Thursday 2 September 2010

Mudança

Quando eu me mudei pra Londres o meu plano era: ficar um curto período de tempo na casa dos pais da minha amiga, até achar um emprego, depois mudar temporariamente pra algum lugar até o André chegar, e então nós nos mudaríamos pra um lugar de 1 quarto, onde ficaríamos até resolvermos ir embora de Londres.
A realidade foi meio diferente. A primeira parte do plano deu certo, fiquei 1 mês na casa dos pais da minha amiga e depois fiquei 5 meses numa casa com flatmates até o André chegar. A partir daí tudo foi diferente. Já contei aqui a história de que a ex flatmate simplesmente resolveu mudar de país e nos deixou na mão. Foi aí que acabamos na casa dos infernos, onde vivemos por quase 10 meses com pessoas que nunca mais quero ver na vida. Quando finalmente conseguimos sair de lá, achamos um lugar bem legal de 1 quarto, onde gostaríamos de ficar até resolvermos ir embora de Londres.
Só que não vai ser assim. A dona da casa resolveu pegar a casa de volta. Não vou entrar em detalhes porque fica cansativo, mas basicamente temos que nos mudar de novo...
Mudar de casa em Londres é um inferno absoluto. Procurar um lugar pra morar é uma tarefa abominável, porque em Londres tudo é velho (talvez não tão velho quanto na Itália) e caro. Os lugares são pequenos, velhos e muitos deles sujos. Como em Londres não se usa carro quase, procuramos por lugares perto de alguma estação do metrô que não ficasse muito fora de mão de onde trabalhamos. Isso em si já é tarefa dicícil, pois trabalhamos em lados opostos da cidade. Além disso o lugar tem que ter espaço suficiente pra caber nossas coisas, roupas, sapatos etc. É difícil de acreditar, mas a maioria das casas só têm um armário de 2 portas no quarto. Isso não dá pra metade das minhas coisas!! Não que eu tenha muita coisa, mas só os casacos de inverno ocupam todo o armário! E não é como se a sala tivesse armários pra compensar, quando muito a sala tem alguma estante!
Mas a pior coisa é o banheiro. Que europeu é sujo isso eu já sabia (estou generalizando, pois muitos europeus sao super limpos. Inglês não está neste grupo). O banheiro é um ambiente com o qual não têm a menor preocupação. Pra começar, nos anúncios de casas o fato de ter um chuveiro em cima da banheira é colocado como alguma coisa moderna. Aqui é muito comum banheiras sem chuveiro em cima (ao contrário do Brasil banheira é algo comum, não artigo de luxo). Como faz pra lavar o cabelo eu não sei... Mas ruim mesmo são as malditas torneiras na pia do banheiro. Em cerca de 90% das casas aqui são duas torneiras, uma pra água fria e uma pra água quente, cada uma com sua saída. O resultado é que ou você queima a mão na água quente (a água é MUITO quente, não é morna, é quente pelando!) ou você queima a mão na água fria, que no inverno é impossível! Como essas pessoas escovam os dentes ou lavam as mãos eu realmente não entendo. E isso pra eles é a coisa mais comum, nem pensam nisso como sendo inconveniente. As imobiliárias não entendiam quando falávamos que se a casa não tivesse torneiras modernas não queríamos, queriam saber o por quê. Como assim por que? Porque eu lavo a mão após usar o banheiro e escovo os dentes todos os dias!! Tem gente que diz encher a pia com água das duas torneiras e aí lavar a mão. Sim, então lava a mão na água ensaboada, que depois fica suja. Mas e enxágua como? Eles não sabem o que é enxaguar. Já contei como lavam a louça? Enchem a pia da cozinha com água e detergente, lavam os pratos naquela água e colocam pra secar. Não enxáguam os pratos!! Secam com sabão e detergente! E pra escovar os  dentes eles usam um copo, e não devem limpar a pasta de dente da boca depois...
De qualquer forma, começamos a procurar uma casa assim que soubemos que teríamos que nos mudar. Por 2 semanas foi um stress, ou a casa não tem o que precisamos, ou tem e é absurdamente cara. Uma casa pros padrões que nós queremos não sai por menos de £350 por semana, isso sem contar conta de água, luz etc. É um absurdo de caro!
E os agentes são um saco, você diz o que tá procurando e frequentemente acaba vendo uma casa que não é o que você havia pedido. E atrasos são frequentes, esses dias perdi a hora inteira de almoço esperando uma vadia que não apareceu!
Bom, fim de semana passado achamos uma casa do nosso gosto. Tem um tamanho bom, é mais moderna, só que fica longe do metrô. Lá vou eu ter que pegar ônibus pra poder chegar no metrô e na academia, coisas que agora eu faço caminhando. Mas paciência, não se pode ter tudo, ainda mais aqui em Londres. mas tudo isso é melhor do que dividir casa com outras pessoas, nunca mais quero fazer isso depois da casa dos infernos!
Outra coisa ruim é fazer as datas de mudança baterem. Temos que sair da casa onde estamos dia 16 de outubro, e a casa nova não estará disponível até o dia 25 de outubro, então vamos ter que encaixotar tudo, deixar num armazém, ficar com uma mala pra semana e vamos nos hospedar na casa de uma amiga, depois fazer a mudança. Não quero nem pensar no trabalho que vai dar...
Bom, pelo menos vou poder desestressar na Grécia semana que vem :)

No comments: