Sunday 19 April 2009

Schloss Neuschwanstein - Alemanha

No domingo acordamos cedo novamente e desta vez pegamos o trem para uma cidade alema chamada Fuessen. Esta cidade nao eh conhecida, e recebe turistas porque fica perto do castelo de Neuschwanstein. Este castelo eh uma das maiores atracoes turisticas da Alemanha, e aparentemente um dos lugares mais fotografados do pais. Foi construido pelo rei Ludvig II (eu acho), e ele era meio excentrico, e provavelmente gay. Ele foi noivo de uma prima, mas terminou o noivado e nunca se casou. Ele adorava as operas do Wagner, uma em particular q nao lembro qual, e adorava cisnes, entao a decoracao dentro do castelo tem muito a ver com estes 2 temas. Bom, mas depois eu chego lah. A viagem de trem ateh Fuessen foi de 2 horas, mas como o trem era bem velho, nao foi tao agradavel quanto a de ontem. Chegamos na cidade e resolvemos dar uma caminhada pra ver o q tem lah. Nao tem absolutamente NADA. A cidade eh incrivelmente sem-graca. Perdemos uma hora nisso. Dica pra quem vai pra lah: Nao perca 1 segundo em Fuessen! O castelo em si fica numa cidadezinha ha 5 Km de Fuessen, e tem um onibus q sai do lado da estacao de trem de Fuessen para lah a cada hora e eh cronometrado com o tempo q o trem chega em Fuessen, entao o certo eh sair do trem e ir direto pro onibus.

Bom, perdemos uma hora praticamente, pois na historia de caminhar pela cidade perdemos o onibus. Tivemos q esperar o proximo. Bom, chegamos na vila onde fica o castelo e fomos imediatamente comprar ingresso. Foi bem frustrante. Em primeiro lugar, pelo fato de ser feriado e ter dado um dia lindo de sol, os alemaes resolveram tb visitar o castelo, entao alem dos estrangeiros todos tinha ainda os alemaes, e como resultado ficamos 45 minutos na fila esperando para comprar ingresso. Em segundo lugar, fiquei puta comigo mesma, pois eh possivel comprar ingressos pela internet e pega-los lah na hora, sendo que nao tinha fila nenhuma pra quem fez isso, mas eu nao fiz isso! Vivo comprando coisas pela internet, mas nao fui capaz de ver sobre a compra de ingressos pra esse castelo.

Para entrar no castelo pra ver os state rooms, eh preciso ir com um grupo de pessoas, e como tem muita gente, jah existe um sistema de grupos super organizado. A cada 5 minutos entra um grupo com x pessoas no castelo para fazer o tour. Tinha tanta gente, q compramos ingresso a 1:30 da tarde e tivemos que esperar ateh as 4:30 para chegar a vez do nosso grupo!! Bom, pelo menos estava quente, tomamos sorvete, comemos comida tipica alema de novo (Wurst - Salsicha), e subimos a peh ateh o castelo, q fica num morro. Muita gente sobe de onibus, mas como sou jovem e em forma, eh obvio q eu subi a peh! A subida nem eh dificil! Chegando lah em cima, foi como se de repente eu visse um castelo da minha imaginacao de qdo eu era crianca!Muito lindo!! A vista lah de cima eh espetacular, deu pra perceber porque o Ludwig escolheu aquele lugar para mandar construir o castelo, realmente eh perfeito!! Ficamos um tempao admirando a vista e caminhando pelas redondezas do castelo. Tem uma ponte q fica atras, de onde tem-se uma vista bem bomita do castelo e dos arredores. Fiz ateh um pouco de hiking num morro lah atras pra ter uma vista legal! Bom, ficamos matando tempo ateh as 4:30. Quando estava chegando perto da hora, fomos lah para o patio principal do castelo. Percebi que o Walt Disney se inspirou mesmo nesse castelo pra construir o da cinderela, pois realmente parece um castelo de conto de fadas!! Dentro do castelo entao nem se fala!! Eu ADOREI :) O rei era fascinado por uma opera do Wagner, como jah mencionei, e as pinturas na sala e no quarto dele eram de cenas dessa opera. Tem uma sala, com um palco, q foi feita exlcusivamente para que a tal opera fosse apresentada. Se nao me engano o compositor Wagner nao chegou a conhecer o castelo. E o rei foi considerado insano e destituido do trono, e foi encontrado morto num lago ali por perto parece. Diz q na epoca em que ele era vivo ele nao permitia que o publico visitasse no castelo, mas q assim q ele morreu a familia resolveu abrir o castelo para visitacao, para ajudar a pagar as dividas da construcao. Bom, ateh hj tem gente pagando para ver, e vale a pena!

Depois da visita descemos o morro correndo e fomos ateh o ponto de onibus para voltar ateh a estacao de trem. Tinha uma multidao esperando o mesmo onibus, e tivemos q force our way through! O trem de volta tava lotado. Gracas a Deus tinha meu ipod e fiquei vendo filminho de novo. Aih fomos pro hotel, tomamos banho e jantamos no restaurante do hotel mesmo. Fui dormir cedo e feliz :) Continua no proximo post...

1 comment:

Gisele Tridapalli said...

Que liiiiiiiiiiiindo!
Tenho muita vontade de conhecer um castelo assim!
A paisagem parece maravilhosa!