Saturday 29 June 2013

Coisas que eu aprendi sobre Berlin

Em agosto de 2008 eu fiz um post parecido, mas sobre as coisas que eu havia aprendido no meu primeiro mês em Londres. Como já faz quase 5 semanas que estou aqui achei que era hora de fazer um sobre Berlin (e a Alemanha em geral, apesar de Berlin ser diferente do resto da Alemanha pelo que já me falaram).

- Bebida quente: É difícil você achar bebida gelada, mesmo em dias muito quentes. É tudo morno: água, refrigerante e até cerveja. Por mais quente que esteja os alemães gosta de bebida morna! Conversando com alguns que já estiveram no Brasil ou em outros lugares eles falaram que nos outros lugares todo mundo tem mania de tomar tudo gelado. É o contrário da Inglaterra ou Estados Unidos, onde o gelo ocupa metade do copo! Em alguns lugares eu pedi gelo e trouxeram, mas dia desses fui num bar e ao pedir gelo pro meu Apfelschorle a mulher falou que não tinham. Acreditem, um bar sem gelo!!

- Cozinha embutida: a maior parte das casas pra alugar não tem cozinha embutida. A pessoa quando se muda, por algum estranho motivo, leva os armários embutidos da cozinha junto! E se a casa nova tiver medidas diferente, como fazem? Deveria ser como nos demais lugares, onde o proprietário manda fazer/compra os móveis embutidos da cozinha e deixa lá pros inquilinos usarem.

- Seguro: os alemães são tipo os americanos, adoram um seguro! É tudo quanto é tipo, tem os normais que todos têm, como carro e saúde, mas tem o seguro pessoal e o seguro legal, pois caso alguém resolva te processar, por mais ridículo que seja o motivo (um vizinho por causa do barulho, ou o dono da casa porque você sujou a parece, ou se você sem querer pisou no pé de alguém na rua), você não vai gastar centenas de euros na batalha juducial.

- Caixa postal: por algum estranho motivo os apartamentos não têm número. O interfone tem o sobrenome do (s) morador (es). Quando a gente se muda a gente tem que colocar um papel com fita adesiva em cima do nome que tava lá antes. E além disso são normalmente 3 blocos: o da frente, o de trás e o do lado (literalmente essas palavras em alemão). A maioria dos prédios (como o meu) não tem indicação do bloco onde cada pessoa mora, então quando tem alguma entrega ou quando você vai em algum lugar pela primeira vez tem que perguntar pra pessoa em que bloco ela está e em que andar, pois não tem como saber!

- Lavadora de roupa: os alemães são super meticulosos com os programas de lavar roupa. As máquinas de lavar tem trocendos programas diferentes e eles os usam todos, sendo que a maioria dura umas 2 horas! Eu só uso o “eco fácil”. A única coisa que faço é separar as coloridas das brancas.

- Imposto de igreja: Se você foi batizado tem que pagar imposto pra igreja, não interessa se vai a igreja ou não. Ou isso ou você preenche um formulário abdicando de fazer parte da sua religião.

- Registro: falando em formulário, não sei se isso é resquício de governo comunista controlador, mas cada vez que você se muda você precisa se registrar com um órgão governamental do seu bairro, levando o contrato de aluguel. Isto é obrigatório pra conseguir conta em banco, ou pra qualquer pessoa que vá ficar aqui mais de 6 meses senão a pessoa ganha multa.

- Ar condidionado: voltando ao assunto de coisa quente, aqui é impossível achar algum lugar com ar condicionado. Claro que não é calor o tempo inteiro como no Brasil, mas em Londres era frio o tempo inteiro e os ingleses com o ar condicionado maldito sempre ligado no frio. Aqui é o extremo oposto. Pode estar 40 graus que não vai ter ar condicionado ligado! Quase passei mal na academia esses dias! Eu odeio ar condicionado, mas tava tão quente que não tinha como ficar lá dentro, e os alemães malhando como se não tivesse nada de anormal naquela situação. Nunca achei que ia querer um ar condicionado. Se bem que ainda odeio vento frio batento direto em mim.

- Berlin é a cidade dos alternativos. É o paraíso dos vegans (tá cheio de super mercado vegan em tudo quanto é lugar), do pessoal que quer usar cabelo louco ou decorar a casa de um jeito meio estranho. Tá cheio de artista e designer que mora aqui e adora! Não é uma cidade pras pessoas certinhas.

- Cigarro: a PIOR coisa são esses MALDITOS fumantes. É impossivel respirar ar puro porque essas pragas estão em tudo quanto é lugar com seus cigarros infernais poluindo o ar ao redor de todos. Nos dias de calor é bom ficar na rua, mas vivo mudando de lado na calçada porque sempre tem um idiota com um cigarro aceso. Até teria interesse de ver a incidência de doenças do cigarro aqui porque é incrível o que eles fumam!

Por enquanto é isso o que eu percebi, mas aos poucos vou aprendendo mais coisas sobra a cultura do lugar e do país. Tomara que eu faça amigos locais pra aprender mais, por enquanto só conheço outros estrangeiros.

No comments: