o principal aeroporto de Berlin, que é absolutamente horrível. É muito antigo, pequeno e as como a maioria dos viajantes lá não viajam frequentemente as filas de check-in e segurança são sempre muito devagar.

O avião era daqueles pequeninhos pois o vôo de Berlin a Copenhagen dura somente 45 min. O aeroporto de Copenhagen é grande e moderno e lá pegamos o trem até a estação central de Copenhagen, que ficava perto do nosso hotel.
Copenhagen foi das cidades mais caras que já visitamos. Ficamos num Best Western localizado no centro, e pagamos quase 150 libras por noite, um preço ridiculamente caro pra este nível de hotel. Sò que TODOS os hotéis em Copenhagen são caros. Os backpackers melhorzinhos custam 80 libras por noite.

Assim que largamos as coisas no hotel fomos almoçar num restaurante italiano não muito longe. A menina que nos atendeu era polonesa que falava português com sotaque de Portugal, coisa que não esperávamos.

Depois do almoço fomos caminhando pro centro, vimos o prédio da prefeitura, e continuamos até chegar na Strøget, que são várias ruas zona de pedestre, cheias de lojas, bem no centro da cidade. Seguindo por estas ruas chegamos na rótula Kongens Nytorv, que tava toda em reforma. Logo aí perto fica o tão famoso Nyhavn, aquela rua com o canal e as casinhas coloridas ao fundo.

Tava cheio de gente nos barzinhos e restaurantes, haviam pessoas sentadas na margem do canal e barcos cheios de turistas chegavam e saíam para fazer um passeio pelos vários canais de Copenhagen. Ficamos um tempão batendo fotos e nos sentamos na margem do canal pra descansar um pouco.

Depois de recuperados fomos caminhando até o palácio Amelienborg, que fica entre o rio e a catedral de mármore. Dali continuamos a caminhar até chegarmos na fonte de Gefion e St. Alban´s Church, que ficam logo na entrada do forte Kastellet. Continuando a caminhada fomos até a Little Mermaid, a famosa escultura de uma sereia que foi criada por causa da história da pequena sereia e que muitos consideram o símbolo de Copenhagen. Esta estátua já sofreu vários atos de vandalismo: já foi decapitada, teve um braço roubado, tomou banho de tinta, entre outras coisas. Tudo coisa de pessoas que não gostam da idéia desta estátua representar o lugar e quererem protestar por algum outro motivo.

Facebook1

Stroget, a rua de compras
Nyhavn, o pier famoso
The Little Mermaid
Soldado no palácio de Amelienborg
Gefion fountain
Parque a caminho da Little Mermaid

A distância caminhada foi bem grande do nosso hotel até esta estátua, e na volta paramos num restaurante ali no porto onde o André tomou um café e de lá voltamos pro hotel. Inclusive pegamos um ônibus num certo ponto, que parou perto do hotel, e a passagem custou 3 euros cada. MUITO caro comparado com qualquer outro lugar!

Fomos pro hotel e descansamos por algumas horas, o que nos deu energia pra depois sair pra jantar no distrito que chamam de MeatPacking. Este lugar tem vários restaurantes, estúdios de tatuagem e boates de strip tease, é o Red Light District.

Jantamos num restaurante bem bom onde comi uma massa e inclusive tomei a cerveja Carlsberg e achei gostosa, apesar de eu não gostar de cerveja.

Facebook2
Nossa janta em Copenhagen
Eu tomando Calrsberg, que acabei gostando