Saturday 23 July 2011

Moscou Dia 3 (sábado)

Neste dia nós visitamos a praça vermelha, principal símbolo de Moscou. Começamos pelo memorial do Lenin. Eu não sabia nada sobre esse cara, mas como os pais do André são super empolgados com política, principalmente de esquerda, eles me contaram quem foi o Lenin e o que ele fez etc. Na real eu não consigo me empolgar com política, mas como quem está na chuva é pra se molhar, eu entrei na fila de 1 hora pra ver o tal do Lenin. Tudo foi muito bagunçado, pois não dava pra saber onde seria a fila e nem se poderia entrar com mochila ou não, tanto que o André não entrou porque não sabia onde deixar a mochila com a câmera. O que eu vi foi o corpo do Lenin usando um terno escuro, numa caixa de vidro, numa sala escura. Tem gente que diz que é um boneco de cera, mas oficialmente o corpo está sendo preservado com algum tipo de químico aplicado periodicamente. O memorial é aberto somente alguns dias da semana das 10 até 1 da tarde, então sempre tem fila. Se você não tem tempo suficiente não tem porque visitar este memorial.

DSC04029

André na frente do memorial do Lenin


Depois fomos até a catedral de São Basílico, que é aquela com as torres arredondadas. De fora é absolutamente linda, é o principal cartão postal de Moscou, mas de dentro nem tanto, são várias salinhas pequenas não muito interessantes.

DSC04020

Catedral de São Basílico na Praça Vermelha em Moscou


Também na praça vermelha fica o museu de história, que é um prédio muito bonito, mas não entramos, e tem também uma outra igreja bonitinha cujo nome eu esqueci, e tem um prédio bem grande, que é uma galeria de lojas chamada Gum. É toda moderna, mas o banheiro era daquele sem privada, só um buraco no chão, que eu me recusei a usar e fiquei sem entender como um lugar tão moderno pode ter um banheiro assim!

DSC03981

Museu da história na praça vermelha em Moscou


Ficamos um tempão procurando um restaurante pra comer ali por perto e acabamos comendo num turístico bem fraquinho. Depois do almoço vimos a ex sede da KGB, a polícia secreta russa, que hoje nem sei o que é. Dali eu fui até o teatro do Bolshoi pegar os tickets pro ballet que eu havia comprado pela internet. Foi a segunda vez que eu fui lá e o ticket office estava fechado, isso que quando fui lá de manhã me falaram que só abriria as 2 da tarde e chegando lá as 2 estava fechado. Fiquei puta e mal sabia eu que eu teria que voltar lá mais 2 vezes pra conseguir os malditos ingressos.
Depois disso os pais do André foram pro hotel descansar e eu e ele fomos passear pela rua Tverskaya, que é bem famosa. Eu não achei nada demais, eu imaginava Moscow um lugar mais moderno, mas a maioria dos prédios e mais velha e nem todos são interessantes de se ver. Paramos numa Mac Donalds onde tomei um milk shake, que fazia séculos que eu não tomava. Isso porque estava um calor de mais de 30 graus e o maior sol, e como isso não existia na Nova Zelândia e não existe na Inglaterra, eu não posso mais tomar sorvete ou coisas muito geladas porque eu fico doente...
Engraçado que todos os nomes de restaurantes como Mc Donalds, Pizza Hut, Star Bucks etc, todos são escritos em russo, mas quando você lê você vê que o som é exatamente o mesmo de como a gente fala.

DSC04103

Pizza Hut em Russo


Aí fomos ver a tal catedral de Cristo Salvador, que é bem grande e fica perto do Kremlin, do lado do rio. Como é uma igreja ortodoxa mais "exigente", não podia entrar de shorts. Aì eu peguei meu lenço e amarrei na cintura em cima do shorts pra fazer de saia, mas aí não pude entrar porque estava de blusa de alcinha e não pode mostrar o ombro. Aí decidi não tentar mais, apesar de o André ter um casado na mochila dele que eu poderia ter usado e me contentei a ver de fora, que era realmente muito bonita.

DSC04047

Catedral de Cristo Salvador em Moscou


Voltamos pro hotel pra descansar e aí fomos num restaurante ucraniano jantar. A comida estava bem boa, tomei uma sopa de frango com legumes e um tipo de pure de batata recheado com cogumelo. Eu gostei da comida na rússia, não usam milhares de temperos que tiram o gosto da comida, como os ingleses fazem. É mais sal, alho, cebola, que nem se usa no Brasil, mas é um pouco mais pesada, pois usam bastante óleo e têm mania de usar nata em tudo (que eu sempre pedia sem, pois não posso comer. Aliás, não sei que mania é essa de usar nata em tudo!!)
Foi um dia cansativo, mas muito bom!

No comments: