Saturday 10 July 2010

Zurique - Suíça

Um dos meus sonhos de adolescente era conhecer a Suíça. Apesar de não saber muito sobre o país, por algum motivo eu achava que deveria ser um país fascinante.
Fim de semana passado eu fui conhecer um pouco da Suíça e aprendi um pouco sobre o país.DSC02733

Sexta de manhã embarcamos pra Zurique. Voamos com a Swiss Air, e de sobremesa eles dão um chocolatinho que é melhor do que a maioria dos chocolates que tem pra vender em qualquer lugar aqui. Chegamos em Zurique e pegamos o trem pro centro, viagem curta, de menos de 15 minutos. Nosso hotel ficava perto do centro, pegamos um tram pra chegar lá. Eu havia lido que o transporte público na Suíça é limpo e eficiente, e pude comprovar que é. Se diz que o tram vai chegar em 2 minutos, ele chega em 2 minutos, e é limpo mesmo. (Tram é um tipo de bondinho, não sei se existe no Brasil hoje em dia, mas antigamente sei que existia.)
Deixamos as coisas no hotel e fomos achar um lugar pra almoçar. Caminhamos pela margem do rio/lago e estava cheio de barraquinhas e pessoas ajeitando coisas nessas barraquinhas. Primeiro pensamos que fosse uma feira, mas depois descobrimos que por uma coincidência incrível, nossa estadia na cidade aconteceria ao mesmo tempo da Züri Fäscht, um festival que acontece por 3 dias a cada 3 anos, celebrando a cidade de Zurique.
Almoçamos num café numa das ruazinhas de atrás. A comida era boa, mas MUITO cara! Uma coisa que notamos é que tirando chocolate, tudo é caro na Suiça. Nós comemos sanduíche, tá certo que eram sanduíches mais arrumadinhos, veio com bastante batata frita e tal, mas isso e bebida pra duas pessoas saiu 53 francos, o que dá cerca de 40 libras!!!!! Vendo os menus nos restaurante um prato qualquer pra uma pessoa nao sai por menos de 20 francos! Fiquei chocada com o preço das coisas lá. Imagino que os salários pagos lá sejam compatíveis com o alto custo de tudo.
Depois do almoço fomos explorar os pontos turísticos da cidade. FOmos na igreja de Grossmünster e resolvemos subir na torre. Foram 180 degraus, mas a vista lá de cima era bem bonita.

DSC02739

No barco indo pra Zürichhorn
Depois pegamos um barco e fomos até um lugar chamado Zürichhorn, que fica na beira do lago que tem lá, pra ver o jardim chinês. Lá também estava cheio de barraquinhas e tinha palco também. Inclusive tinha seguranças controlando a passagem de pessoas ali perto do palco, porque aparentemente era área VIP, mas falamos pro segurança que íamos visitar o jardim chinês e ele nos deixou passar.

DSC02740

Jardim chinês em Zurique
Depois nós nos sentamos num bar bem legal na beira do lago pra ver o jogo do Brasil contra a Holanda. Tinha torcida brasileira lá, mas ficamos meio afastados deles. O bar era bem legal, mais alto nível, tinha piscina, hidromassagem, e tinha telóes pra ver o jogo.

DSC02742

Assistindo o jogo do Brasil

Era um dia MUITO quente, mais de 30 graus, e meu arrependimento foi de não ter levado biquíni pra nadar no lago, porque a água estava muito boa! Eu molhei o rosto e os braços e tudo o que eu queria era dar um mergulho. Tomamos Apfelshorle bem gelado enquanto assistíamos o jogo. Se bem que eu não tava com muita paciência de ficar assistindo o jogo, e fui pro píer várias vezes ver a vista. Ali por perto tinha várias pessoas tomando sol, mergulhando e nadando. Uma hora começou um barulho ensurdecedor e fui ver era a esquadrilha da fumaça fazendo show. Eles era muito bons, faziam coisas incríveis! Não sei como têm coragem!! Ficaram um tempáo fazendo acrobacias, e os aviões tinham a bandeira da Suíça píntada embaixo então quando passavam perto dava um efeito legal vendo debaixo.
Pegamos o barco de volta e fomos caminhar pela outra margem do rio, onde tinha outras coisas pra ver, e onde a festa já estava a todo o vapor, pois a esta hora o expediente já havia acabado e a cidade inteira estava lá. Eu fui pedir uma pizza num lugar que era obviamente a concentração de brasileiros, cheio de barraquinhas oferecendo caipirinha, tudo verde-amarelo, e os caras da barraquinha todos usando a camisa do Brasil, e falei em português com eles, e eles me olhavam com uma cara estranha, como se não estivessem entendendo. Depois vi que não eram brasileiros, eram turcos...
Jantamos ali na festa mesmo, caminhando pelas várias pontes que ligam um lado ao outro do rio. Tudo muito charmoso. Foi muito legal explorar Zurique caminhando pelas ruelas.
Voltamos pro hotel e eu estava acabada, fui direto dormir.

Vídeos do primeiro dia:

No comments: