Saturday 10 July 2010

Luzerna – Suíça

No sábado pegamos o trem pra ir pra Luzerna. Depois de uma viagem de menos de uma hora chegamos lá. A cidade é bem compacta e charmosa. Passamos por aquela ponte de madeira bem antiga que tem lá, e aparentemente a torre que tem do lado da ponte é a paisagem mais fotografada da Suíça!

DSC02758

Famosa ponte de madeira em Luzerna

Seguindo mapa passamos pelos pontos principais da cidade: a estátua do leão na pedra (em homenagens aos soldados suíços que morreram na guerra com a França), igrejas, o muro que circundava a cidade, as ruas com as casas todas pintadas com diversos temas, a represa etc. Almoçamos num restaurante italiano e o garçom falava tudo quanto é idioma. Engraçado que sempre achavam que éramos franceses, acho que porque quando eu falo alemão eu devo ter sotaque meio francÊs, não sei... Existem 4 idiomas oficiais na Suíça: alemão, francÊs, italiano, e reto-romano. A grande maioria fala alemão (suíço-alemão, que eu não entendo nada, mas como este idioma não tem gramática todos falam alemão oficial também, pois precisam pra escrever), francês se fala lá pros lados de Genebra, italiano só na fronteira, e o reto-romano acho que pro sudoeste, mas é o menos falado.
Foi mais um dia quente e resolvi tomar um sorvete pra refrescar. Logo pegamos o trem e voltamos pra Zurique, e aí fomos passear pelo outro lado da cidade. A Alemanha estava destruindo a Argentina e tava todo mundo assistindo. Eu náo me empolguei de ver, então fiquei pela festa.

DSC02766

Pessoal se refrescando no rio em Zurique

Passamos pela Bahnhofstrasse, que é a rua de lojas chiques e pela Langstrasse, que é o red-light district.
Tem bastante brasileiro em Zurique, e é incrível como o estereótipo da mulher brasileira é verdadeiro. Várias mulatas usando micro-shorts e miniblusas, vestidas como prostitutas mesmo, dançando. Sim, estava calor, sim, tinha música, mas de toda a população da festa elas era as únicas "dando show". Muitas brasileiras estáo lá pra arrumar marido, porque eu ouvi conversas entre elas sobre isso. Mas vou tentar não julgar ninguém, afinal não sei nada da história de vida delas...

Vídeo de Luzerna

 

Domingo eu acordei tarde, já eram 9:30. Foi bom pra descansar! Fomos no museu que fica do lado da estação, que é sobre a história da Suíça e sua colonização. Foi interessante aprender um pouco sobre isso. Eles são incrivelmente neutros, não querem dizer sim, mas também não querem dizer não, não apóiam A nem B,e  assim por diante. Só entraram na ONU depois de 2000, em 2002, e na segunda-guerra não fizeram muito pra ajudar contra o nazismo, tanto que foram pressionados pelos países que ganharam a guerra pra tomar alguma posição. A impressáo que eu tive é que se orgulham de ser neutros. E também se orgulham com a fabricação de relógios, que era seu maior produto de exportação (hoje em dia não sei se ainda é). Também se orgulham da discrição dos seus bancos, usados pelo mundo inteiro.

DSC02767

Eu com a minha caixinha no banco suíço (no museu :))
Fomos num super mercado comprar chocolates pra trazer pra Londres, e os chocolates são deliciosos, tanto que já comi as 3 barrinhas que havia comprado!
Almoçamos, fizemos check out e logo fomos pro aeroporto. Confesso que não estava querendo voltar pra Londres, pois só de pensar em voltar pra um país onde o verão dura uma semana me sinto mal. Quero murar num lugar onde verão é quente!!!!!! Não se pode ter tudo, fazer o que...
Mas valeu a pena o passeio pra Suíça, gostei muito!!

No comments: