Tuesday 18 January 2011

Médico em Londres

Hoje vou relatar a minha experiência de procurar um médico em Londres. Antes de eu começar vou explicar sucintamente como funciona o sistema de saúde aqui.

A Inglaterra tem um sistema público de saúde, o NHS (National Health System), onde os residentes são atendidos gratuitamente, emergência e cirurgias são realizadas etc. Como toda saúde pública, tem o lado bom e o ruim. O lado bom é que as pessoas pobres conseguem atendimento, o lado ruim é a qualidade do serviço de forma geral. Tirando os ricos (rico mesmo, não to falando de classe média) não se vai em médico particular a não ser que não tenha outro jeito, pois uma consulta é extremamente cara.

Das poucas vezes que eu precisei ir no médico aqui sempre saí decepcionada. Não só eu como várias outras pessoas são da opinião de que médicos aqui só sabem dizer pro paciente tomar paracetamol e descansar. Exames só são realizados se eles acham que o paciente já está com alguma coisa grave, prevenção é uma palavra que praticamente não existe aqui na Inglaterra.

Eu estou doente faz 1 mês e hoje eu resolvi ir no médico. Então eu liguei pro consultório onde sou registrada (se você quiser ir no médico precisa se registrar num consultório perto da sua casa, ou é isso ou você não vai conseguir consulta de jeito nenhum! As clínicas só atendem pacientes registrados.). No consultório falaram que todos os horários já estavam preenchidos e que eu não teria como ver médico lá hoje. Então eu fui atrás de um NHS walk-in centre, que é tipo posto de saúde. Só que chegando lá fui informada que não tem médico, só enfermeiras. Perda de tempo total!

Minha única alternativa então foi ir até um hospital, e pra chegar até o mais perto tive que pegar 2 ônibus. Pra alguém que não está se sentindo bem não foi das tarefas mais fáceis. Uma vez no hospital esperei cerca de 1 hora até ser chamada pra o que depois descobri ser uma avaliação preliminar e fui mandada de novo pra sala de espera, por mais uns 40 minutos até ser chamada de novo pelo mesmo médico, que aí foi um pouco mais meticuloso com as perguntas e o exame. No fim da consulta ele me mandou descansar e tomar paracetamol se tiver dor.

Perdi 3 horas do meu dia pra conseguir ser atendida por um médico. Incrível como o sistema de saúde aqui é ruim! De repente é a melhor forma de fazer funcionar numa cidade grande como Londres, mas definitivamente não quero morar por muito tempo num lugar onde não tenho a menor confiança nos médcos e onde conseguir uma consulta é um inferno. Inglaterra perdendo mais pontos….

1 comment:

Unknown said...

Pelo visto a diferença entre o SUS e esse departamento que você citou, não ficam devendo muito um ao outro. Achei seu blog superlegal, cheio de idéias e informações. Olha tornei-me seguidor de seu blog, e claro se vc quiser me dar a honra, ficarei muitíssimo lisongeado de ter vc seguindo também o meu blog. Inclusive o tema central, se dedica lamentávelmente a tragédia no Rio. Onde tem a relação de desaparecidos e lamentavelmente das pessoas mortas.O meu maior empenho em divulgar esta campanha é por saber que temos brasileiros no mundo inteiro e quem sabe amigo ou talvez parente de uma dessas vítimas.Divulgue também para seus conhecidos.Abraços e até o próximo comentário.
Ah! meu blog! www.vamoscaminharjuntos.blogspot.com