Sunday 10 January 2010

Ano Novo em Paris - Parte 1

Esse fim de ano fui passar o ano novo em Paris. Uma vez que a irmã do André está morando lá por um tempo e os pais do André estão por aqui fazia sentido nos passarmos o ano novo lá. Eu fui na quarta-feira ás 2 da tarde. Obviamente fui de trem, que como sempre foi uma viagem tranquila. Cheguei em Paris ás 5:30 da tarde (tem uma hora a mais que Londres) e fui encontrar o André no hotel em que ficamos, em Mont Martre, bem perto de onde a irmã dele está morando. Já era noite quando cheguei lá e só larguei as coisas pra irmos jantar. Fomos jantar no café 2 Windmills (não lembro o nome em francês), o mesmo onde a Amelie Poulain trabalhava no filme. A comida tava gostosa até, eu comi um hamburguer.P1040289

No dia seguinte de manhã fomos comprar croissants pro café da manhã, como sempre deliciosos! FOmos até a Sacre Coer e passeamos pelo mercado que tem ali do lado. Ficamos mais por Mont Matre mesmo, e de noite fomos pro apart hotel onde está a irmá do André com o marido. Como é uma kitinete, não tinha como fazer janta, entao de comida teve pães e queijos com vinho. Eu e o André compramos também um frango assado, porque eu não posso ficar comendo queijo, que no fim quase todos comeram, afinal pão e queijo não sustenta ninguém por muito tempo. Lá pelas 10 nós fomos lá pro centro pra ver o show de ano novo na Torre Eifel.

Descemos na estação do Arco do Triumfo e fomos caminhando a Champs Elysees, que tava bem bonita toda ilumiada e cheia de gente.

P1040318

Náo teve fogos de artifício, mas teve um show de luzes com música bem legal, adorei! A vista era muito lindo e foi muito legal. O frio não estava  congelante e gostei bastante!

 P1040327

Fui dormir pelas 2 ou 3 da manhã.

No dia seguinte acordamos tarde e depois do café pegamos o metrô e fomos caminhar pela Champs Elysees. Dia primeiro seria realmente tudo fechado, então passamos parte do dia passeando. Fomos até o Louvre só por fora (estava fechado), aí eu quis ir até Trocadero de novo pra ver durante o dia, e depois de lá fomos até pros lados da Notre Dame, passando a pont neuf. Paramos pra tomar um chocolate quente ali na frente. Depois disso voltamos pro hotel, descansamos e saímos pra jantar. Comemos num restaurante chamado Leão de Bruxelas, que tem comida belga. Eu comi bife com batata fritas, e os demais comeram mussels, que não sou fã.

No dia 2 eu e o André fomos até o palácio de Versailles. Os demais não foram pois já haviam ido em outra oportunidade. Eu havia lido na internet que durante o inverno é uma boa época pra ir, pois não é tão cheio. Pegamos o metrô e fomos pra lá. Acabamos comprando ingresso 2 euros mais caro numa agência na frente da estação de trem. Ficamos na fila achando que era lá pra comprar (em alguns casos o lugar que se compra ingresso não é no mesmo lugar da atração, como em Neuschwanstein) e quando estávamos perto do caixa que vimos que era uma agência. Mas já havíamos esperado um tempo então ficamos por lá mesmo. Quando chegamos na entrada do palácio quase não acreditei. Tinha MUITA gente, mas muita gente mesmo. A fila pro ingresso era quilométrica, a fila pra entrar era gigante! Nós acabamos náo vendo a fila pra entrar e sem querer furamos. Dentro do castelo estava incrivelmente cheio, era fila pra absolutamente tudo. A sala dos espelhos era só gente, mal dava pra ver os espelhos, só os lustres. Aih fomos comprar comida num cafeh e estava cheio, tivemos que comer na rua, congelando. Os jardins devem realmente ser bonitos, mas em outra epoca do ano, pois estava tudo morto. VOltamos cedo pra casa. Meu conselho eh: nao vao pra Versailles na epoca do festas de fim de ano!!!

No dia seguinte eu jah nao aguentava mais, ainda bem que era dia de ir pra casa. No trem eu estava sentada na janela e peguei um solzinho como ha muito tempo nao pegava. Obviamente que assim que o trem cruzou o tunel, o lado inglês estava completamente nublado, o que já era de se esperar. Chegamos em casa as 1 da tarde, o que foi bom pra organizar tudo pra volta ao trabalho.

No comments: