Saturday 23 January 2010

Roma Parte 1

Saímos de Londres numa quinta-feira final da tarde. O vôo atrasou cerca de uma hora porque os controladores aéreos franceses estavam de greve (França é que nem Brasil, se faz greve direto pelo que me falaram). Mas comparado com os vôos dos dias anteriores, que ou foram cancelados ou tiveram atrasos bem maiores por causa da neve, não foi tão ruim. O vôo em se foi bem tranquilo. L[a no aeroporto Fiumicino pegamos o trem para a estação Termini de Roma. Já estava tudo fechado e nós morrendo de fome. Chegando em Termini achamos 2 lugares de comida abertos e resolvemos comer ali mesmo, porque já eram mais de 11 horas e ainda tínhamos que achar o hotel. Por isso minha primeira refeição em Roma foi na Mc Donalds...

Até chegarmos no hotel e nos arrumarmos pra dormir já eram mais de meia-noite.

Na sexta-feira nós fomos para o Vaticano. Pegamos o metrô (só tem duas linhas! estamos acostumados com o metrô gigante de Londres. Não é tão limpo e organisado como o daqui, mas não é sujo como o de Paris!) e descemos em Ottaviano. Fomos direto para os museus do Vaticano, para o qual eu havia comprado ingresso na internet. Não tinha fila nenhuma, absolutamente nenhuma! O museu estava bem vazio. Tinham outras pessoas, claro, mas bem poucas, dava pra ver tudo na boa sem ficar esbarrando em ninguem e em algumas salas era só nós 2. Adorei tudoÇ as estátuas e esculturas, as tapeçarias (eu adoro tapeçarias, mais do que pinturas), as pinturas nos tetos. O que são os tetos daquelas salas? Um mais lindo do que o outro! A parte de arte moderna eu passei direto, não gosto muito, fui direto pra Capela Sistina. Haviam me falado que era pequena e várias pessoas ficaram desapontadas. Não entendo porque. Eu achei grande e bonita! è uma capela, não uma igreja! Pra uma capela é um tamanho bem grande. E obviamente a arte de Michelângelo é de tirar o fôlego! Nós havíamos pego o audio guide pra ouvir as explicações e lá fala que ele não só era talentoso como pintor, mas ele era também um estudioso e colocou muita coisa da cultura da época, das histórias da Bíblia e até de outros livros nas pinturas dele. Obviamente não sou culta nessas coisas pra entender muito o que ele colocou nas pinturas dele, mas o audio guide deu umas explicações e fiquei menos ignorante no assunto :)

DSC02203

Saíndo do museu nós fomos num restaurante do lado do Vaticano chamado Insalata Ricca, que foi dica da minha irmã. Foi o melhor restaurante que fomos em Roma. Absolutamente delicioso! Eu segui a sugestão dela e pedi de entrada a bruschetta com tono, (atum), e só de pensar naquele pão com azeite de oliva e o atum me dá água na boca. Pra mim este vai ser o símbolo da comida italiana pra mim, absolutamente maravilhoso. Se alguém for pra Roma e estiver lendo isso, recomendo  que procurem este restaurante! Eu comi ravioli como prato principal e era massa caseira, muito bom!

Depois nós fomos para a Piazza San Petro. É bem grandiosa e fico imaginando quanta gente cabe lá, pois quando o papa reza missa aquele lugar fica cheio de gente. A basílica do Vaticano é lindíssima, a mais bonita que eu já vi na vida.

DSC02211

É grandiosa, cheio de arte e história. Aprendi que o Vaticano foi construído em cima de onde São Pedro (o apóstolo e primeiro papa) foi enterrado. Fiz uma prece numa capela lá dentro e aí fomos ver os túmulos dos papas, que fica embaixo. Vi o túmulo do João Paulo II. Tinha várias pessoas lá rezando, mas não estava cheio. Meus pais falaram que não conseguiram ir porque estava com muita fila pra entrar lá. Depois nós subimos até a cúpola da basílica. Podia pegar elevador até a metade, mas resolvemos subir tudo pela escada. Nem foi tão difícil e no fim as escadas ficam bem apertadas e o teto torto pra direita, quando vai se aproximando do topo. A vista lá de cima é muito bonita! Era um dia lindo de sol, demos muita sorte!

DSC02217

DSC02218

Descemos e aí fomos caminhando pelas ruas ali per perto até achar o metrô e voltamos pro hotel. Estávamos muito cansados de ter dormido pouco. Jantamos num restaurante que parecia ser turístico (já havíamos caminhado o suficiente por um dia), mas que acabou que era gostosa a comida. Comi uma pizza Capricciosa e um copo de vinho da casa. Engraçado que vinho da casa (o tinto) eu consigo tomar. Os vinhos que se compra no super mercado eu não consigo, acho ruim.

Esse foi nosso primeiro dia em Roma! Adorei!

1 comment:

Gisele Tridapalli said...

Oi Grazi!
Adorei as fotos, principalmente aquelas do alto!
O Vaticano é muito lindo né? Acho que é um lugar emocionante!
Pra mim também a melhor comida de Roma foi a bruschetta da atum, nunca vi uma coisa tão gostosa!
Bom, vou ler as outras partes!