Saturday 7 May 2016

London Concertante

No fim de semana passado nós fomos ver um conjunto de cordas chamado London Concertante tocar Vivaldi na Catedral de Southwark. Como já mencionei anteriormente em algum outro post, eu adoro música clássica, principalmente violino. E pra mim uma das peças mais bonitas são as 4 estações de Vivaldi, principalmente verão e primavera.
Eu já tinha visto a Catedral de Southwark de fora várias vezes, mas nunca havia entrado. Ela fica exatamente ao lado do Borough Market, perto da estação de London Bridge, lugar que por onde já passei diversas vezes.
O concerto foi sábado de noitinha, e naquele mesmo dia de manhã, naquela mesma catedral, o novo prefeito de Londres eleito na semana passada tomou posse, então foi um dia bem ocupado naquela catedral.
Ela não é tão impressionante ou imponente como St. Pauls, mas mesmo assim é grandiosa, com tetos altíssimos e lustres gigantes e um altar muito bonito. No intervalo da apresentação nós caminhamos por pelo altar pra vê-la melhor.
O concerto foi ótimo, como era de se esperar. Eram 6 violinistas e 2 violoncelos, com um cravo. Fiquei com vontade de experimentar tocar o cravo no intervalo pra ver se é muito diferente de tocar piano, mas obviamente que não o fiz hehehee
Cravo e violoncelo
Detalhe do altar
Catedral de Southwark

Um dos membros do grupo apresenta cada música e fala um pouco de cada compositor. Eles abriram o concerto com Mozart. Foi engraçado porque nos já havíamos visto um concerto deste mesmo grupo no ano passado, que era bem focado em Mozart e Bach, então os fatos e as piadinhas que ele contou (como o fato de Bach ter tido 20 filhos, nós já conhecíamos. Tocaram também Pachebel, que eu amo, e tocaram algumas peças de outros compositores que eu não conhecia. Algumas que eu gostei, outras Na última meia-hora que eles tocaram Vivaldi, pra fechar com chave de ouro. Eu tava lendo sobre os membros do grupo depois e são todos músicos muito bem conceituados. Também, não é qualquer um que consegue tocar aquele solo de violino de Vivaldi. Na real, não é qualquer um que consegue tocar violino. Eu gostaria muito de aprender, e tenho planos de comecar quando me aposentar. Até lá fico praticando o meu piano de sempre.
https://www.youtube.com/watch?v=yPTrgaS3FaE&feature=youtube_gdata

No comments: