Wednesday, 26 December 2012

Lisboa III

Na quarta-feira era dia de irmos embora de Lisboa, então arrumamos as coisas e fizemos check-out do apartamento. Fomos  ver a Torre de Belém, que é um monumento que fica na beira do Rio Tejo, perto de onde ele desemboca no mar. Não é uma torre alta, mas é bonitinha de fora. Como a maioria no grupo já tinha entrado nesta torre em outra oportunidade não entramos. Ficamos caminhando pela beira do rio aproveitando o sol, que me lembrou o sol de inverno do Brasil. Estava super agradável e o sol aquecia de uma forma gostosa, que dá vontade de ficar "lagarteando".
L3

Torre de Belém
Monumento em homenagem aos navegadores
Mosteiro dos Jerônimos por fora e por dentro

Finalmente visitamos o Monastério dos Jerônimos, que era ali na frente. É uma construção muito bonita por fora, todo branco, e por dentro lembra os monastérios aqui da Inglaterra com a diferença de que não está todo preto por causa da umidade. Isso porque sempre pega sol, então não é um lugar sombrio. As colunas e paredes eram bem bonitos esculpidos com detalhes, e a catedral do monastério também era impressionante.
Depois disso foi hora de eu dizer Adeus a Portugal. O André me deixou no aeroporto onde embarquei de volta pra Londres, enquanto que ele e os pais dele continuaram a dirigir por Portugal. Vão passar o Ano Novo em Madri e depois continuar a viajar por outros países.
Eu só não fui junto porque vou usar minhas férias pra ver minha família no Brasil no começo de janeiro.
Nem preciso dizer que mal posso esperar. Cheguei em Londres o metrô em greve, está frio, escuro e chovendo, como tem estado nos últimos 2 meses.

Estou contando os dias pra ir pro Brasil de férias!

Tuesday, 25 December 2012

Lisboa II


Neste dia acordamos mais tarde e eu e o André fomos passear por Lisboa. Ele já estava lá desde quinta-feira então me levou pra ver os lugares que ele já conhecia. Como o apartamento era no centro nós fomos caminhando até a estação Rossio e dali fomos até a Praça do Comércio, que fica na beira do Rio. Como era dia de natal estava quase tudo fechado, mas o sol estava brilhando e não estava muito frio, dava pra andar só com 1 casaco e nem precisei de cachecol.
Infelizmente como eu ainda estava me recuperando de uma gripe (essas gripes que eu pego na Inglaterra são um inferno, normalmente demora mais de 1 semana pra começar a passar) eu comecei a passar mal e não pude aproveitar como gostaria de ter aproveitado, tive que ir bem devagar que nem uma pessoa de 60 anos.

L1

Praça D. Pedro IV
Chegando na Praça do Comércio
Praça do Comércio

Fomos até o Largo do Chiado e passeamos pelas ruazinhas ali do lado.
No almoço comemos no único lugar que vimos aberto ali no centro, e eu comi um prego no pão, que é um sanduíche de pão de trigo com um bife dentro, mas não gostei. Em Porto comi um muito melhor! Comemos também uma porção de salgadinhos que tinha bolinho de bacalhau, coxinha e croquete. Estes até estavam bons.
Depois do almoço fomos até a Catedral da Sé pra eu ver por dentro, e dali até Praça da Figueira e pegamos o bondinho 12 que é uma rota circular que passa por algumas das atrações turísticas e foi bom porque pude me recuperar.

O bondinho é super antigo e e até engraçado ver os condutores terem que sair pra arrumar o cabo de conexão com a linha que se solta de vez em quanto, tudo meio precário.

L2

Largo do Chiado e proximidades
Esperando o bondinho 12

Resolvemos voltar pro apartamento e lá eu dormi um monte. Saímos de casa pelas 8 da noite pra jantar e um dos meninos (um casal de amigos deles que passaram o natal conosco) sabia de um restaurante de frutos do mar ali perto e fomos todos lá. A comida estava bem gostosa e bem mais barato que em Londres.

Monday, 24 December 2012

Lisboa I

Mais uma vez fui para Portugal passar o natal, pois em Londres não fica ninguém. Passei o natal em Porto em 2008 e desta vez fui pra Lisboa passar o natal com o André e meus sogros.
Como marquei a passagem com milhas só pude ir no domingo de noite, chegando em Lisboa depois das 11 da noite. Ainda bem que desta vez tinha alguém pra me buscar de carro no aeroporto!
Nós alugamos um apartamento no centro de Lisboa e foi bem conveniente e bem mais barato do que ter ficado em hotel. Quando a viagem dura alguns dias acho que vale a pena ficar em apartamento pois aí pode-se cozinhar e socializar melhor do que quando se hospeda em hotel.
Naquele dia fui dormir bem tarde pois até falar com todo mundo, me arrumar pra dormir já eram 1 da manhã.
No dia seguinte acordamos antes das 9 e logo depois do café fomos visitar a cidade de Sintra, que fica 20 min de carro de Lisboa. Fomos dia 24 pois dia 25 os lugares que visitamos eram fechados. Vimos a parte antiga de Sintra, que e´um lugar charmoso e bem arborisado, e parece que super cheio no verão!

SintraI

Sintra – Palácio Nacional

Começamos a visita pelo Palácio Nacional, que fica bem no centro da cidade antiga. Lá compramos um ingresso pra visitar os 2 palácios que segundo nos informaram mais valiam a pena de ser visitados: este e o Palácio da Pena. Tem outras coisas a serem vistas lá, mas não chegamos a ver, como o Palácio dos Mouros e a tal da Quinta da Regaleira.
O Palácio Nacional só tem uma sala que eu gostei. Comparado com outros palácios que eu já visitei não achei nada demais. Como falei só teve uma sala que eu gostei, uma bem grande que tem as paredes decoradas com azuleijos e o teto tem brasões e é todo decorado a ouro, possivelmente ouro brasileiro levados pelos portugueses.

SintraII

Sala mais bonita do Palácio Nacional com detalhe das paredes e do teto


As tapeçarias são bem pobres e sem graça, mas a arte em azuleijo compensa e é muito bonita!


Dali fomos de carro até o Palácio da Pena, que fica no alto de um morro e lá em cima tinha uma neblina incrivelmente espessa que não nos deixou admirar o palácio pelo lado de fora, mas o pouco que vimos já demonstrou ser muito bonito.
LisboaIII

Palácio e Parque da Pena cobertos pela neblina 

Por dentro este palácio é muito bonito e vale a pena visitar. Era um monastério que foi convertido que palácio em algum momento, e o que eu mais gostei foi o quarto da rainha (não vou saber dizer qual rainha), que tinha o teto e as paredes minuciosamente decorados com um tipo de gesso, e pintado à mão, e a madeira da cama foi talhada na cabeceira e era muito bonita!

SintraIV

Sala de jantar
Quarto da rainha
Detalhe de um dos quartos
Violino de azuleijo


Eu recomendo que visitem este palácio, e durante o verão deve ser muito gostoso passear pelo parque ao redor, mas no inverno e com aquela neblina não tinha como. Aviso que o vento lá em cima é insuportável e foi a única vez que passei frio nesta viagem.
Almoçamos num restaurante em Sintra, onde comi um prato de carne, arroz, feijão e batata frita, tudo o que brasileiro gosta. Aliás muitos lugares lá tem comida brasileira e vendem guaraná.
Depois voltamos pro apartamento e minha sogra foi preparar a ceia de natal e cada um se ocupou de alguma forma. Eu tive que trabalhar por umas 2 horas.
Lá pelas 9 estávamos prontos pra comer a ceia, que estava deliciosa. Foram 2 pratos de bacalhau e tinha também arroz. De sobremesa teve doces portugueses e brigadeiro. Estava tudo delicioso!
Entregamos os presentes e gostei de tudo o que eu ganhei!! Mais tarde consegui falar com a minha família pelo skype e isto completou o meu natal, que pra mim só tem sentido quando é passado com família e pessoas que se importam com a gente.

Sintra-20121224-00092

Eu em Sintra