Sunday, 24 October 2010
Surpresa
Vou tentar prestar mais atenção nesta parte pra não parecer que estou ignorando comentários :)
Thursday, 21 October 2010
Praga III
No domingo, nosso último dia, fomos visitar o bairro judeu. Como todo país do centro-leste europeu, tem um bairro judeu e memoriais aos judeus que morreram na guerra. Tem um cemitério bem grande e antigo, cuja primeira lápide é de 1430!
Cemitério judeu
O cemitério tem vários níveis, não se sabe quantas pessoas estão enterradas lá, e algumas das lápides do nível mais baixo começaram a subir e o resultado é uma selva de lápides. Visitamos também sinagogas e museus com objetos e histórias da cultura e religiâo judias, explicando como funciona os rituais de quando alguém morre, o significado de cada coisa, achei interessante.
No caminho vimos uma escultura estranha, de um homem pendurado numa das casas. Praga tem disso, esculturas estranhas, acho que só artista e intelectual pra entender :)
Estátua de um homem pendurado
Esse passeio durou a manhã inteira e depois paramos pra um café e eu comi um strudel de maçã, mas não era tão bom quanto os da Alemanha ou Áustria. Meio-dia voltamos pro hotel pra pegar nossas coisas, pois eu e o André voamos de Praga pra Londres as 2 da tarde.
Metrô em Praga
O Warner ia pra França de trem mais tarde (acabou que ele veio pra Londres no dia seguinte porque a França está em greve por causa de reforma da previdência, coisa de país latino...). Nosso vôo foi tranquilo, chegou no horário, deu tudo certo. Eu adorei Praga, com certeza é das minhas cidades preferidas da Europa até agora, e quero muito voltar lá um dia!! Pra mim foi uma mistura de Vienna com Budapeste, porque muita coisa lembrou Budapeste (talvez o fato de ser leste europeu, ex-comunista, dava pra ver na arquitetura e decoração dos lugares), mas é bem mais legal do que Budapeste, é limpa e organisada como Vienna e alguns prédios lembram os de Vienna. Recomendo a quem tiver oportunidade de conhecer que vá!
Ah, e nem tentem aprender tcheco, pois é impossível de lembrar de qualquer palavra 5 minutos depois que vc aprende!!
Praga II
No dia seguinte acordamos cedo e fomos tomar café, que estava incluso na diária (o que não é comum aqui na europa) e estava bem gostoso, com bastante opções. Depois pegamos o tram novamente e fomos para o castelo terminar de ver. Estava super cheio, ainda bem que já tínhamos nosso ingresso. O dia também estava melhor, sem chuva, então foi melhor de explorar a parte na rua.
Jardim do castelo com cores de outono
Desta vez descemos pelos jardins do castelo, que eram lindos! Como é outono, as cores das árvores e plantas no geral estava muito bonitas, algumas vermelhas, outras amarelas, algumas ainda verdes. Realmente valeu a pena a descida pelos jardins, nós 3 gostamos muito.
Jardim do castelo de Praga
Uma vez lá embaixo visitamos um jardim chamado Waldstein, que tem um muro de pedra bem grande (não sei exatamente o significado do muro), e tem também algumas esculturas e pavões caminhando por lá.
Muro estraho, de pedra
Foi interessante. Seguimos o guia do lonely planet pra ver algumas coisas mais por ali, como o muro do John Lennon, que é um muro cheio de grafite. Mas diz na história que este muro era pichado com desenhos e frases inspirados no John Lennon, quando Praga ainda sofria com o regime comunista, e a polícia ia lá e pintava por cima. Hoje é só um muro normal, todo pichado, mas tem um significado. Caminhamos pelas ruazinhas estreitas e charmosas e paramos num restaurante pra almoçar. Incrível como os restaurantes são aconchegantes. Apesar do frio na rua, qualquer lugar é quentinho dentro, ao contrário de Londres, onde apesar da calefação ainda é meio friozinho. Comi goulash (não tinha a sopa), que é carne com um molho, e de acompanhamento tinha batata. Depois fomos até o museu do Franz Kafka, um famoso escritor tcheco, mas não chegamos a entrar. Passamos novamente pela CHarles Bridge, que é ali do lado, caminhamos por old town square de novo (e de novo tinha vários turistas na frente do relógio) e fomos até o Powder gate, o único dos 13 gates originais que estavam ao redor da cidade. É chamado de Powder Gate porque há um certo tempo atrás os militares guardavam pólvora lá dentro. Subimos pra ver a vista da cidade, que era bem bonita.
Powder Gate
Vista de cima da Powder Gate
Depois caminhamos até Wencesla´s square, uma rua comprida com várias lojas, lembrava São Paulo, com a calçada, as árvores e as lojas, cheio de gente. Inclusive cheio de lojas estrangeiras, tinha várias aqui do UK, tinha até a C&A lá. No fim desta rua tem um museu num prédio bem bonito. No caminho tem memoriais de vítimas do comunismo e homenagens a jovens que se mataram em protesto ao comunismo (incrível como o comunismo arruinou tantos países! Acho que por isso que eles agora gostam de ter lojas estrangeiras por lá, pra que seja somente uma memória remota.)
Havíamos andando praticamente pela cidade inteira, e como nenhum de nós 3 tem 20 e poucos anos mais (o Warner já tem 40, e eu e o André já passando dos 30), voltamos os 3 pro hotel pra dar uma descansada, Eram mais ou menos 4:30 da tarde. No nosso quarto (eu e o André, o Warner tinha um quarto pra ele) ele haviam deixado 2 garrafinhas de vinho e um bilhete de feliz aniversário pro André, super queridos. Depois de uma descansada tomamos o vinho e saímos pra jantar. Fomos num outro restaurante ali perto do nosso hotel, que também era bem gostoso. Comi uma salada e mushroom com batata, pois o goulash do almoço, apesar de bom, era meio pesado, então não quis carne nenhuma. Foi janta de aniversário do André e tava bem gostoso.
Praga é uma cidade muito charmosa de noite, e ficamos caminhando pelas ruazinhas iluminadas por postes no estilo antigo, muito legal!
Praga I
Semana passada foi absolutamente estressante. Não só tive que passar a semana inteira organisando coisas pra mudança, o trabalho está super estressante. Como sempre a causa do stress no trabalho é por gerentes que não deveriam estar ocupando o cargo de gerentes e tomam decisões erradas, apesar de serem avisados das consequencias. Mas não vou entrar em detalhes...
Foi com alegria então que saí de Londres na sexta-feira de manhá. Eu e o André fomos passar um fim de semana longo em Praga, na República Tcheca. Saímos de Londres logo antes das 8 da manhá. O Võo saiu no horário e foi super tranquilo. Eram 11 horas no horário local (Praga está uma hora na frente de Londres) e estávamos já no aeroporto. O vôo teve pouco mais de 1:30. O translado até o hotel foi super tranquilo. Havíamos lido na internet como fazer pra chegar no hotel, e depois 15 minutos de ônibus e 20 de metrô estávamos na frente do nosso hotel. Isto saiu cerca de 2 libras, enquanto táxi teria saído cerca de 20. Como viajamos com pouca bagagem, cada um com uma mochila, não havia necessidade de táxi.
Nosso hotel ficava no centro antigo de Praga. A localização era perfeita, perto das atrações todas, de mercado, bares e restaurantes.
No hotel encontramos o Warner, um amigo nosso da Nova Zelândia que veio passar um mês na Europa e combinamos de nos encontrar em Praga. O check-in era só as 2, então fomos caminhar pelo Old Town Square, onde tem o tal do Astronomical Clock.
Old Town Square - Prague
É uma praça típica das cidade da Europa, com restaurantes e cafés ao redor, e no meio tem uma estátua e tem também uma igreja. Nesta igreja do lado de fora tem esse relógio, que tem um design todo diferente. Ao toque de cada hora este relógio toca e tem um esqueleto puxando uma cordinha e mais outros bonecos se mexendo. Nem preciso dizer que a cada hora tem dezenas de turistas ali na frente esperando pra ver isso, apesar de não ser grandes coisa. Mas o relógio em si é bem bonito e diferente (foto acima).
Fomos atrás de um lugar pra almoçar e achamos uma taverna onde a comida era bem gostosa. o André tomou sopa de goulash e eu comi frango. Deveria ter comido a sopa, pois experimentei e estava deliciosa!!
Aí voltamos pro hotel pra fazer check-in, largamos as coisas e fomos em direção ao castelo de Praga, que fica do outro lado do rio Vltava. Fomos de tram (não é trem, é tram mesmo, tipo bondinho), pois tem que subir um pouco até chegar no castelo e já estava no meio da tarde, então não quisemos perder tempo subindo a pé.
O ruim é que começou a chover e acabamos ficando na chuva um tempo antes de conseguirmos entrar no castelo.
Castelo de Praga
Vimos a catedral de St. Vitus, grande e bonita, vimos o Old Royal Palace, e vimos uma capela que já nem lembro o nome. Este castelo é na verdade um complexo bem grande, de várias construções. Não tinha um palácio como os que vimos em Vienna, com decorações e móveis. Se tem não está aberto ao público. Mas pelo que li aquele lugar é a morada oficial do presidente, então deve ter apartamentos lá. Resolvemos deixar pra ver o resto no dia seguinte (o ingresso vale pra 2 dias) e descemos do castelo até a cidade pelas escadas. O bairro embaixo do castelo, o tal Mala Strana é bem bonitinho!! Passamos pela Charles Bridge, a famosa ponte de Praga, que estava lotada de turistas, vendedores de souvenirs e artistas. De noite fica tudo iluminado e a vista pro castelo do outro lado do rio é de tirar o fòlego, muito bonita mesmo!
Vista do castelo de noite
No caminho pro hotel paramos num restaurante pra jantar, e demos sorte, pois o restaurante era muito bom. Super aconchegante (estava frio, menos de 10 graus) e comida boa. Comemos sopa, tomamos vinho e comemos sobremesa. Fomos dormir cedo, pois os 3 estavam acabados. O Warner com jetlag de 12 horas, o André gripado, e eu como havia acordado cedo estava morrendo de sono.
Monday, 11 October 2010
De mudança
No presente momento, cada pertence meu está dentro de alguma das caixas espalhadas pela casa. Cada blusa, meia, brinco, sapato, livro, enfeite, tudo foi cuidadosamente colocado em alguma caixa. A minha vida inteira (e do André) ficará armazenada numa sala de poucos metros quadrados por duas semanas a partir de amanhã. Enquanto isso ficaremos hospedados na sala da casa de uma amiga. Neste meio tempo ainda temos uma viagem programada. Ano passado cancelamos uma viagem pra Milão por causa de mudança, mas este ano vamos em frente com a viagem, desta vez pra Praga. Seremos dois sem-teto em Praga no próximo fim de semana.
Dia 25 de outubro pegaremos todas as caixas, leva-las-emo para casa nova e então passaremos duas semanas arrumando tudo, pois sempre demora pra achar um lugar pra cada uma das nossas coisas.
Nisso teremos como hóspede um amigo do André, da Nova Zelândia, que como pagamento vai nos ajudar com a mudança. Logo depois chega uma das minhas irmãs pra uma visita, e assim vai, fins de semana ocupados até dezembro já!
Eu realmente espero que esta mudança seja a última aqui em Londres. Se ano que vem tivermos que nos mudar de novo a gente vai mudar é de país.
Bom, vou terminar aqui pra colocar o computador na caixa.
DETALHE: fiquei sabendo que a minha sogra passou o endereço do meu blog pra várias pessoas, muitas das quais não tenho muita intimidade, então estou me esforçando pra escrever um texto melhor do que o normal. Não sou uma escritora talentosa como o André e a Laura, e não meço palavras quando estou brava, como é fácil de ver nos meus posts antigos, então náo esperem muito deste blog, pois ele foi criado pra minha família saber o que anda acontecendo comigo, se bem que acho que já nem lêem mais este blog hehehe