Friday 22 April 2016

Casamento de amigos em Peak District

Fim de semana passado nos fomos no casamento dos nossos amigos Hamish and Louise. Eles seguiram o que a maioria das pessoas faz aqui na Inglaterra quando se casam e realizaram a festa no interior. É bem normal os casamentos aqui serem feitos em hotéis do interior, pois além do preço ser mais acessível, as pessoas gostam de casar em igrejas antigas e charmosas e preferem fazer a festa num hotel, normalmente uma casa antiga convertida. Os convidados já ficam pra passar a noite lá, tomam cafá da manhã juntos e fazem alguns passeios durante o fim de semana antes de voltar pra Londres. Muitos convidados aproveitam pra visitar os pais que moram no interior.
Aqui casamento não é só uma festa, é uma oportunidade de celebrar com pessoas próximas que querem passar tempo juntas. O casamento teve menos de 100 pessoas, a maioria sendo amigos do casal, ao invés de familia. Mesmo porque o noivo é da Nova Zelândia e a noiva da África do Sul, portanto não é facil pra familiares se deslocarem pra um casamento na Inglaterra. De família deles só vieram os pais e irmãos, e um tio ou outro que moram aqui na Inglaterra.
Eu acho mais interessante quando as pessoas convidam pro casamento aqueles que as conhecem como casal, ao invés de ter que por obrigação convidar parentes, que muitas vezes não sabem nem do nome do noivo ou da noiva. Bom que a tradição estah mudando, pois antigamente o convite vinha no nome dos pais, que convidavam os demais pra festa de casamento dos filhos (e pagavam tudo), mas agora muitos casais pagam sua própria festa e por isso convidam quem bem entendem.
O casamento foi numa sexta-feira de tarde, o que significa que tivemos que tirar um dia de férias. Isso tem a ver com custo, pois aqui casamento também custa uma fortuna. Os noivos escolhem então lugares e datas pra tentar baixar o preço, o que eh compreensível. Melhor deixar pra gastar mais na viagem de lua de mel, mesmo porque baseada na experiência que eu tenho de casamentos no Brasil, gasta-se uma fortuna pros demais comerem e beberem e a maioria ainda sai falando mal, comparando com o casamento de não-sei-lá-quem, que ou foi mais luxuoso, ou o vestido da noiva e as flores mais bonitas etc.
Nós alugamos um carro sexta-feira de manhã e chegamos no hotel perto do meio-dia. Depois de um almoço rápido nos arrumamos pra ir pra igreja. Era uma igreja bonitinha e bem antiga, construída por 1200. Inagine quantos casamentos, batismos e funerais ela não foi base... A cerimônia comecou às 2 da tarde e foi curta, com um sermão do padre interessante, onde ele falou que a igreja deveria acolher todas as pessoas que quiserem fazer parte da igreja, independente do tipo de relacionamento que ela escolheu pra vida dela. Depois da missa teve fotos na frente da igreja.
A celebração comecou com drinks no bar do hotel (este casamento foi realizado no hotel Barnsdale Lodge, em Peak District. Não gostei do hotel e não me hospedaria lá novamente). Teria sido legal ter tido os drinks no patio na frente do restaurante, mas apesar de ser abril ainda estah ainda MUITO frio pra ficar na rua (outro motivo de fazer casamento cedo no ano é o custo, pois quanto mais no verão, mais caro, por melhor a chance de ter tempo bom).
Achei interessante a escolha de "canapés" deles: pipoca e salgadinho chips. hehehehe
Depois de um tempo socializando com outros conviados, fomos pro salão onde a festa aconteceu. Nos casamentos aqui cada convidado tem um lugar alocado pra ele(a) em uma das mesas, você não pode escolher onde senta. Fomos colocados numa mesa com 3 outros casais, alguns dos quais já conhecíamos de festas na casa do Hamish e da Louise. Então foi bem legal e tinha bastante assunto pra conversar.
Algumas pessoas fizeram discurso junto com brinde. Isso é uma coisa que eu acho bem legal, inclusive a única vantagem que eu vejo de fazer festa de casamento é ter pessoas próximas de você, que te conhecem bem, pessoas que você gosta, falando sobre a sua jornada de vida até encontrar o(a) companheiro(a) (com piadas de bom gosto durante o discurso) e desejando felicidades ao casal. A tradição é o "best man" fazer o discurso, mas nesse a "maid of honour" também fez, o que eu acho que foi mais especial e deu um ar de intimidade pra todos os convidados, como se depois do discurso conhecêssemos a noiva melhor.
Depois dos discursos foi servida a janta, que foi gostosa. Não era buffet, normalmente uns meses antes do casamento pedem pra você escolher entre 2 opções de entrada, de prato principal e sobremesa. As mesas são numeradas e então os garcons servem o prato que você escolheu. Come-se bem, mas nada exagerado.
Uma coisa que eu acho bem diferente na cultura é que aqui as mulheres não parecem se vestir com pompa pra casamento. No Brasil as convidadas usam sempre um vestido chique, de noite, enquanto que aqui muitas delas usam uns vestidos de florzinha, que até sao apropriados pra missa, que normalmente é realizada durane o dia. Mas com o passar da festa, que só acaba a noite, tais vestidos ficam meio fora de lugar. Eram poucas que estavam bem vestidas, na minha opinião. Tinha uma australiana que tava com um vestido que parecia de praia e um chinelinho. De repente lá é assim que eles se vestem pra casamento, que muitas vezes são realizados na praia.
Os noivos então cortaram o bolo e teve chá e café. Lã pelas 9 da noite o DJ comecou a tocar e foi até meia-noite, horario decente pra festa terminar. Eu tava cansada e fui dormir pelas 11:30. O bom é que nao teve barulho do casamento, apesar do quarto não ser longe do salão de festa.
Antes de terminar o post, anuncio que continuo não tenho a menor intenção de fazer festa de casamento ou de me casar. Prefiro usar o dinheiro pra viajar, e não quero o governo (burocracia) ou a igreja se metendo no meu relacionamento.


No comments: