Friday 23 October 2009

Semana acampando

Quem me conhece deve ter estranhado o título deste post. Acampando não no sentido literal, pois não gosto da idéia de acampar, mas sim no sentido de estar temporariamente em algum lugar que não é a minha casa. Este post foi escrito na semana passada, mas como estava sem internet só pude postá-lo agora.

Esta semana estou ficando na casa da Jinny, pois a data de mudança para a casa nova será somente no próximo sábado. Ela mora num bairro chamado Clapham Junction. Neste bairro encontra-se a estação de trem de Clapham Junction, que é uma das mais ativas da Europa. Em horas fora de pico passam mais de 100 trems por hora em Clapham Junction. De lá eu pego o trem que pára em Victoria (tem a cada 4 minutos) e de Victoria pego um ônibus até Knightsbridge (poderia também caminhar, pois acho que são cerca de 20 minutos. De repente hoje eu faço isso!). Nessa viagem eu consigo ter uma idéia da quantidade de pessoas que passam por aquelas estações em hora de pico. A estação de Victoria é a segunda maior de Londres, depois de Waterloo e serve 80 milhões de pessoas por ano. Na vinda para o trabalho dá pra ter uma noção de quão busy essas estações são. É tanta gente e todo mundo com pressa (em Londres as únicas pessoas que não têm pressa são os turistas) que se na hora de passar o Oyster pra entrar no metrô você demora 1 segundo a mais, já fica uma fila de gente atrás de você e as pessoas começam a tentar achar outra entrada pra ir mais rápido. O corredor pra chegar nas plataformas é sempre lotado, pessoas correndo pra não perder seu trem (para algumas localicades o trem não é tão frequente)

O trem chega cheio, 80% das pessoas descem e aí enche de novo. A viagem até Victoria é mais ou menos 8 minutos e a estação de Victoria é tão cheia quanto. Diz que o metrô em Victoria as vezes fica tão cheio que eles fecham a estação e não deixam ninguém entrar.

A quantidade de ônibus também é inacreditável! Em horários de pico é a cada 4-8 minutos e eles vão sempre cheios. Incrível! A frota de ônibus é de 8000, com 19000 paradas e mais de 700 trajetos diferentes! Serve 6 milhões de pessoas por dia!! Dá pra acreditar:

O metrô têm números mais "modestos", são 270 estações servindo mais ou menos 3 milhões de pessoas por dia. É o metrô mais extenso do mundo!

Engraçado como os londoners reclamam do transporte público. Mal sabem eles como é o transporte no resto do mundo! Em Londres você chega a qualquer lugar a qualquer hora com transporte público (o metrô é fechado a noite, mas tém os night buses), que é eficiente e razoavelmente limpo. Ontem indo pra casa da Jinny eu estava olhando pela janela e dava pra ver um mar de casas, um mar de pessoas e um mar de ônibus lá fora, todo mundo tentando chegar em algum lugar. Apesar disso ás vezes é um saco não ter carro, quando é pra ir no super mercado ou pra levar algo pesado em algum lugar, mas aí é onde entram os táxis. No centro de Londres têm os blackcabs, que têm a aparência antiga e são pretos, e dentro têm 4 assentos, 2 de frente pra outros 2. Eu acho táxi meio caro, só uso quando preciso muito, mesmo porque o trânsito aqui em Londres é um saco! O metrô é a melhor forma de chegar rápido nos lugares, principalmente se for longe.

Quando eu for embora de Londres com certeza transporte público vai ser uma coisa que eu vou sentir muita falta. Comparado com Brasil e com Nova Zelândia dá de 10000000000 a zero.

No comments: