Tuesday 20 July 2010

Incompetente e Inútil

Não, não estou falando do senado brasileiro, apesar dos adjetivos também valerem para lá, mas sim do consulado brasileiro em Londres. Incrível como mesmo num país desenvolvido, órgãos do governo brasileiro são incompetentes e desorganizados. Em outubro do ano passado tive a maldita idéia de transferir meu título de eleitor pra cá. A idéia principal era não ter que justificar o voto cada ver que for ao Brasil. Pra quem não sabe, se a situação com o tribunal eleitoral nãoe stiver em dia, não é possível fazer passaporte e como ainda possuo passaporte brasileiro eu infelizmente tenho que me importar com essa m*.
Em março recebi um email do consulado informando que meu título estava pronto pra ser retirado. AO contrário de instituições decentes , não é possível requerer nem receber o título por correio. Até o Home Office, essa abominável instituição inglesa, usa o correio para envio de passaportes e pedidos variados. Mas o consulado não é inteligente o suficiente pra fazer isso (imagino que ess regra venha do Brasil). Tanto pra transferir o título quanto pra retirá-lo, portanto, deve-se sair no meio do expediente no trabalho, explicar pro seu chefe que você tem que pegar um cartão pra poder votar (só essa parte já é ridícula), e depois compensar as horas que você ficou fora do escritório.
Então em março fui até o consulado e depois de esperar por 2 horas, ao conferir os meus dados, o sobrenome da minha mãe estava com uma letra trocada. Ao invés de ficar quieta (no Brasil ser sincero e honesto é a pior coisa possível de se fazer! TODAS as leis incentivam a pessoa a ser desonesta se ela quiser alcançar algum objetivo) eu falei pra mulher do erro e o resultado é que tive que preencher outra requisição, desta vez de retificação. Semana passada recebi email do consulado avisando que meu título estava pronto e hoje de manhã voltei naquele maldito lugar. Acordei mais cedo, peguei 3 metrôs incrivelmente cheios, esperei 45 minutos, e na hora de pegar o título o cara não conseguia achar. Depois de 5 minutos ele veio dizendo que cometeu um erro ao me mandar email, que meu título na verdade ainda não chegou, e que terei que retornar daqui a alguns meses, pois 4 meses (contando a partir de março) não é tempo o suficiente pra lidar com todas as requisições, que demorar é normal.
Desde quanto isso é coisa de país decente?? O Brasil é realmente a repúlica das bananas, onde NADA que é do governo funciona como deve. Tudo o que essa cambada de filhos da p* sabe fazer é cobrar impostos e mentir em época de eleição. É por esse tipo de coisa que eu possivelmente nunca vou voltar a morar no BRasil, porque eu não tenho paciência com falta de vontade e incompetência. Por isso que nao quis voltar quando fui chamada praquele concurso público que eu passei, que pesadelo ser funcionário público no Brasil!!
E pior, não sou única com hitórias sobre esse consulado, uma amiga minha que estava se mudando de volta ao Brasil precisou de uma declaração pra provar que ela estava morando fora faz tempo pra não ter problemas na alfândega e ela levou o documento que as empresas dão pras pessoas quando o contrato de serviço acaba. O consulado não aceitou, informando que não é treinado pra aceitar este documento, que ela tinha que pegar uma carta da empresa, em papel timbrado, dizendo que ela trabalhou lá de tal a tal período. E essa carta é prova melhor do que o documento oficial, o P45, aceito pelo governo da Inglaterra??? Como o consulado não treina seus funcionários nos documentos fornecidos pelas empresas do país onde ele está localizado??? Como???
Até o André que é paciente que só ele se irritou a ponto de postar no blog dele a conversa que ele teve com a funcionária de lá.
Entrar naquele maldito lugar é voltar ao Brasil! Eu aposto como os funcionários lá têm seus conhecidos "importantes" no Brasil pra terem conseguido vaga aqui, e devem ganhar uma grana pra aparecer atrás daquele vidro e ficar pedindo esse e aquele documento e fazer cara de idiota quando percebe a incompetência do órgão pro qual eles trabalham. E quer sabe ro pior de tudo? Eu não estou nem aí pra esta eleição, não gosto de nenhum dos candidatos e se duvidar vou justificar meu voto novamente.

No comments: