Sunday 10 January 2010

Paris - Parte 2

Sou obrigada a escrever outro post contanto do ano novo em Paris. Paris é uma cidade incrivelmente charmosa, principalmente no verão,  com muita cultura e eventos acontecendo, realmente uma cidade espetacular. Porém, eu nunca moraria em Paris. O motivo é simples: não é uma cidade organizada. A cidade é suja, todo mundo se comporta como funcionário público (sendo que a grande maioria o é), o metrô é o mais sujo que eu já vi na vida, a desorganização impera. No ano novo na volta pra casa teve muita baderna, tanto nas ruas quanto no metrô, e adivinha se tinha algum funcionário do metrô pra fazer algo a respeito? Nenhum!! Uma viagem de 20 min demorou uma hora por causa de uns desgraçados e não tinha nenhum tipo de autoridade, polícia, funcionãrio do metrô, pra colocar ordem. No palácio de Versailles a sinalização era pouca e confusa, tinha que fazer fila pra pegar um mapa do museu!! Isso sem falar nos franceses que fazem cara feia quando a gente pergunta se falam inglês, como se eu tivesse obrigação de falar esse idioma fresco! Eu até aprendi várias frases em francÊs, mas eu não entendo a resposta que eles me dão. Pelo menos desta vez ficou tudo por conta do André, que aprendeu francês. Imagino que é porque não deixa de ser um país latino que as coisas são desse jeito lá. Nesta última viagem foi a primeira vez em muito tempo que me senti impotente diante de desordem. Acho que estou acostumada a países onde a sociedade é mais unida e organisada. Pena que nestes países o tempo é um absoluto lixo e as pessoas são de maneira geral arrogantes. Não existe país perfeito…

No comments: