Thursday 21 October 2010

Praga I

Semana passada foi absolutamente estressante. Não só tive que passar a semana inteira organisando coisas pra mudança, o trabalho está super estressante. Como sempre a causa do stress no trabalho é por gerentes que não deveriam estar ocupando o cargo de gerentes e tomam decisões erradas, apesar de serem avisados das consequencias. Mas não vou entrar em detalhes...
Foi com alegria então que saí de Londres na sexta-feira de manhá. Eu e o André fomos passar um fim de semana longo em Praga, na República Tcheca. Saímos de Londres logo antes das 8 da manhá. O Võo saiu no horário e foi super tranquilo. Eram 11 horas no horário local (Praga está uma hora na frente de Londres) e estávamos já no aeroporto. O vôo teve pouco mais de 1:30. O translado até o hotel foi super tranquilo. Havíamos lido na internet como fazer pra chegar no hotel, e depois 15 minutos de ônibus e 20 de metrô estávamos na frente do nosso hotel. Isto saiu cerca de 2 libras, enquanto táxi teria saído cerca de 20. Como viajamos com pouca bagagem, cada um com uma mochila, não havia necessidade de táxi.
Nosso hotel ficava no centro antigo de Praga. A localização era perfeita, perto das atrações todas, de mercado, bares e restaurantes.
No hotel encontramos o Warner, um amigo nosso da Nova Zelândia que veio passar um mês na Europa e combinamos de nos encontrar em Praga. O check-in era só as 2, então fomos caminhar pelo Old Town Square, onde tem o tal do Astronomical Clock.

DSC02934

Old Town Square - Prague

É uma praça típica das cidade da Europa, com restaurantes e cafés ao redor, e no meio tem uma estátua e tem também uma igreja. Nesta igreja do lado de fora tem esse relógio, que tem um design todo diferente. Ao toque de cada hora este relógio toca e tem um esqueleto puxando uma cordinha e mais outros bonecos se mexendo. Nem preciso dizer que a cada hora tem dezenas de turistas ali na frente esperando pra ver isso, apesar de não ser grandes coisa. Mas o relógio em si é bem bonito e diferente (foto acima).
Fomos atrás de um lugar pra almoçar e achamos uma taverna onde a comida era bem gostosa. o André tomou sopa de goulash e eu comi frango. Deveria ter comido a sopa, pois experimentei e estava deliciosa!!
Aí voltamos pro hotel pra fazer check-in, largamos as coisas e fomos em direção ao castelo de Praga, que fica do outro lado do rio Vltava. Fomos de tram (não é trem, é tram mesmo, tipo bondinho), pois tem que subir um pouco até chegar no castelo e já estava no meio da tarde, então não quisemos perder tempo subindo a pé.
O ruim é que começou a chover e acabamos ficando na chuva um tempo antes de conseguirmos entrar no castelo.

DSC02954

Castelo de Praga

Vimos a catedral de St. Vitus, grande e bonita, vimos o Old Royal Palace, e vimos uma capela que já nem lembro o nome. Este castelo é na verdade um complexo bem grande, de várias construções. Não tinha um palácio como os que vimos em Vienna, com decorações e móveis. Se tem não está aberto ao público. Mas pelo que li aquele lugar é a morada oficial do presidente, então deve ter apartamentos lá. Resolvemos deixar pra ver o resto no dia seguinte (o ingresso vale pra 2 dias) e descemos do castelo até a cidade pelas escadas. O bairro embaixo do castelo, o tal Mala Strana é bem bonitinho!! Passamos pela Charles Bridge, a famosa ponte de Praga, que estava lotada de turistas, vendedores de souvenirs e artistas. De noite fica tudo iluminado e a vista pro castelo do outro lado do rio é de tirar o fòlego, muito bonita mesmo!

DSC02960

Vista do castelo de noite

No caminho pro hotel paramos num restaurante pra jantar, e demos sorte, pois o restaurante era muito bom. Super aconchegante (estava frio, menos de 10 graus) e comida boa. Comemos sopa, tomamos vinho e comemos sobremesa. Fomos dormir cedo, pois os 3 estavam acabados. O Warner com jetlag de 12 horas, o André gripado, e eu como havia acordado cedo estava morrendo de sono.

 

No comments: