Saturday 7 April 2012

Dublin – Dia 2

No dia seguinte, de café eu comi algo que havia comprado no dia anterior, sempre uma fruta, suco e algum pão, neste caso um blueberry muffin, que eu adoro mas quase nunca como.
Fomos visitar a fábrica da cerveja Guinness, que é uma das atrações turísticas em Dublin. Fomos cedo e foi bom pois não tinha muita gente ainda. Havíamos comprado ingressos pela internet e por isso não pegamos fila. Tem umas maquininihas pra coletar o ingresso baseado no número do pedido e não existe guia na visita, você vai caminhando por vários ambientes e lendo sobre a história e fabricação da cerveja. O lugar é gigante, são 7 andares no total, com bares e restaurantes, além de filmes sobre a história da tal cerveja. Aí numa parte eles dão um pouquinho num copo pra você provar. Eu tomei 2 goles e não consegui mais, é amarga demais!!

Na fábrica da Guinness

No fim da visita dá pra ir no andar mais alto, que é redondo e com janelas grandes, e dá pra ver a cidade de Dublin lá do alto e você ganha uma pint de Guinness. Eu não quis desperdiçar e pedi um refrigerante hehehe

André com sua Guinness

Dali fomos caminhando até a catedral de St Patrick´s, que é bem grande e tem um jardim bem bonito atrás, que com as flores da primavera e com sol estava muito bonito. Nós não entramos na catedral, pois já vimos tantas e tinha que pagar quase 10 euros... ao invés disso fomos caminhando na rua do lado da catedral e por acaso vimos uma entrada pra uma casa interessante, que é a Marshal Library, uma biblioteca super antiga e interessantíssima. Pena que não pode bater fotos por dentro, mas as estantes são de madeira original, livros super antigos nelas, tinha inclusive umas "jaulas" também originais, onde as pessoas eram trancadas com livros raros e importantes enquanto os usavam para pesquisa, isso há muito tempo atrás, para evitar roubo. Tinha uma exposição de livros de medicina, todos muito antigos, alguns de 1500, outros indo até 1800. A exposição contava a história dos seus autores famosos, homens que se destacaram na época deles por sua inteligência, alguns com teorias foram adotadas pela medicina por muitos anos. Livros de anatomia que eram como bíblias, usadas por todos os médicos. Realmente essa biblioteca vale a pena ver, e custa 2 euros, uma barganha!!

Parque de St. Patrick´s Cathedral

Para o almoço nós havíamos visto em 2 revistas, incluindo o guia do lonely planet, que o melhor hamburguer da cidade é chamado Jo´s Burguer e fica num bairro logo fora do centro. Pegamos o ônibus e fomos até lá no lugar. Quando o hambúrguer chegou era gigante e parecia muito bom. Entretanto na primeira mordida eu já vi que não ia dar certo pra mim. É o tipo de hambúrguer pra pessoas que gostam de coisas diferentes, molhos diferentes, gostos diferentes. Achei absolutamente horrível e comi 1/4 dele e passei super mal do estômago o resto do dia. Odiei realmente, e pra variar o André adorou.
Dali nós resolvemos aproveitar que tinha sol e fazer um passeio até uma cidadezinha perto de Dublin chamada Howth, que nos foi recomendada por uma pessoa e também no Lonely Planet e Wikitravel. O trem Dart leva até lá em 20 minutos, e é uma cidadezinha na costa, onde existe muito peixe fresco, tanto que assim que se sai do trem já se sente o cheiro de peixe, mas não é exagerado. Muitos turistas vão até essa cidade pra fazer a caminhada pela costa, que passa por uns morros com uns penhascos ao lado do mar, com vista super bonita. Aqui vou dar as dicas para quem quiser fazer essa caminhada e evitar perder tempo e economizar energia pra caminhada. Assim que sair da estação de trem pegue o ônibus 31 em direção ao Summit, e faça a caminhada descendo pelos morros, que vai te levar de volta ao centro da cidade. COmo não sabíamos disso nós primeiramente perdemos tempo indo até o centro de informação turística que fica numa ponta longe da estação de trem. A mulher nos explicou o caminho para a tal trilha e nos falou que em 1:30 dava pra ir e voltar, se escolhesse não caminhar até o farol. Bom, cruzamos o centrinho da cidade, o que dá uns 10 minutos, até chegar no começo da trilha, que fica no lado esquerdo da cidade, logo ao lado do banheiro público. Tinha sol mas estava longe de estar calor e tinha bastante vento.

Trilha na cidadezinha de Howth

A caminhada realmente foi muito bonita, com penhascos bonitos e vistas do mar e da cidade de Dublin ao longe no fim da trilha, entretanto s´[o pra chegar até o Summit demorou 1:30 e foi subida o tempo inteiro, com vento ainda foi super cansativo, porque eu ainda estava me recuperando do resfriado. Uma vez que se chega no Summit pode-se escolher ir até um farol, o que demora mais uma meia-hora, só que obviamente não fomos. Ao invés disso entramos na cidade de novo e íamos começar a fazer o caminho de retorno por dentro quando vimos o ônibus 31 chegar. Ficamos esperando uns 20 minutos pois era o ponto final, e aí o motorista começou a conversar com uns locals, bem coisa de lugar pequeno. Depois de pegar o trem voltamos ao hotel pra descansar e mais tarde saímos para jantar. Eu nessa hora estava morta de fome já. Fomos num restaurante italiano numa área bem legal de Dublin chamada Temple Bar, com vários pubs e restaurantes, e onde acontecem as festas. Tomamos um drink, jantamos e voltamos pro hotel. Com comida italiana não tem erro, meu macarrão estava muito bom!