Monday 9 August 2010

Amsterdam

Fim de semana passado fomos para Amsterdam. Voamos na sexta-feira meio-dia. Vôo curto, de 40 minutos, como de Floripa até São Paulo. O nosso hotel era longe da cidade, e feito o check-in largamos as coisas e fomos pegar o tram. 20 minutos até o centro, mas passa rápido quando se tem coisas interessantes pra ver.
Descemos numa praça turística chamada Leidse Plein, com vários cafés e restaurantes, artistas de rua (eles estão sempre onde estão os turistas), essas coisas. O dia estava lindo e resolvemos fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. O barco saiu da frente do Hard Rock Cafe e o passeio durou 75 minutos e passou por vários canais de Amsterdam, e pelo porto.

DSC02786

Foi muito legal, a gente via pessoas sentadas na beira dos canais, algumas em mesinhas de restaurantes, tomando alguma coisa e conversando, e vimos vários barcos com pessoas morando dentro. Aqui na Europa é bem comum pessoas quererem morar em barcos, que ficam atracados na margem e alguns tem até entrada e jardim como se fosse uma casa de verdade!
Depois do passeio fomos jantar, pois não havíamos almoçado. Eu havia achado na internet a dica de um restaurante com um bife muito gostoso, segundo a pessoa que escreveu o artigo, e fomos atrás deste lugar. Era um restaurante cheio de gente, de pessoas locais mesmo ao invés de turistada. Tanto que o menu é um quadro negro pendurado na parede, e só está escrito em holandês. Ainda bem que no artigo tinha o nome do prato que era pra pedir! Comi o bife, batata frita e salada. Estava tudo DELICIOSO!! por $20 euros por pessoa, incluindo bebida, valeu a pena!

 DSC02794
De lá caminhamos até o Vondelpark, um parque bem grande preferido pelos moradores e pelos turistas. Estava cheio de gente, muitos fazendo churrasco em churrasquerias descartáveis. O André falou que por onde ele andava ele sentia cheiro de maconha (eu não consigo reconhecer direito). È que na Holanda, apesar de ser ilegal, é tolerado, então muita gente lá fuma. Inclusive tem os chamados cofeeshops, que são lugares onde se vende maconha pra consumo. São todos regulados pelo governo e tem várias regras. Por exemplo, eles não podem vender bebidas alcólicas, pois não se deve misturar. Vimos vários destes por Amsterdam! Eles também vendem milkshakes e brownies com maconha dentro. Engraçado que perto destes coffeeshops encontra-se lojinhas onde vários tipos de comidas doces e salgadas (de pizza a donut) estao misturadas na vitrine. Eu olhei e pensei que nunca compraria nada nestas lojas, mas o André falou que é por causa do pessoal que fuma maconha, que diz que dá bastante fome depois.
Depois de uma caminhada no parque voltamos pro hotel pra descansar pro dia seguinte, que seria bem cheio.

DSC02797

No comments: