Thursday 21 October 2010

Praga III

No domingo, nosso último dia, fomos visitar o bairro judeu. Como todo país do centro-leste europeu, tem um bairro judeu e memoriais aos judeus que morreram na guerra. Tem um cemitério bem grande e antigo, cuja primeira lápide é de 1430!

DSC02994

Cemitério judeu

O cemitério tem vários níveis, não se sabe quantas pessoas estão enterradas lá, e algumas das lápides do nível mais baixo começaram a subir e o resultado é uma selva de lápides. Visitamos também sinagogas e museus com objetos e histórias da cultura e religiâo judias, explicando como funciona os rituais de quando alguém morre, o significado de cada coisa, achei interessante.

No caminho vimos uma escultura estranha, de um homem pendurado numa das casas. Praga tem disso, esculturas estranhas, acho que só artista e intelectual pra entender :)

DSC02992

Estátua de um homem pendurado

Esse passeio durou a manhã inteira e depois paramos pra um café e eu comi um strudel de maçã, mas não era tão bom quanto os da Alemanha ou Áustria. Meio-dia voltamos pro hotel pra pegar nossas coisas, pois eu e o André voamos de Praga pra Londres as 2 da tarde.

DSC02996

Metrô em Praga

O Warner ia pra França de trem mais tarde (acabou que ele veio pra Londres no dia seguinte porque a França está em greve por causa de reforma da previdência, coisa de país latino...). Nosso vôo foi tranquilo, chegou no horário, deu tudo certo. Eu adorei Praga, com certeza é das minhas cidades preferidas da Europa até agora, e quero muito voltar lá um dia!! Pra mim foi uma mistura de Vienna com Budapeste, porque muita coisa lembrou Budapeste (talvez o fato de ser leste europeu, ex-comunista, dava pra ver na arquitetura e decoração dos lugares), mas é bem mais legal do que Budapeste, é limpa e organisada como Vienna e alguns prédios lembram os de Vienna. Recomendo a quem tiver oportunidade de conhecer que vá!
Ah, e nem tentem aprender tcheco, pois é impossível de lembrar de qualquer palavra 5 minutos depois que vc aprende!!

No comments: