Friday 8 November 2013

Edinburgo–Dia I

Na sexta-feira eu tomei café no hotel por conveniência, fiz check-out e fui para a parte antiga da cidade fazer a minha tour. Existem várias empresas que fazem tours a partir de Edinburgo para vários lugares interessantes na Escócia. Um passeio famoso é para a Scottish Highlands, que passa pelo Lago Ness, onde a lenda diz que existe o famoso monstro do lago Ness. O problema é que este passeio dura 12 horas e como as distâncias são muito grandes passa-se o dia inteiro dentro do ônibus. Por isso resolvi fazer outro passeio, que dura menos e passa-se mais tempo explorando os lugares. O nome da empresa que eu escolhi era Rabbies e eu fiz o passeio para Scottish Borders e Capela Rosslyn. Vou deixar pra fazer o outro passeio quando alugar um carro e tiver mais tempo. 
O mini ônibus era confortável e o guia era bem simpático e nos contou histórias da cultura escocesa a viagem inteira. Realmente fez diferença no passeio ter alguém nos explicando sobre a cultura, contando histórias interessante e divertidas.

Blog1

Paisagem durante a viagem
Vista que Walter Scott mais gostava
Abadia de Melrose
Rio que passa na vila de Melrose


O dia estava bonito de sol e a paisagem da fronteira escocesa é bem tranquila e bonita. A primeira parada foi na área onde um escritor escocês famoso chamado Walter Scott morava. Nesta área tem um ponto de vista muito bonito, onde dizem que ele sempre visitava procurava inspiração. O guia contou que na procissão do enterro do escritor os cavalos dele pararam naquele lugar, de tão acustomados estavam de parar naquele ponto para ele admirar a vista.
A segunda parada foi numa vila chamada Melrose, onde ficamos por 1:30 horas. Lá era cada um por si. O guia deu dicas do que tinha pra ver e fazer, e o resto do meu grupo (éramos em 4 somente, um casal americano, uma americana, e eu) e eu fomos ver as ruínas de uma abadia. Lá nos separamos e eu resolvi ir até o rio e cruzar a ponte que o guia falou. A paisagem era bem bonita, havia pessoas caminhando com seus cachorros, tudo muito tranquilo. O oposto de Londres.

Resolvi então ir almoçar e eu fui num açougue que o guia falou que fazia tortas de carne muito boas. Aqui no Reino Unido tortas de carne são muito famosas e eu nunca como, então desta vez resolvi experimentar. Foi a melhor coisa, a torta era absolutamente deliciosa! A carne dentro era super macia e saborosa, fico com água na boca só de pensar. Pra quem me conhece sabe que isso é especial pois não existem muitas comidas que me dão água na boca.

Blog2

Capela Rosslyn por fora
Eu comendo a steak pie
Ruínas do palácio
Dentro da Capela Rosslyn
Paisagem de outono

A próxima parada foi na Capela Rosslyn, que ficou famosa no filme do Código Da Vinci. Não lembro muito bem a história do fime e o que eles acharam lá, mas depois que este lugar apareceu no filme o número de visitantes por ano pulou de 30 mil para 300 mil, e passaram a cobrar entrada. O bom é que com esse dinheiro os trabalhos de manutenção conseguiram renovar e manter o lugar que já chegou a ficar abandonado.

A tal capela é pequena, mas muito interessante. Existe muito mistério sobre as simbologias todas lá dentro, inclusive de como alguns símbolos foram parar lá. Não se pode bater fotos lá dentro, mas o motivo não é porque fotos prejudicam o lugar, como acontece em alguns museus, mas sim porque algum turista idiota caiu ao bater foto e processou o lugar, que teve que pagar algo pro tal turista, e por isso resolveram proibir fotografia no geral. Como o motivo da proibição é fútil eu bati algumas fotos escondida.

Ao sair dali eu corri até as ruínas de um palácio que havia ali do lado, pois havia somente mais 10 minutos até ter que voltar ao ônibus, e logo voltamos pra Edinburgo. A paisagem de outono nesta parte do passeio estavam muito bonitas.

Uma vez de volta a Edinburgo eu subi em Carlton Hill, um morro no meio da cidade, que tem a vista bem bonita pra cidade de Esinburgo. Já estava escurecendo e não consegui ficar muito tempo lá em cima, mas consegui bater fotos e apreciar a vista por uns 20 minutos. Desci o morro pelo outro lado pois descobri que dava pra rua do meu hotel. Lá peguei minha mochila e fui pro meu outro hotel, onde dividi quarto com o Raymond e a Jinny, que chegaram na cidade de noite.

Blog3

Área na frente da estação de trem ao entardecer
Vista de cima de Carlton Hill

No comments: