Saturday 28 February 2015

Piha–Nova Zelândia

Nos 4 anos que eu morei em Auckland eu NUNCA pensei na Nova Zelândia como um lugar com bom tempo. Pra ser bem sincera o que eu mais lembro é de muita, mas MUITA chuva. Meus amigos que aqui ficaram me falaram que os verões têm sido muito melhores do que os passados, e eles estão certos. Somando ao fato de que agora estou acostumada com o tempo de lixo da Inglaterra, Auckland está realmente parecendo um lugar com tempo razoável (agora entendo porque os ingleses consideram isso aqui como um paraíso tropical, o que é forçar a barra a meu ver).
Hoje, assim como vários dias da semana passada, o tempo estava perfeito, sol brilhando e nenhuma gota de chuva (ontem foi assim até umas 2 da tarde, quando começou a cair a maior tempestade de verão, coisa que eu também não lembrava nunca de ter visto em Auckland). Por isso resolvemos aproveitar o dia o máximo. Começamos visitando o Auckland Domain, o maior parque da cidade, que eu sempre gostei muito. É um parque que tem várias opções: tem uma parte que parece uma floresta, tem gramados gigantes super bem cuidados, tem a estufa de plantas tropicais e a de plantas de clima frio, tem o museu de Auckland e tem vários jardinzinhos pelo parque. Tinha pessoas correndo, outras jogando cricket, famílias fazend picnics e outras pessoas como eu e o André, só passeando aproveitando o sábado de sol.
Depois disso fomos tomar um brunch em Parnell com um casal de amigos do André no Mink Cafe, um cafe bem legal que eu às vezes ia com o pessoal do meu trabalho.
IMG-20150228-WA0006
Eu no Wintergarden no Auckland Domain
Depois disso resolvemos ir até a praia de Piha, que fica cerca de uma hora de Auckland. Eu já havia ido nesta praia diversas vezes quando morava aqui, mas escolhemos ir nela por ser muito bonita e de fácil acesso. Não fomos lá pra pegar praia, mas sim pra fazer trilhas. Pra ser sincera Piha é mais uma praia pra se ver a paisagem do que ficar torrando no sol perigoso daqui, ainda mais com aquela areia vulcânica preta que torra os pés de quem anda descalço, e o mar é gelado e extremamente agitado, o que faz ser muito perigoso nadar nele. No geral é uma experiência totalmente diferente do que ir na praia no Brasil.
IMG-20150228-WA0004
Piha beach
Começamos fazendo uma trilha até a cachoeira de Kitekite (Kitekite Falls), onde o acesso é logo antes de se chegar na praia de Piha. Dá pra deixar o carro num estacionamento e acessar a trilha super bem sinalizada, que passa por uma floresta. A trilha demora cerca de meia hora até a cachoeira, que é bem alta mas tem pouco volume de água. Embaixo forma-se uma lagoa e as pessoas vão nadar lá. Ficamos sentados nas pedras na frente da cachoeira pra descansar da caminhada. Depois de descansados voltamos pro carro e seguimos em frente pra acessar a trilha Rose (Rose track), que também dá acessoa a White beach, uma praia deserta bem bonita.
IMG-20150228-WA0005
Kitekite Falls
Tem duas maneiras de acessar esta trilha e nós escolhemos a mais rápida, pois a mais longa nós já havíamos feito no passado. Pra acessar a trilha que escolhemos deve-se estacionar o carro no último estacionamento ao lado direito da praia (pra quem está de frente pro mar) e caminhar pela areia até o fim da praia. Lá, bem escondida, está o começo desta trilha, que demora cerca de 20 minutos. Ela é meio íngreme em alguns lugares mas não é difícil de chegar até o ponto de vista principal. Durante a subida a vegetação em alguns lugares permite vistas lindas da praia de Piha. Uma vez lá em cima a vista da White beach é fenomenal! Recomendo muito esta trilha.
Blog1
Caminhando pela praia pra chegar no começo da trilha
Começo da trilha escondida no canto direito da foto
Vista da praia de Piha da Rosetrack
André comemorando chegar no lookout point
A vista bonita de recompensa

Depois de termos passado o dia inteiro caminhando voltamos cansados pra casa pra uma boa macarronada.


White beach – Piha

No comments: