Wednesday, 2 July 2014

Wimbledon

Em junho sempre acontece aqui em Londres o campeonato de tênis de Wimbledon, famoso no mundo inteiro. Eu nunca fui de acompanhar tênis, mas aqui na Inglaterra é um esporte do qual se fala muito, principalmente nesta época do ano. É uma coisa bem inglesa assistir o campeonato de Wimbledon. Claro que tem gente que diz que tênis é esporte de burguês e que as massas não tem acesso, mas é algo da cultura inglesa independente de quem participa.
Depois de quase 6 anos aqui eu, pela primeira vez, resolvi ir até lá pra ver do que se trata. 
Eu sabia que Wimbledon não era uma quadra só, mas não imaginava que seriam tantas. Na verdade o torneio acontece num complexo bem grande, com 19 quadras. Tem praça de alimentação, quiosques vendendo comidas e bebidas, tem um prédio pra imprensa, outro pros jogadores se trocarem e assim vai. É realmente um lugar bem grande. 
Existem 3 quadras principais: a chamada Central Court (quadra central), e as números 1 e 2. Pra essas quadras você precisa de ingresso específico, que explico como conseguir mais pra frente neste post. Pra entrar no complexo você compra um ingresso que eles chamam de Grounds only, em tradução livre Somente terreno. Com esse ingresso você tem direito a ver qualquer jogo em qualquer quadra, menos na principal, na 1 e na 2. Se você tem ingresso pra uma destas 3 quadras você não precisa do ingresso Grounds only e pode entrar direto no complexo. Como este não era o meu caso, eu fui pra um lugar que eles chamam The Queue (a fila), que é onde as pessoas sem ingresso ficam na fila pra tentar entrar no complexo de Wimbledon. Eu saí mais cedo do trabalho e cheguei lá às 2 da tarde. Não tinha ninguém nessa fila, o que foi bom. Se você entra no complexo antes das 5 da tarde o preço é £17, se você entra depois das 5 da tarde o preço é £14.
Uma vez lá dentro eu comecei a explorar o lugar e fiquei vendo jogos em várias das quadras. Vi o jogador Escocês pro qual todo mundo torce aqui, que ganhou o campeonato no ano passado, o Andy Murray, jogando duplas numa das quadras de graça de assistir. Ao mesmo tempo a Sharapova estava jogando na quadra principal contra uma alemã, mas obviamente que não tinha como ver pois a quadra fica no meio de algo como um estádio. Só dava pra ouvir a torcida.

Blog1

Jogo de duplas do Andy Murray
Assistindo um jogo de singles masculino numa das quadras
Um dos vários quadros de resultados das partidas espalhados
Alguma jogadora famosa (não conheço, mas estava dando vários autógrafos)

Atrás das quadras tem um morrinho de grama com uns laguinhos e cachoeiras artificiais, flores, bem bonito. Lá as pessoas se sentam com suas cobertas de picnics e comida e ficam vendo o jogo da quadra principal ser mostrado no telão, torcendo juntas (ou cada uma pro seu jogador preferido). Tem barraquinhas vendendo PIMs, uma bebida alcólica típica de verão aqui da Inglaterra, que é deliciosa, e as pessoas ficam bebendo isso e comendo morangos, ou nachos, conversando e torcendo. Nossa, era fantástico estar no meio daquilo. Como eu cheguei cedo tinha bastante lugar, mas a medida que vai entardecendo começa a chegar gente e no fim da tarde não tinha lugar nenhum pra sentar lá fora, de tanta gente.
Eu vi parte do jogo do Nadal de lá, mas eu quis também entrar numa das quadras principais. Na frente do telão tem um quiosque que revende ingressos de quem sai de uma das quadras principais por £5. Ou porque cansou ou porque ficou doente, não importa. Pra dar chance pra outras pessoas verem o jogo eles revendem o ingresso da pessoa que saiu e o dinheiro arrecadado acho que vai pra alguma caridade. Nesse quiosque a fila é imensa, pois todos querem ingresso pra quadra central, mas precisa-se ficar algumas horas na fila. Como eu estava sozinha eu tive que escolher entre passear pelo complexo ou ficar na fila sem saber se ia conseguir ingresso pra quadra central. Se estivesse com alguém podia revezar, mas infelizmente não foi o meu caso. Eu fiquei na fila duas vezes, mas acabei comprando ingresso pra um jogo de duplas femininas na quadra 2, que assisti da metade em diante. Na fila vêm atendentes oferecendo ingressos pras quadras 1 e 2, não tão prestigiadas quanto a quadra central.

Blog2

Jogo de duplas que eu assisti
Vendo o jogo do Nadal de Henman Hill


Formas de conseguir ingressos pras quadras principais (que eu sei):

1. Entrar no sorteio de ingressos pro torneio do ano seguinte, cujas inscrições são em Outubro do ano anterior. Se você é sorteado você pode comprar o ingresso.
2. Comprar pela internet, pagando um preço exorbitante. Pelo que vi a final masculina está a venda por mais de £3 mil!!
3. Ir pra fila (The Queue) o mais cedo que conseguir pra comprar os poucos ingressos disponibilizados por dia pras quadras principais. Normalmente as pessoas acampam por uma noite ou duas pra conseguir isso.
4. Como eu já expliquei acima, ficar na fila de revenda depois de já ter pago a entrada para o complexo. A partir das 3 da tarde que começam a revender ingressos, mas muitos dos jogos mais interessantes acontecem antes deste horário.
5. Ser membro de um clube de tênis (existem vários aqui em Londres), pois eles ganham ingressos pra esses torneios grandes.

Ao mesmo tempo que estava acontecendo o jogo da Sharapova o Federer estava jogando. Ele é o meu jogador preferido, sempre torço pra ele. Eu fui até a quadra onde ele estava jogando (de fora não tem como ver nada, é igual a um estádioc como já mencionei) e haviam várias pessoas lá esperando pra entrar. O que acontece é que pra comprar algo ou ir ao banheiro você tem que sair da área onde está aconcedendo o jogo, mas pra não distrair as pessoas e os jogadores (o que eu acho super correto) não é possível de transitar por ali entre games. Cada entrada tem um guardinha que só deixa as pessoas passarem quando acaba o game. Assim que acabou o game as pessoas que estavam esperando entraram e eu fiquei ali fora esperando. Aí olhei pro guardinha com cara de cachorro com fome perguntando se poderia bater uma foto. Ele deixou eu entrar pra bater uma foto do Federer, de longe. Me realizei!!! :D Não foi tão bom quanto teria sido assistir o jogo dele, mas foi o que eu consegui fazer e fiquei contente!

20140701_141829

Roger Federer

Escolhi um dia com tempo bom pra ir, o que ajudou, pois quando chove todos os jogos são suspensos, com exceção do da quadra central, que é a única que tem cobertura tráctil. Como aqui é Londres e em Londres chove bastante, em vários dias os jogos foram suspensos por causa da chuva.
A organização do evento é espetacular, como em todos os eventos que eu já participei em Londres. As pessoas que trabalham lá são extremamente simpáticas, educadas e disponíveis pra dar informação, como o carinha de chapéu na foto abaixo, que ficou explicando como funciona a fila de revenda de ingressos.

20140701_151257

Eu feliz tomando PIMs e no fundo a fila pros ingressos da quadra central

Baseado no tamanho deste post deu pra perceber que eu adorei ter ido pra Wimbledon. Realmente me identifico muito com a cultura inglesa, adorei ficar tomando PIMs e comendo morango e vendo os jogos espetaculares de jogadores tão talentosos. Quero muito voltar!

No comments: