Tuesday 25 August 2015

Montenegro – Dia I

Quando visitamos a Croácia no ano passado e eu descobri que Montenegro e Bósnia eram poucas horas de viagem de carro de Dubrovnik, resolvi que gostaria de voltar praquela parte da Europa pra conhecer alguns lugares nestes 2 países. Em junho deste ano eu comecei então a planejar a viagem e resolvemos que a melhor época seria fim de agosto pra aproveitar o feriado do fim de verão aqui na Inglaterra.
Saímos com temperatura de 15 graus em Londres e pousamos em Dubrovnik com temperatura de 33 graus. Nem preciso dizer que estava felicíssima de estar no sol e calor, que perdurou a viagem inteira em todos os lugares que visitamos!
Alugamos um carro no aeroporto de Dubrovnik e dirigimos até Montenegro. Passamos pela alfândega e pela imigração de Montenegro sem problemas e sem filas. A viagem até a Baía de Kotor, lugar onde ficamos, durou cerca de 2 horas, incluindo algumas paradas para fotografia no caminho, pois a paisagem é muito bonita.
É possível pegar uma balsa de um determinado ponto da baía até mais adiante no outro lado pra não ter que contornar a baía inteira, entretanto queríamos ver o máximo possível então resolvemos dirigir o trajeto todo. No caminho até a cidade de Kotor passa-se por varias vilas, algumas charmosas, outras nem tanto. Perast é uma das mais bonitinhas que vimos. Fica bem na beira do mar e vista pra duas ilhas no meio da baía, uma com um monastério e a outra acho que é uma igreja. Várias pessoas vieram oferecer "taxi boats" para visitar as ilhas, mas estava ficando tarde e por isso nos contentamos com fotos à distância das ilhas. Caminhamos a beira-mar pra ver o centrinho da charmosa vila mas não nos demoramos muito.
De Perast seguimos viagem até Kotor, a cidade princial da baía, mas nem paramos pra ver pois já havia anoitecido, seguindo direto ao nosso hotel, que ficava na vila de Prcanj. Nos hospedamos num hotel chamado Splendido e eu simplesmente adorei a localização! Na primeira noite jantamos no hotel mesmo, pois estávamos cansados e com fome e não queríamos sair de novo pra procurar outro restaurante. Foi uma boa escolha pois o restaurante do hotel tem mesas bem na beira do mar e por ficar numa localização tranquila era bem silencioso, só com uma música de fundo leve. A comida estava razoável, o melhor mesmo foi estar naquela mesa com as luzes da cidade de Kotor ao fundo, a baía bem na nossa frente, luz de vela na mesa, tudo perfeito!

Blog1

Vila de Perast
Janta na beira da baía de Kotor, no nosso hotel em Prcanj

No dia seguinte nós dirigimos até a riviera de Montenegro, nos arredores da cidade de Budva. Eu havia pesquisado que uma das paisages mais legais era a ilha de Sveti Stefan, que fica 5km da cidade de Budva. Essa era uma ilha de pescadores que ficou abandonada por muitos anos, mas foi comprada por alguém que a transformou num hotel. Agora o acesso a ilha só é permitido para hóspedes do hotel. Demoramos cerca de 1:30 pra chegar lá, mas como saímos cedo eram cerca de 10 da manhã quando chegamos. Ficamos batendo fotos da ilha de cima do morro onde fica a estrada, e como achamos estacionamento (algo que não é fácil) resolvemos descer pra ver a praia que fica na frente da ilha. Achamos um lugar agradável e resolvemos ficar por ali mesmo, afinal o objetivo do dia era pegar praia por pelo menos metade do dia e aquela praia era muito bonita. Como a maioria das praias do Mediterrâneo/Adriático era praia de pedrinhas, mas com o sapato de praia que eu comprei ano passado na Croácia não me importei nem um pouco em caminhar por ali.
Nós resolvemos alugar duas cadeiras com guarda-sol pois era mais confortável do que ficar nas pedras e no sol. Custou 20 euros, o que não é barato, mas era melhor do que ficar no sol forte o dia todo.
Foi um dia fantástico de praia! O mar era limpo e a água refrescante, com vista pra ilha de Sveti Stefan. Do lado da praia tem um mini shopping com super mercado e tudo, e nosso almoço foi um sanduíche de atum delicioso de uma lanchonete do lado do super mercado.

Ficamos na praia até cerca de 5 da tarde e eu até gostaria de ter ficado mais, mas resolvemos sair pra conhecer a cidade de Budva, que é grande se comparada com as vilas e cidadezinhas da área e é onde tem o "agito da balada".
Fomos então conhecer o Old Town de Budva, que devo dizer não foi grande coisa. Assim, não é feio, mas comparado com Dubrovnik não tem tanta coisa interessante. Tem algumas igrejas e também um muro e um forte. A vista do mar de cima do forte é bem bonita.

Blog2

Ilha de Sveti Stefan
Ilha de Sveti Stefan e a praia reservada aos hóspedes. A praia do outro lado do pier é onde ficamos.
Caminhando pela fortaleza de Budva
Cidade de Budva


Jantamos num restaurante de frutos do mar na beira-mar de Budva, e a mesa era na areia literalmente do lado do mar, fiquei até com medo de cair dentro d´água uma hora! A comida estava gostosa e a noite agradável, o que fechou o primeiro dia da viagem com chave de ouro!

20150826_190652

Janta na primeira noite, em Budva. Muito agradável.

No comments: