Monday 25 July 2011

Moscou Dia 5 (segunda-feira)

Na segunda-feira eu resolvi sair sozinha e fazer minhas próprias coisas. Eu havia visto num guia um museu que era na casa da família Romanov, que eram muito nobres e ricos, da época dos Tsars, lá por 1600. O palácio onde eles moravam foi mobiliado de forma que a gente possa ver como a família vivia naquela época. Eu gosto bastante deste tipo de museu, então eu fui visitar.
http://www.moscow.info/museums/palace-romanov-boyars.aspx

DSC04075

Entrada pra casa dos Romanov


Gostei bastante e dali fui ver a tal da rua Nova Arbatz, que eh um calçadão com várias lojas. Havia acabado de sair do metrô e comecei a caminhar pela rua quando vi uma Mc Donanlds e resolvi parar pra almoçar. De repente alguém me chama. Eram o André e o pai dele que haviam recém chegado ali também. Almoçamos juntos e aí caminhamos por aquela rua juntos. Não achei nada de especial a tal rua... O pai do André voltou pro hotel pra ficar com a mãe dele que ainda estava doente, e eu e o André fomos ver as estações de metrô, que são uma atração a parte, de tão bonitas! Já havíamos visto algumas nos nossos passeios, mas anotamos as principais recomendadas e passamos em todas. Algumas são realmente fantásticas, grande, espaçosas (aliás Moscou é uma cidade super espaçosa, com ruas largas, bem diferente de Londres onde tudo é apertado). Algumas tem lustres lindos, outras têm murais ou pinturas nas paredes ou teto. Faz o metrô de qualquer outra lugar do mundo parecer sem-graça.

DSC04093

DSC04096

DSC04099

Algumas da estações de metrô de Moscou, absolutamente fantásticas

Depois disso voltamos ao hotel e dei uma descansada rápida. Logo fui me arrumar pra ir no Bolschoi assitir um ballet. Eu havia comprado ingressos pelo site do bolschoi na internet. O site deles é absolutamente horrível! Não parece nem um pouco profissional e depois eu descobri que eu deveria ter impresso algo chamado "Customer Certificate" no site deles e levar até o Box Office pra pegar os ingressos. Era impossível chegar nesse tal de customer certificate. O login e senha que eu havia usado pra comprar os ingressos nao funcionavam mais e nao é possível pedir nova senha pelo site no caso de vc esquecer a sua. Aí passei uma manhá inteira tentando telefonar pra eles sem sucesso (isso em Londres ainda, antes da viagem). Depois o André acabou conseguindo e a mulher falou num inglÊs péssimo que era só levar comprovante de pagamento.
Bom, uma vez em Moscou eu voltei naquele teatro nada menos do que 4 VEZES até conseguir pegar aqueles ingressos malditos. Nunca na minha vida vi uma empresa de renome ser tão mal preparada pra lidar com clientes. Pra começo de conversa ninguém fala inglês, apesar  do site informar a hora de abertura do box office estava sempre fechado. Aì tinha um guardinha que sempre mostrava com o dedo o novo horário de abertura, e quando voltávamos naquela hora estava fechado e o horário de abertura havia mudado. Eu fiquei possessa e por causa disso não recomendo que ninguém compre ingresso pela internet porque é pra se incomodar. Mas finalmente depois da 4 vez lá aquele maldito box office estava aberto e pegamos os ingressos. Bom, eu havia pesquisado um pouco sobre o que era o ballet, apesar do site deles não explicar absolutamente NADA a respeito das apresentações. Só que chegando lá começou com uma dança super moderna. O cenário era branco e tinha um quadrado branco no palco, e os bailarinos usavam um macacão super curto colado no corpo e ao invés de movimentos graciosos e delicados que eu estou acostumada a ver em ballet o que eu vi foram corpos se contorcendo de forma nem um pouco interessante e muitas vezes a coreografia tinha gosto duvidoso, de apelo pornográfico. Eu absolutamente DETESTO dança moderna, acho horrível e fiquei puta porque se eu soubesse nunca teria comprado ingresso. mas depois de meia-hora de tortura a coisa acabou e eu descobri que seriam 3 ballets diferentes. Depois de uma eternidade batendo palma e esperando cada bailarino receber um bouquet, e de internalo gigantesco de 20 minutos, começou a segunda apresentação, que foi bem mais legal. Foi parte de um ballet chamado Jewel, que tem 3 partes (acho que a primeira é safira e é dança moderna, a segunda Rubi e é mistura de clássico e moderno e a terceira diamante, que é só clássico). A parte que fizeram foi a Rubi que misturou Clássico com um pouquinho de moderno, mas foi bem mais legal e eles usaram tutus, a roupa que estou acostumada a ver nas apresentações. A terceira parte foi bem legal, foi a que eu havia lido na internet, se chamava Sinfonia dos Salmos e foi bem legal, pois tinha coral junto com a orquestra, e a letra  (apesar de eu não entender nada) tinha partes de salmos nela. A coreografia foi muito bonita, e o figurino também, gostei bastante.
Depois disso nós jantamos num restaurante do Uzbequistão que ficava perto do hotel e eu comi salmão com arroz, pois não quis experimentar nada diferente.
A noite estava bem agradável, cerca de 24 graus, coisa que acontece uma vez ano ano em Londres, então foi bom que eu aproveitei.

DSC04104

Pronta pra ver o ballet do Bolshoi em Moscou

No comments: