Monday 24 December 2012

Lisboa I

Mais uma vez fui para Portugal passar o natal, pois em Londres não fica ninguém. Passei o natal em Porto em 2008 e desta vez fui pra Lisboa passar o natal com o André e meus sogros.
Como marquei a passagem com milhas só pude ir no domingo de noite, chegando em Lisboa depois das 11 da noite. Ainda bem que desta vez tinha alguém pra me buscar de carro no aeroporto!
Nós alugamos um apartamento no centro de Lisboa e foi bem conveniente e bem mais barato do que ter ficado em hotel. Quando a viagem dura alguns dias acho que vale a pena ficar em apartamento pois aí pode-se cozinhar e socializar melhor do que quando se hospeda em hotel.
Naquele dia fui dormir bem tarde pois até falar com todo mundo, me arrumar pra dormir já eram 1 da manhã.
No dia seguinte acordamos antes das 9 e logo depois do café fomos visitar a cidade de Sintra, que fica 20 min de carro de Lisboa. Fomos dia 24 pois dia 25 os lugares que visitamos eram fechados. Vimos a parte antiga de Sintra, que e´um lugar charmoso e bem arborisado, e parece que super cheio no verão!

SintraI

Sintra – Palácio Nacional

Começamos a visita pelo Palácio Nacional, que fica bem no centro da cidade antiga. Lá compramos um ingresso pra visitar os 2 palácios que segundo nos informaram mais valiam a pena de ser visitados: este e o Palácio da Pena. Tem outras coisas a serem vistas lá, mas não chegamos a ver, como o Palácio dos Mouros e a tal da Quinta da Regaleira.
O Palácio Nacional só tem uma sala que eu gostei. Comparado com outros palácios que eu já visitei não achei nada demais. Como falei só teve uma sala que eu gostei, uma bem grande que tem as paredes decoradas com azuleijos e o teto tem brasões e é todo decorado a ouro, possivelmente ouro brasileiro levados pelos portugueses.

SintraII

Sala mais bonita do Palácio Nacional com detalhe das paredes e do teto


As tapeçarias são bem pobres e sem graça, mas a arte em azuleijo compensa e é muito bonita!


Dali fomos de carro até o Palácio da Pena, que fica no alto de um morro e lá em cima tinha uma neblina incrivelmente espessa que não nos deixou admirar o palácio pelo lado de fora, mas o pouco que vimos já demonstrou ser muito bonito.
LisboaIII

Palácio e Parque da Pena cobertos pela neblina 

Por dentro este palácio é muito bonito e vale a pena visitar. Era um monastério que foi convertido que palácio em algum momento, e o que eu mais gostei foi o quarto da rainha (não vou saber dizer qual rainha), que tinha o teto e as paredes minuciosamente decorados com um tipo de gesso, e pintado à mão, e a madeira da cama foi talhada na cabeceira e era muito bonita!

SintraIV

Sala de jantar
Quarto da rainha
Detalhe de um dos quartos
Violino de azuleijo


Eu recomendo que visitem este palácio, e durante o verão deve ser muito gostoso passear pelo parque ao redor, mas no inverno e com aquela neblina não tinha como. Aviso que o vento lá em cima é insuportável e foi a única vez que passei frio nesta viagem.
Almoçamos num restaurante em Sintra, onde comi um prato de carne, arroz, feijão e batata frita, tudo o que brasileiro gosta. Aliás muitos lugares lá tem comida brasileira e vendem guaraná.
Depois voltamos pro apartamento e minha sogra foi preparar a ceia de natal e cada um se ocupou de alguma forma. Eu tive que trabalhar por umas 2 horas.
Lá pelas 9 estávamos prontos pra comer a ceia, que estava deliciosa. Foram 2 pratos de bacalhau e tinha também arroz. De sobremesa teve doces portugueses e brigadeiro. Estava tudo delicioso!
Entregamos os presentes e gostei de tudo o que eu ganhei!! Mais tarde consegui falar com a minha família pelo skype e isto completou o meu natal, que pra mim só tem sentido quando é passado com família e pessoas que se importam com a gente.

Sintra-20121224-00092

Eu em Sintra

No comments: