Saturday 23 April 2016

Passeando por Peak District

No sábado acordamos relativamente cedo pra quem tinha ido num casamento na noite anterior e encontramos os demais na sala de café da manhã. Muitos iam voltar pra Londres no sábado mesmo outros visitar os pais, alguns ficariam ali no hotel mais uma noite pra fazer passeios pela área, mas eu e o Andre havíamos decidido passear por Peak District, portanto fomos embora logo depois de comermos.
Essa parte da Inglaterra tem aquelas paisagens de murinhos de pedra cortando os campos. Tem várias vilas e cidadezinhas charmosas, com casas de pedra bem antigas, e dezenas de trilhas pra se fazer pelos campos.
Nos hospedamos num hotel chamado the Maynard, que era muito bom. Pouca coisa mais caro que o hotel da noite anterior, mas trocentas vezes melhor. Chegamos no hotel meio-dia e nem almoçamos. Resolvemos beliscar fruta e umas bolachas pra aproveitar o dia pra fazer passeios. Eu havia pesquisado uma certa caminhada pra gente fazer por ali, mas quando chegamos no hotel e pegamos algumas sugestões de caminhada, e o fato de que no caminho pro hotel eu vi uma placa indicando que o palacio de Chatsworth era ali perto, mudamos completamente os planos. Acabou que passamos o resto do dia visitando 2 lugares que foram parte de um dos meu filmes preferidos de todos os tempos: Orgulho e Preconceito. Eu gosto das historias da Jane Austen, famosa escritora inglesa. Li vários livros dela, mas o meu preferido é Orgulho e Preconceito. Comecei a lê-la depois de ter visto o filme do mesmo nome, com a atriz Keira Knightley, lançaado há cerca de 10 anos atrás. Eu AMEI o filme e lembro que assistia na Nova Zelândia quando não tinha nada pra fazer. Nunca imaginei que um dia visitaria aqueles lugares lindos que eu vi no filme! Por isso não pude deixar a chance passar. O André, como bom companheiro, aceitou a mudanca de planos.
Começamos o passeio indo até um lugar chamado Curbar Edge, que é uma caminhada de cerca de 8Km por um plateau elevado. Lá de cima tem-se uma vista linda de um vale, e na beira desse plateau tem bastante pedras, que nos fazem ficar pensando como foram parar lá em cima. Ficamos cerca de uma hora caminhando por lá, e eu quis ir até aquela pedra que aparece na cena do filme, onde a Elizabeth está parada lá em cima vendo a paisagem no pôr-do-sol, e o vento bate faz a capa que ela está usando ficar esvoaçante. É uma cena muito bonita. A vista lá de cima eh realmente muito bonita, dá pra entender porque ela foi lá pra pensar na vida hehehehe
Caminhando por Curbar Edge

Ao invés de fazer a caminhada toda, resolvemos aproveitar o resto da tarde pra visitar Chatsworth, uma das mansões mais impressionantes da Inglaterra. Essa casa foi usada pra ser a casa do Sr. Darcy no filme. A casa é absolutamente fantastica! Até o Andre ficou impressionado com o luxo e a grandeza dela. Jah visitamos varios palacios de realeza aqui, na Austria, Franca etc, e essa casa nao fica pra tras. Ela está na mesma familia ha mais de 500 anos e passa de geração pra geração. Por coincidência, faz 2 semanas eu tava vendo na TV um documentário sobre essa casa (até foi por isso que reconheci o nome na placa da estrada), e nesse documentário o dono atual explica algumas coisas interessantes, como o fato de que antigamente esse tipo de grandiosidade era possível porque como era sempre o filho mais velho que herdava toda a heranca da família, a riqueza ficava centralizada nas mãos de uma pessoa, o que permitia manter tais propriedades e seus luxos. Claro que hoje em dia não é mais assim. Todos os filhos têm os mesmos direitos, e com a taxação de herança com o objetivo de compartilhar riqueza não é mais possível casas dessas ficarem nas mãos de um único indivíduo capaz de mantê-la com sua própria riqueza, pois os custos de uma casa dessas são ridiculamente altos. Por isso que agora todas essas casas estão abertas pra visitação, em troca de ingressos, cujo preco ajuda a manter a casa (custa £20 pra ver esta casa e os jardins) e toda a estrutura de pessoas por trás dela. Inclusive vi nesse mesmo programa de TV pessoas que herdaram casas grandes e antigas, que não consideram isso uma vantagem, mas sim algo ruim, pelo trabalho que dá, e custo necessário, para manter a casa.
Mas voltando a Chatsworth, são cerca 300 ambientes no total. A parte aberta ao público é cerca de 1/3 da casa, tem 1/3 que é do uso da família, que ainda mora lá, e o restante é usado de depósito para objetos e móveis antigos adquiridos pelas gerações passadas.
A visita da casa comeca pelo salão principal, que é maravilhoso. Pinturas lindíssimas pelas paredes e teto, uma escadaria de mármore fenomenal, que dá até os aposentos superiores da casa. A visita passa por salas com obras primas espalhadas por tudo: pinturas, esculturas, tapeçarias lindíssimas feitas em Londres por volta de 1600, vasos e móveis renascentistas etc. Dava pra ficar o dia inteiro admirando cada detalhe. Tem uma sala toda de madeira, com colunas e bustos talhados na madeira em detalhes minuciosos. A visita passa por quartos de visitas que eram usados antigamente, todos mobilhados luxuosamente e com camas que só os hoteis mais luxuosos do mundo têm parecida. Reis e rainhas se hospedaram nesses aposentos no passado. O bom é que dah pra bater foto de tudo, não tem aquela frescura que alguns lugares tem de não poder bater foto.
Sala de madeira talhada
Galeria principal
Estátuas na galeria
Sala de jantar

Tem uma sala de estar que foi das mais lindas que eu já vi na vida, pena que essa só dá pra ver da porta. A sala de jantar tambem é bem grandiosa, digna de realeza.

Deve ser incrível crescer numa casa dessas podendo explorar cada canto dela. Eu, quando crianca, era bem curiosa e queria saber o que tinha atrás de cada porta e dentro de cada gaveta. Mesmo agora adulta adoraria poder fazer isso!
Passei pela sala das esculturas onde a Elizabeth, no filme, vê um busto do Sr. Darcy. Este busto obviamente nao faz parte da coleção de obras de arte, mas na loja de souvenirs da casa tem uma miniatura do tal busto pra comprar hehehe Com certeza o filme ajudou na popularidade da casa.
Depois saímos pra visitar o jardim.
No jardim, à procura do Sr. Darcy

Estava frio, cerca de 9 graus, então infelizmente não estava agradável pra ficar sentado na rua, então ficamos caminhando pelo jardim. Visitamos a Orangerie, depois a fonte do lado da casa, e caminhamos até o fim do lago que tem na frente da casa. Batemos várias fotos por ali e contornamos o lago até chegar de volta a casa. Resolvemos então cruzar a ponte que tem do outro lado do terreno onde está a casa pra vê-la de longe. Deu uma foto muito bonita.
Chatsworth House

O terreno da casa é gigantesco, e inclusive quando dirigindo pra chegar ali a gente passa por uma igreja e uma piscina que estão localizadas em prédios bem antigos e bonitos, que fazem parte do mesmo complexo.
No natal parece que decoram a casa toda, deve ser linda a decoração! Inclusive é possivel fazer casamentos na casa. Pena que nossos amigos não casaram ali, teria sido uma experiência e tanto. Mas não consigo nem imaginar quanto não custa fazer um casamento lá.
A casa fecha pra visitacao às 4:30, e depois de termos visto tudo fomos até uma cidadezinha chamada Castleton, que é uma vila cheia de casinhas de pedra. Caminhamos um pouco por ali, mas já vimos tantas dessas cidadezinhas parecidas que não ficamos embasbacados. Sentamos num pub e resolvemos sentar ali com um drink. Como não haviamos almoçado, ao invés de voltar pro hotel pra jantar conforme havíamos planejado (parece que o restaurante do hotel é super recomendado), resolvemos jantar ali mesmo. A comida era super boa e com preco bom. Depois de tanto caminhar foi bom chegar no hotel pra descansar.
Cidade de Castleton


No dia seguinte acordamos razoavelmente cedo pra um domingo e depois de um café da manhã caprichado e delicioso no hotel, nos pusemos a caminho de Londres. Na volta ainda passamos por uma outra cidade, chamada Bakewell, que havia sido recomendada por amigos. Interessante, mas nada espetacular comparado com o que já haviamos visto. Dirigimos pela rota que nos permitiu ver bastante das paisagens campestres do Peak District e chegamos em Londres as 2 da tarde, o que deu tempo de se preparar pra semana. Foi um fim de semana muito legal vendo lugares que eu adorei conhecer. Agora é ficar os próximos fins de semana em Londres pra economizar pra viagem no feriado de fim de maio, pro sul de Portugal.
Paisagem típica de Peak District


O filme está sem graça, pois não planejei direito:
https://www.youtube.com/watch?v=Fh36xax87xs&feature=youtube_gdata

No comments: