Saturday 18 April 2009

Salzburgo - Austria



Vista da cidade de Salzburg

Sabado acordamos cedo e fomos para o Hauptbahnhof de Munique (a estacao de trem principal), de onde pegamos o trem para irmos ateh Salzburg, na Austria. A viagem durou duas horas e foi bem agradavel, num trem moderno. Claro que o fato de eu estar com o meu iPod touch vendo filminhos ajudou a passar o tempo, mas a paisagem eh lindissima, e eu passei a maior parte do tempo olhando pela janela. Muito legal ver que quanto mais perto da fronteira com a Austria mais as casas lembram as casas de Treze Tilhas, interior de Santa Catarina. As sacadinhas, as janelas, as cortinas, tudo lembra muito o interior de Santa Catarina.

Chegamos em Salzburgo eram 11 da manha. Por precaucao levamos nossos passaportes, afinal de contas cruzamos a fronteira da Alemanha com a Austria, mas nem precisou, pois ninguem checa passaporte lah. Pegamos um mapa da cidade na estacao e descobrimos que a cidade eh pequena o suficiente para ser explorada a peh. Nosso plano original era alugar bicicletas (em Munique todo mundo andava de bicicleta, quase nao vi carro por lah!), mas achamos melhor explorar a cidade a peh mesmo.

Jardim do palacio Mirabel


Da estacao de trem ateh o Palacio Mirabell sao 20 minutos caminhando. Como deu mais um dia fantastico nao tinha porque ter preguica. Esse palacio tem um jardim lindissimo e chafariz. Ficamos um tempo lah admirando e batendo fotos. Estava cheio de turistas lah!!




De lah fomos meio que seguindo a multidao, jah que todo mundo tinha o mesmo mapa e queria ver as mesmas coisas. No caminho ateh o proximo destino passamos na casa onde o compositor Mozart morou na sua vida adulta, mas nao chegamos a entrar. Cruzamos uma ponte e fomos em direcao a Getreidegasse, que eh uma ruazinha estreita e comprida, e incrivelmente cheia de turistas. Tem varias lojas de roupas, chocolates etc. Nos almocamos num restaurante indicacao no Wikipedia, que falava que fazia comida tipica austriaca por preco razoavel. O restaurante ficava numa rua adjacente a essa Getreidegasse e incrivel a diferenca que poucos metros fazem. Enquando que uma rua estava incrivelmente cheia de gente, a outra ruazinha estava super tranquila. Sentamos na rua, no sol, e pedimos 2 pratos. Eu comi macarrao e bife. Estava delicioso. O restaurante era frequentado pelos locais mesmo, entao nao era aquela coisa turistica. A comida era caseira, o macarrao me lembrou o macarrao feito em Nova Trento. A partir daih passei a viagem toda tomando Apfelschorle, um refrigerante de maca que eu acho delicioso!

Saindo do restaurante fomos na casa de nascimento do Mozart, que fica naquela mesma rua. A casa foi transformada num museu e tem a historia da familia do Mozart, cartas escritas por ele e pela familia, detalhes da sociedade da epoca, bem legal. Eu achei super interessante em aprender que ele tinha uma irma que tb era muito talentosa em musica, mas que sempre foi overshadowed pelo irmao. O pai do Mozart era um homem inteligente e estudado, e que percebeu desde cedo que os filhos tinham talento para a musica e sempre os estimulou a aprender. O resultado foi um dos maiores compositores da historia :) A mae do Mozart parece ter sido uma mulher bem moderna e querida. Bem interessante realmente tudo o que eu aprendi.

Saindo de lah nos fomos caminhando pelas backstreets a chegamos num mercado de rua maravilhoso!! Cheio de comida, flores lindissimas, enfeites de pascoa lindissimos, coelhinhos de palha, passarinhos... Eu entendi de onde puxamos essa coisa de ficar enfeitando as casas com toalhinhas e rendinhas. No sul somos limpos e enfeitamos a casa, puxamos isso dos alemaes/austriacos. Nao tem nem comparacao com os ingleses. Ingles eh um povo meio sujo. Neo Zelandes foi colozinado por ingles, entao puxaram isso deles. Nunca vi casa de kiwi ou ingles limpa e enfeitada. Eh tudo jogado, tudo amontoado em canto... muito sem graca e desconfortavel! Bom, saindo do mercado nos fomos em algumas igrejas e aih subimos no morro onde tem um castelo. A vista lah de cima eh belissima! Esse castelo eh bem antigo, meio medieval ateh. Fomos no museu do castelo, onde tem uma exposicao de armas entre outras coisas. Fizemos um tour por algumas salas do castelo e a melhor parte realmente eh a vista lah de cima, onde fiz os videos. Por sinal, nao sei pq quando eu tava falando nos videos nao conseguia lembrar do nome da cidade de Salzburg. Ateh parece q sou uma daquelas burras q nem sabe o nome do lugar onde tah visitando!

Descemos o morro (a gente sobe e desce um trenzinho) e aih fomos ateh o mercado de novo, onde comemos pao com salsicha. Estava um cheiro tao bom quando passamos lah antes que fomos obrigados a voltar lah pra comer! Aih devagar comecamos a voltar para a estacao de trem, fomos caminhando pela margem do rio, e a vista da cidade era realmente linda.

Eu ADOREI Salzburg e recomendo a todos. Foi a minha parte preferida da viagem. Achei realmente fantastico!

Pegamos o tem de volta e chegamos em Munique as 9 da noite. Fomos direto para o hotel dormir, pois dia seguinte seria cheio de novo. Continua no proximo post...

6 comments:

Gisele Tridapalli said...

De quem é essa casinha isolada???

GrazInEurope said...

do "carrasco", mas a gente nao conseguia lembrar da palavra em portugues na hora do video.

Lile said...

Oi, Grazi! Alles gut? Queria conversar com vc sobre viajar pela alemanha e tirar umas duvidas, se possivel. Estou indo para munique agora em julho. meu email é lile.ruiz@hotmail.com

beeijo =)

Unknown said...

Ola, Gra! Td bem!? Eu estou indo do Japao para Munique, e estava pensando em conhecer essa cidade da Austria... Eu gostaria de te perguntar quanto que custou essa passagem de trem e se dah pra comprar na hora, sem reserva??
Se puder responder, agradeço imensamente, pois sou ¨marinheiro de primeira viagem¨ na Europa! rs...

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Ah, meu email eh: igorhonaga@hotmail.com

Me add, ok!?
bjus...