Monday 17 October 2016

Eslovênia - Dia 3

No nosso último dia em Ljubljana o plano era pegar uma bicicleta no hotel e ir até o parque Tivoli, um parque bem grande que dizem ser muito bonito. Acordamos cedo novamente, mas ao abrir a janela tudo o que se via era neblina. Mudamos de plano e resolvemos subir até o castelo de Ljubljana. Como não adiantava fazer nada na rua, pagamos pra entrar no castelo medieval, que na real era um castelo bem moderninho, que não tinha nada de muito medieval. O ingresso custou 7.50 e dava direito a ver 4 atrações: a vista da torre, um filme sobre o castelo virtual (que não vimos), um museu de história Eslovena e um museu de marionetes. O que mais gostamos foi o museu de marionetes, que foi bem interessante e tinha umas marionetes até meio assustadoras, mas muito bem feitas.
Museu de marionetes

 A vista da torre do castelo era mais ou menos. A essa hora a neblina havia baixado um pouco e conseguimos ver a cidade, mas não foi das vistas mais bonitas que já vi. O museu de história Eslovena foi ok, era moderno no sentido de ter tecnologia ajudando na apresentação das coisas. Até gostaria de ter passado mais tempo na parte que fala da história mais recente do país, mas tivemos que voltar ao hotel pra fazer check-out às 11 da manhã.
Visitando o castelo de Ljubljana

Nosso vôo de volta pra era às 4:30 da tarde e eu marquei um táxi pras 2:30 da tarde, então tínhamos cerca de 3 horas pra matar. Finalmente o sol apareceu, e caminhamos até o tal parque Tívoli, que era realmente bem legal. Obviamente vimos uma parte bem pequena dele somente, mas foi bom passear por uma área cheia de verde, quieta, com paisagem de outono bonita, no sol de outono.

Um dos restaurantes charmosos de Ljubljana, este perto da universidade
Uma das praças de Ljubljana
Parque Tivoli no outono

Quando eram 12:30 voltamos pro Old Town e almoçamos numa lanchonete chamada Klobasarna, que vende as melhores salsichas da cidade. Quem disse isso foram as pessoas no tripadvisor e enquanto estávamos comendo ali na mesinha na rua (eu cheia de cobertor, pois na europa as pessoas - tirando eu - gostam de sentar-se na rua sempre que dá mesmo que esteja frio, então os restaurantes sempre têm um cobertorzinho e alguns até aquecimento nas mesas da rua) passaram guias turísticos com seus grupos e eles pararam bem ali onde estávamos e explicaram que essa lanchonete era ótima pra comida típica eslovena, vendendo as melhores salsichas da cidade. Nosso almoço custou menos de 15 euros pra nos 2 comermos bem, mas obviamente era super simples: salsicha, mostarda, um pedaço de pão.
Dali fomos até um outro restaurante na beira do rio, e foi a parte mais relaxante da viagem: ficamos sentados vendo a banda passar, eu tomando chá e comendo brownie, até a hora de pegar o táxi pra ir pro aeroporto. O táxi que pré-marquei era da empresa Goopti, e super recomendo, pois são eficientes, educados e mais barato que pegar um táxi normal. Pagamos 22 euros pra nos 2, bem mais conveniente que o ônibus, e nos permitiu aproveitar Ljubjana por uma hora extra.
A viagem pra Londres foi tranquila, e a mágica das mini-férias acabaram assim que pisamos em Londres e voltamos a realidade da vida normal. Gostamos muito de Ljubljiana e teria sido legal passar mais tempo lá só pra experimentar os restaurantes do centrinho, isso que eu não sou fá de turismo gastronômico, mas todos os menus pareciam ótimos lá.
Último almoço, na lanchonete Klobasarna
Tchau Eslovênia, gostamos muito

Vídeo da viagem: https://www.youtube.com/watch?v=vSakbmFLIk0&feature=youtube_gdata

No comments: