Dia 31 de dezembro deu um dia maravilhoso em Innsbruck. Não tinha uma nuvem no céu e dava pra ver bem as lindas montanhas ao redor da cidade, coisa que não deu pra ver direito nos dias anteriores por causa das nuvens. E foi neste dia que pegamos o trem pra ir pra Basel…
Vista de Innsbruck do nosso hotel
A viagem foi linda até certo ponto, com paisagens de tirar o fôlego ainda mais com um sol lindo daqueles! Mas na metade do caminho até Zurique tudo mudou e uma névoa espessa e nuvens impediam que víssemos qualquer coisa.
Trocamos de trem em Zurique (foram 3 horas até lá) e aí mais 1:20 até Basel. Entretanto a viagem não é cansativa porque não tem aquela coisarada toda de aeroporto e segurança e check-in etc etc.
Nosso hotel em Basel ficava perto da estação de trem principal, perto dos trams também. Chamava-se Schweizerhof e era bem bonito! Chegando lá, largamos as coisas e fomos passear pela cidade. O tempo estava ruim, mas queríamos ver a tal da Basel Münster, a igreja/monastério e principal atração da cidade que estaria fechada no dia seguinte. É um lugar bem interessante realmente, com uma parte adjacente que tem tombas de monges e umas esculturas meio diferentes.
Monastério em Basel
Dentro da igreja era meio sombrio, mas era bonito e grandioso. Essa igreja fica numa praça e atrás tem vista pro rio. No verão deve ser ótimo ficar lá descansando com vista pro rio e pra outra margem, mas no inverno era tudo meio sombrio, ainda mais com a névoa que tava.
Eu estava morrendo de fome e acabei indo comer numa Mc Donalds ali perto em Marktplatz. Mais de 12 francos uma refeição, o que dá cerca de 7 libras!!! Aqui em Londres um lanche da Mc Donalds é umas 3 libras 4 no máximo! Aliás, parece que Basel é a cidade mais endinheirada da Suíça, e o resultado é que tudo é extremamente caro. Li o guia do lonely planet que lá em Basel os habitantes fazem compras na França pra economizar e fazem festa na Alemanha, pois a cidade é muito certinha. Apesar de ricos não sabem aproveitar parece!
Depois disso fomos pro hotel pra descansar pra festa de ano novo. Havíamos feito reserva num restaurante no centro pras 9 e quando foi 15 pras 9 pegamos o tram pra voltar pra lá. A comida era super gostosa, comi um risoto de camarão delicioso e o André comeu peixe com batatas. Pedimos uma garrafinha de 400 ml de vinho e uma água. Sabe quanto custou isso??? O equivalente a 93 euros!!!!! Um absurdo de caro! Tudo bem que era um restaurante bom (da Mövenpick), mas não era nenhum Ritz ou Michelin awarded!!! Bom, ficamos no restaurante até pelas 11 da noite e aí fomos pra pracinha onde tem a igreja que havíamos ido de tarde. Lá tinha uma árvore de natal bem grande toda iluminada e numa sacadinha da igreja tinha uns músicos tocando músicas de natal. Tava cheio de gente lá ouvindo, era uma comemoração mais calminha.
Eu na janta de ano novo
Quando era cerca de 15 pra meia-noite fomos pra ponte principal de Basel, que estava cheia de gente. Lá seriam os fogos pra virada. Por pura sorte achamos um lugar num dos lados da ponte, que dava bem de frente pra parte do rio onde o barco com os fogos parou. O resultado é que tivemos uma visão privilegiada dos fogos! Quando deu meia-noite o barco apitou e aí nas margens dos rios pessoas, restaurantes e hotéis começaram a soltar fogos de artifício. Não era nada organisado, somente cada um com a sua leva de fogos. Mas quando deu meia-noite e meia foi que o barco começou a soltar os fogos da cidade de Basel. Foi muito melhor do que havíamos esperado!!! Fois dos mais legais que já vi (tirando Sidney, claro). Foram mais de 20 minutos de fogos, cada um mais lindo que o outor.
Fogos na hora da virada em Basel
O único problema é que como o tempo estava ruim (pelo menos não choveu) os mais altos não dava pra gente ver, mas mesmo assim foi muito bom. Do nosso lado tinha uma família alemã muito simpática. A senhora começou a conversar comigo, muito querida, e eles estavam comemorando com champagne e deram um copo pra mim e um pro André! Começamos o ano com sorte pelo jeito :)
Na hora da virada
Depois que os fogos terminaram resolvemos voltar pro hotel. Estava super frio, mas eu não congelei, pois estava usando:
- uma bota de inverno, uma meia térmica e outra meio bem grossa por cima
- uma calça térmica e outra por cima
- a blusa mais quente que eu possuo, um casaco de inverno de Brasil, um casaco de inverno de Nova Zelândia e um casaco de inverno de Londres
- 2 gorros, cachecol e luvas
Mal conseguia me mexer :) Foi um ano novo bem legal, pois não esperávamos que o show de fogos fosse ser tão bonito!
No comments:
Post a Comment