Thursday 21 July 2011

Moscow Dia 1 (quinta-feira)

JumpingMoscow

Os próximos posts vão relatar a minha viagem a Moscou, na Rússia.
Sempre tive curiosidade de conhecer a Rússia, e já que estou por estes lados do planeta não queria perder a oportunidade de conhecer Moscou. O plano original era ir para São Petersburgo também, mas a viagem teria que ser meio comprida e resolvemos deixar esta cidade para outra oportunidade.
Partimos para Moscow ás 10 da manhã. Foram 3:30 de vôo, mas com o fuso-horário de 3 horas a mais em Moscow, mais até passar na imigração, pegar as malas, pegar o trem até a cidade e chegar no hotel, já era mais de 5 da tarde e estávamos cansados demais pra fazer turismo neste dia.

A grande maioria das nacionalidades precisa de visto para ir para a Rússia, só que o Brasil tem um acordo com a Rússia e brasileiros não precisam de visto. Isto é dito nos sites das embaixadas da Rússia no Brasil e do Brasil na Rússia, entretanto não é claro se alguma outra documentação é necessária. Por via das dúvidas pedimos pro hotel uma carta dizendo que estaríamos hospedados lá dos dias x até y, para cada pessoa do nosso grupo (os pais do André foram junto). Isto é um dos requerimentos pra quem precisa pedir visto, precisam levar isso no consulado junto com outras coisas pra conseguir o visto.
Então cada um tinha essa carta pra apresentar na imigração, mas acabou não sendo necessário, só apresentando o passaporte eles carimbam e você entra.
O idioma foi uma barreira muito grande. Mesmo Moscou tendo turistas do mundo inteiro, precisa aprender muito sobre como informar os turistas certas coisas básicas sobre os locais de interesse, como onde deixar mochila nos lugares onde não é permitido entrar com mochila, onde formar fila, e mesmo dentro de atrações está tudo escrito somente em russo, sem absolutamente nenhuma tradução pro inglês! As poucas pessoas que falam inglês é um inglês bem limitado. É claro que eles não têm obrigação de falar inglês, mas disponibilizar placas e outras informações em inglês é o mínimo que se espera de uma cidade com grande fluxo de turistas aqui na Europa.
Eu aprendi russo por uns 2 meses, coisas ridiculamente básicas, só pra sobreviver mesmo, e isso ajudou. Pra quem vai pra Rússica eu recomendo aprender o alfabeto russo, senão você não vai conseguir chegar em lugar nenhum no metrô (as placas dentro do metrô são somente em russo), aprenda os números pelo menos até 10, e certas frases básicas para restaurantes e hotéis. Nos hospedamos no Ibis e foi muito bom, super bem localizado, todos falam inglÊs e nos ajudaram bastante com informações.
Bom, mas no dia em que chegamos saímos pra jantar num lugar ali perto do hotel. Foi quando consegui usar algumas das coisa que eu havia aprendido em russo, pra fazer o pedido, depois pedir a conta etc. Fiquei feliz que me entenderam Smile