Depois de quase 5 anos em Londres eu decidi que era hora de mudar de país. Foram vários os motivos que me fizeram tomar esta decisão, grande parte deles de ordem pessoal e particular. Não foi uma decisão fácil e eu ainda não sei se foi a melhor decisão, isto só o tempo vai dizer, mas eu vou seguir em frente com a escolha que eu fiz.
O lugar escolhido foi Berlin. Já havia comentado no blog que eu tinha vontade de morar um tempo na Alemanha, e resolvi que agora seria uma boa hora pra fazer isso.
Mudança de país é ao mesmo tempo excitante e estressante. São muitas as incertezas e as coisas a serem resolvidas.
Eu passei 2 semanas empacotando minhas coisas em 4 pilhas diferentes: as que eu traria na mala comigo aqui pra Berlin, as que eu mandaria pra cá, as que eu deixaria em Londres na casa de um amigo, e o que eu mandaria pra Nova Zelândia, que é onde o André foi.
Os meses de abril e maio foram os mais estressantes que eu lembro de ter vivido por muito tempo. Passei o mês inteiro de abril doente (as doenças de Londres, que vem uma atrás da outra, todo mundo doente nos trens e metrôs e o desinteresse dos médicos não ajudam), e o mês de maio foi praticamente todo em função da mudança.
Entrei em contato com conhecidos em Berlin e consegui ficar uma semana na casa de uma prima de uma amiga, uma menina muito queria que me tratou super bem e me deu várias dicas.
Achar apartamento em Berlin não é algo muito fácil, mas comparado com Londres não é difícil. O problema é que a maioria dos apartamentos oferecidos não vêm mobiliados, e inclusive a maioria não tem nem cozinha embutida. O que eu fiz então foi procurar um apartamento mobiliado através de uma agência. Tive que pagar uma facada de comissão, mas em menos de uma semana eu tinha achado um apartamento. O preço do apartamento aqui é metade do que eu pagaria em Londres pelo mesmo apartamento em uma área equivalente. Me mudei ontem, sábado, e hoje já estou arrumando tudo, personalizando com as minhas coisas. Ter objetos pessoais familiares é importantíssimo numa mudança assim, então estou feliz por te-los trazido comigo.
Meu plano é passar 3 meses aqui e ver o que acontece, se eu gosto. Quero pegar trem no fim de semana e viajar pra conhecer outros lugares aqui perto, quero melhorar meu alemão, quero fazer novos amigos. Se eu gostar fico até o fim do ano, senão volto pra Londres.
Bom, é o começo de uma nova etapa pra mim, vamos ver o que vai dar.
Abaixo fotos do meu apartamento. É pequeno, de 1 quarto (1 quarto na Alemanha significa 1 ambiente, o que pra nós é uma kitnete, mas tem tudo o que eu preciso)
No comments:
Post a Comment